TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884
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Item A (in)visibilidade social na Belle Époque: um estudo sobre Cha-U-Kao(2023-04-12) Santos, Sarah Monteath dos; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/2419007583338382Ao considerar a arte como um local de fala e de privilégio dentro da sociedade, tem-se a relação desta com a (in)visibilidade social e a representação do mundo, destacando os códigos do poder estabelecidos. Deste modo, a presente pesquisa visa investigar estas desigualdades sociais na obra de arte através do olhar de algumas produções do artista Toulouse-Lautrec. Por compreender que esta é uma questão pertinente tanto à educação básica quanto à história e ao ensino da arte, tem-se, como objetivo geral, possibilitar novos olhares para a (in)visibilidade social a partir das obras deste artista acerca da palhaça Cha-U-Kao. As questões que norteiam esta pesquisa são: como a percepção desta (in)visibilidade social no cotidiano pela obra de arte pode despertar o senso crítico do indivíduo? Como buscar pela compreensão de que a arte-educação é um instrumento de minimização desta (in)visibilidade social? E, assim sendo, de que maneira esta torna-se, tanto uma proposta de ressignificação social quanto de concepção artística e subjetiva? De caráter bibliográfico e qualitativo, esta pesquisa aborda questionamentos sobre o papel das artes visuais e sua relação com o cotidiano atual, a partir das reflexões de Haar (2007) e Alvim (2019). Para tanto, foi realizado o levantamento bibliográfico que visa discutir os aspectos da obra de arte e a reflexão social que esta pode suscitar. A natureza desta pesquisa, de caráter descritivo e explicativo, tem como fio condutor a ausência de registros biográficos acerca da vida da palhaça Cha-U-Kao. A arte em sua amplitude de linguagens e símbolos, assim como as produções do artista acerca do circo, encontradas nas obras de Néret (2009) e Frey (1994), conduziram a pesquisa para este recorte temático. Assim, a partir destas obras foi possível tomar conhecimento da existência de uma das primeiras mulheres artistas a se assumirem e serem reconhecidas como palhaças, tornando-se referência para atuações posteriores. Ultrapassando, desta maneira, o seu contexto histórico. O estudo empírico dessa pesquisa foi realizado a partir da análise das obras de Toulouse-Lautrec, em especial as que tinham a representação de ChaU-Kao enquanto palhaça e no meio circense, buscando, assim, compreender, tal como um quebra cabeças, os fragmentos da (in)visibilidade social desta artista. A partir desta seleção, percebemos que, embora ela tenha vivido e atuado em diversos meios boêmios, não se tem registros textuais e biográficos acerca de sua existência, sendo as obras encontradas e analisadas neste recorte, pequenas partes de um quebra-cabeça biográfico, cujo conhecimento e existência tornou-se possível graças à visibilidade social que Toulouse-Lautrec conferiu às mulheres da Belle Époque através de suas obras os registros cotidianos e subjetivos dessas vidas (in)visíveis.Item A arte na escola como meio de inclusão no universo autista(2024-01-24) Barbosa, Laira do Espirito Santo Pascoal; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317A pesquisa foi realizada por meio de uma análise exploratória, tem o intuito de analisar os impactos de uma intervenção pedagógica realizada durante estágio supervisionado obrigatório IV e V. Esse estudo foi focado na ob-servação de estímulos e interações de estudantes do espectro autista nas aulas de artes em turmas do ensino fundamental II, acreditamos que, a partir dos estímulos e atividades pedagógicas de maneira lúdica, com o apoio de profissionais especializados, haja uma maior participação e inclu-são de alunos atípicos. Desse modo, foram trabalhadas atividades em sala de aula com a colaboração das auxiliares e percebeu-se que os alunos, em sua maioria, aderiram às propostas pedagógicas de modo satisfatório por meio de uma análise cuidadosa sobre a inclusão de estudantes com autismo em sala de aula e sua participação interativa, evidencia-se a ne-cessidade de identificação de estratégias e oferecimento de suporte ade-quado a esses estudantes do espectro autista. Para adotar estratégias de melhoria conhecer a que grupo estamos trabalhando é importante, pois, através das informações das famílias sobre seus filhos, a escola adotará metodologias de ensino que se adequem a determinado grupo. A análise exploratória para embasamento dessa pesquisa nos utilizamos principal-mente (fundamenta-se nos tóericos): Silva e Mulick (2019), Oliveira (2020), Queiroz (2019), Neto et al. (2018), Camargo (2018), Reily (2010), Barbosa (2005), Boettger, Lourenço e Capellini, (2013).Item A representatividade feminina na arte: um olhar sobre fotógrafas na contemporaneidade(2021) Santos, Ana Letícia Ribeiro dos; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317No cenário do mundo atual, vemos a forte presença de mulheres fotógrafas, contudo, para conseguirem seguir suas carreiras hoje, fotógrafas do passado precisaram superar barreiras quebrando estereótipos que ainda enfrentam em algumas áreas trabalhistas. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a trajetória de mulheres fotógrafas, falar sobre a representatividade feminina na fotografia e ressaltar o nome de três artistas contemporâneas. O referencial teórico contemplou discussões acerca da mulher no mercado de trabalho, desigualdade de gênero e a evolução da mulher em meio a sociedade. Ele foi estruturado em quatro tópicos: A mulher no mercado de trabalho, Artistas reconhecidas e Artistas estudadas. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas através de entrevistas em vídeo e escritas além, documentários e artigos presentes na internet. Os dados obtidos indicam que existe um longo caminho a percorrer para enfim haver equidade em nossa sociedade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que enquanto houver luta pelos direitos femininos, há a esperança de que todos os objetivos serão um dia alcançados e vale ressaltar que o presente artigo engloba uma diversidade de fatos e dados em relação a escassez de mulheres no mercado de trabalho incluindo na área profissional fotográfica.Item Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais(2021-08-20) Arruda, Silvanda Galvão de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um recurso metodológico (site) acessível a alunos, professores e interessados na relação da Educação Inclusiva e da Arte. O marco teórico contempla uma análise que perpassa por conceitualização sobre pessoa com deficiência, educação inclusiva e sua relação com a educação especial, além da Inclusão nas artes e a sociedade inclusiva que desejamos, sem preconceitos e lutando contra o capacitismo. O percurso metodológico escolhido foi o de Relato de Experiência, descrevendo as etapas da vivência de construir um site, que venha colaborar principalmente com os atores do sistema educacional e interessados pela temática. Sua construção tem origem no Google Site e se propõe ser um espaço aberto, onde todos os visitantes sintam-se estimulados a colaborar com propostas e sugestões de matérias pertinentes, a serem exploradas e debatidas, como: modelos metodológicos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a sociedade a terem acesso a Arte e Educação mesmo diante de suas limitações.Item Arte, política e transformação social: propostas antifascistas em arte educação(2023-09-27) Azevedo, Kethylle Layane Nascimento Tavares de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317Tendo em vista a conexão entre a Arte e a Política destacamos a Arte Educação como instrumento de transformação social. Esta pesquisa tem como objetivo construir um conjunto de práticas pedagógicas para as Artes Visuais baseadas numa proposta Antifascista. A partir da reflexão sobre os princípios e análise dos exemplos históricos do Fascismo em diferentes épocas, iremos identificar quais táticas são utilizadas para transmissão de seus ideais, principalmente na atualidade em que temos um alto fluxo da comunicação visual em nossa sociedade. Assim, discutiremos sobre a relevância do letramento visual para o desenvolvimento global do indivíduo, além de realçar a Arte Educação como prática para a construção de um senso crítico que possibilite a conscientização política no ambiente escolar. O referencial teórico contempla discussões acerca da sociedade contemporânea e sua relação com a comunicação visual; apresenta conceitos e rastros historiográficos do Nazifascismo e Antifascismo, além de relacionar o discurso visual de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (2018-2022), às práticas de tendência Nazifascista; com base nisso exploramos a noção de educação transformadora de Paulo Freire aliada a abordagem triangular para o ensino das artes visuais de Ana Mae Barbosa. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na investigação historiográfica e visual dos conceitos discutidos e na análise comparativa de imagens. Os dados obtidos indicam a necessidade e a relevância de inserir na sala de aula o debate sobre a temática Antifascita, portanto foram elaboradas um conjunto de propostas educativas para as artes visuais baseadas no movimento Antifa. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que no contexto atual da nossa sociedade a comunicação visual se faz muito presente e pode ser uma ferramenta utilizada por movimentos de tendência Nazifascista para perpetuação de seus ideais. Assim, ressaltamos o papel das Artes Visuais em uma educação transformadora que promova a conscientização política e a reflexão crítica.Item Estudo bibliográfico sobre as contribuições no ensino das Artes Visuais para crianças autistas(2023-12-21) Albuquerque, Kétima de Freitas; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317O presente estudo tem como objetivo apresentar de que maneira as aulas de artes podem contribuir para o aluno com Transtorno de Espectro Autista a interagir com o meio social, como é importante no desenvolvimento da criança. O ensino de artes, logo no início da formação é importante, pois é a fase em que a criança, já consegue assimilar e ter um domínio do que está praticando, conseguindo compreender o que está sendo visto, por isso, é necessárias estratégias de ensino. A educação inclusiva é um direito que pressupõe a valorização das diferenças, onde, já foram criadas várias leis, para contribuir com a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula, no ensino regular, leis que estão se reformulando e que precisam de fiscalizações para serem cumpridas, a maioria das escolas são repletas de barreiras, além da maioria delas não possuir estrutura, também, tem a falta de profissionais capacitados para saber desenvolver atividades para aluno com alguma necessidade específica, podendo incluí-lo nas atividades escolares.Item Etnografia de tela: A representação do racismo estrutural através do filme M8 – Quando a morte socorre a vida e a valorização da Lei N. 10.639/2003(2021-08-25) Gomes, Keila Manuelle Alves; Barros, Lilian Débora de Oliveira; Colins, Alfredo Taunay; http://lattes.cnpq.br/1610848666165965; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/5929588277571511Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o racismo estrutural e a busca pela valorização e reconhecimento da lei nº 10.639/2003 através da etnografia de tela do filme M8 – Quando a morte socorre a vida (Jeferson De; 2019). A partir de uma compreensão da formação social do povo negro e sua relação com a sociedade através do cinema, refletindo sobre racismo estrutural pela ótica dessa produção cinematográfica. Onde temos Mauricio um jovem negro periférico de religião de matriz africana, aluno cotista em uma universidade pública de medicina tendo que passar por várias provações e situações em sua vida pessoal, acadêmica e religiosa. O referencial teórico contemplou discussões acerca de uma visão sobre questões de identidade, diferença e representação pensando em possibilidades contra hegemonia, buscando uma perspectiva sobre cinema e racismo estrutural e como o cinema pode contribuir para uma crítica, desenvolvendo caminhos para que os educadores possam construir um espaço de debates, reflexões e questões da identidade étnico-racial. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em utilizar a etnografia de tela. Primeiro fizemos uma decapagem, processo que consiste em dividir o filme por cenas ou sequencias mais adequadas a serem trabalhadas, para então começarmos o procedimento analítico partindo da relação entre as cenas e o racismo estrutural representados no filme.Item História em quadrinhos: sua utilização em disciplinas de artes(2021-08-25) Lima, Iracema; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das histórias em quadrinhos nas disciplinas de artes. O referencial teórico contempla discussões acerca das HQs enquanto expressão artística comunicacional e suas aplicações no campo da educação, em várias disciplinas e na alfabetização. Os principais pesquisadores abordados são: Rama e Vergueiro e Santos e Waldomiro. O procedimento metodológico adotado foi, além da pesquisa bibliográfica, a realização de um questionário encaminhado a professores de Artes com perguntas sobre a utilização das HQs em sala de aula. A partir dos resultados obtidos identificamos que, entre o grupo pesquisado, a maioria utiliza as HQs em suas salas de aula. Acreditamos que as discussões propostas a partir desta pesquisa possam contribuir para que os professores passem a utilizar mais as HQs nos seus planos de aula e que estas venham a colaborar de maneira mais significativa para o aprendizado dos educandos.Item Mulheres negras nas artes: a representatividade das negras enquanto artistas nas artes visuais(2021-08-20) Souza, Jaciara Camila da Silva; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/9789591053857985Esta pesquisa tem como objetivo discutir a representatividade das mulheres negras no campo das artes visuais enquanto artistas, a partir de contextualização histórica da educação e ensino de artes para mulheres negras, refletindo sobre elas no campo das artes visuais como agente provedor de representatividade e evidenciando os desafios para se alcançar o protagonismo como artista negra nas artes visuais. O referencial teórico contempla reflexões acerca da pesquisa sobre o histórico da educação e ensino de artes para mulheres negras, artistas representantes, além de contextualizar e discutir os desafios e impactos da falta de representatividade feminina na arte, especificamente de mulheres negras. Os procedimentos metodológicos adotados consistem no levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com artistas negras. Os dados obtidos indicam que o patriarcado, políticas sociais e religiosas, a desigualdade social e de gênero, o racismo, eurocentrismo, a informalidade anonimato, o apagamento histórico e a desvalorização das produções das artistas negras das artes visuais, principalmente as da mata norte de Pernambuco são fatores que dificultam a representatividade feminina, como também o alcance do protagonismo dessas artistas.Item Relato de experiência de estágio em uma aula da disciplina de Artes Visuais sobre a relação do desenho com o aluno surdo(2023-12-13) Catunda, Débora de Assis Mousinho; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317Esse relato de experiência tem como propósito principal discutir os impactos da utilização dos desenhos nas aulas de Artes como suporte didático para o aluno surdo do ensino fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Jaboatão dos Guararapes / PE. Com o intuito de aprimorar a compreensão didática desse estudante, acredita-se nesta pesquisa que a busca por recursos e as diversas maneiras de lidar com pessoas surdas no ambiente escolar podem ser repensadas no que se refere aos métodos e as estratégias historicamente utilizadas nesse processo. Como os desenhos podem auxiliar o aluno surdo nas aulas de Artes? Como o aluno surdo responde aos incentivos trazidos pela utilização dos desenhos durante as aulas? Essa estratégia se mostra eficaz durante o processo de aprendizagem do aluno surdo? As intervenções visuais nas aulas de Artes para suprir as necessidades da criança surda devem ser compreendidas, não como uma solução definitiva e final para a questão, mas como uma ferramenta importante na construção de um novo modelo para o ensino desses alunos.
