TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884
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Item Brinquedos e brincadeiras: uma influência de África em nosso cotidiano(2021-10-15) Paixão, Amaralina Câmara da; Silva, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; http://lattes.cnpq.br/3457017190178025Este trabalho nasce do desejo de identificarmos as influências e contribuições dos povos africanos em nossa cultura lúdica tradicional, e quais dessas intervenções poderíamos extrair elementos que enriqueçam e propiciem uma educação mais abrangente e aliançada a cultura lúdica nas vivências e aprendizagens formais e não formais. Nesse sentido, nossas pesquisas buscaram identificar brinquedos e brincadeiras de origem africana, quais desses influenciaram nossa cultura lúdica tradicional, e partindo dessa base, investigar quais elementos essenciais para formação do ser humano estariam embutidos nessa cultura do brincar e quais desses elementos conseguiríamos explorar em práticas pedagógicas na educação básica. Nessa vertente, buscamos refletir sobre como a educação, a ludicidade e a cultura lúdica afro-brasileira/africana poderiam influenciar positivamente na desconstrução dos estereótipos e favorecer nos processos de ensino/aprendizagens. Nosso referencial teórico contemplou discussões acerca da importância da ludicidade e da cultura lúdica na formação do ser humano, buscando respaldo em alguns intelectuais, estudiosos e pesquisadores como Froebel, Huizinga, Caillois, Luckesi, Brougère, Kishimoto, Vygotsky, Freire, Gomes, Cunha dentre outros. Além de informações pertinentes nas bases normativas sobre o brincar e as relações étnico-raciais na educação. Nesse entendimento, adotamos como procedimento metodológico duas pesquisas, sendo uma bibliográfica e outra de sondagem. Ressaltamos, que os dados obtidos nas pesquisas indicaram que a cultura lúdica e o estado lúdico robustecem e oportunizam um melhor desenvolvimento do ser humano, assim como o fomento das aprendizagens e fortalecimento das heranças identitárias.
