TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884
Navegar
Item Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos(2018) Bispo, Imara Queiroz; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694This research aims to analyze the impacts of a pedagogical intervention directed to the teaching of the Visual Arts in the context of Youth and Adult Education. The theoretical framework discusses student and teacher profile; the students' learning needs, as well as the pedagogical goals. It also addresses issues related to the teaching of Arts and its contributions to the construction of a solid academic background. The pedagogical intervention was carried out in a public school atItacaré, in the state of Bahia,located in the Northeast of Brazil,considering the classroom space as experience and learning in the research process. The intervention was based on a pedagogical design defined from a set of teaching methods and approaches based in literature, and conducted from a qualitative perspective with the intention of understanding and interpreting the data obtained throughout its execution. The methodological procedures adopted to analyze the impacts of the intervention include observations and interviews with the students with the teacher. The data obtained indicates contributions of the Arts in the training of the students, with emphasis on the production capacity and visual perception of the images produced by the students.Item Lei 10.639/2003: O ensino da cultura Africana e Afro-brasileira e a formação de professores/as para o ensino da Arte(2023-12-11) Amorim, Juliana Santos; Bispo, Imara Queiroz; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694A cultura africana, bem como, a Arte de matriz africana, influenciaram diretamente na formação do povo brasileiro. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo, proporcionar aos docentes do ensino fundamental –anos finais, oficinas de formação da arte visual afro-brasileira enfatizando a necessidade de reflexão a luz da Lei 10.639/2003.O referencial teórico contemplou discussões acerca da Arte Africana e afro-brasileira, relações étnicas raciais, formação de professores para as artes afro centradas sob concepções teóricas de Munanga (2015), Nascimento (2009), Barbosa (2002) entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se sob a perspectiva de uma pesquisa ação, onde a partir de uma intervenção pedagógica foi possível investigar os conhecimentos e a prática que os/as docentes da instituição possuem sobre a arte afro-brasileira. Desta forma, foram realizado instrumentos como observação de aula nos aspectos teóricos e práticos. Os dados obtidos indicam que a formação de professores e professoras é fundamental para o cumprimento da lei 10.639/2003, visto que assim como a sociedade a formação dos docentes é abundante na perspectiva colonialista e com isso fortalecendo o racismo nos espaços escolares. A partir dos resultados e discussões apresentadas, considera-se muito importante a formação de professores/as para o ensino das relações étnico-raciais em todas as perspectivas, e não somente com a arte.
