TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884
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Resultados da Pesquisa
Item Arte-educação: uma história de luta e resistência(2023-12-18) Barbosa, Josivaldo Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190A presente pesquisa tem o objetivo discutir problemas estruturais na atuação dos (as) arte-educadores, sem a formação específica, na perspectiva de refletir sobre os impactos na Educação Básica. A partir desses impactos foi investigado metodologias para o ensino que discutam problemas acerca da formação dos arte-educadores, os desinteresses dos órgãos públicos pelos ensinos das artes visuais e contratações dos mesmos, a falta de professores licenciados em artes. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma pesquisa qualitativa utilizando os instrumentos em forma de entrevistas estruturadas, houve questionamentos dos entrevistados, assim, foi utilizada entrevista semiestruturada que deixou os entrevistados à vontade e teve abrangência maior nos resultados propostos. As entrevistas foram com gestores ou pedagogos, professores, em três escolas (uma estadual, uma municipal e uma particular) da cidade de Petrolina-PE, abordando perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa, como forma investigativa para que possamos provocar as autoridades públicas, sociedade, professores para essa falta de professores de artes na Educação básica, pois a arte tem poder de desenvolver o potencial do conhecimento humano em todas as fases de sua vida. Para embasar a pesquisa foram utilizadas as teorias dos pressupostos como Ribeiro (1993) e Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura e Rocha (2010) e a BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz (2017), Lippo (2021). Os pressupostos trazem questões pertinentes aos que foram abordados na pesquisa. Estes foram os dados coletados nas entrevistas: professores de artes sem formação ministrando aulas, falta de concurso público, desvalorização dos profissionais de artes, aula de artes como complemento de outras disciplinas ou “tapa buraco”.
