TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais
    (2023-12-20) Pereira, Luiz Eduardo; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/9734114218441036
    Este trabalho apresenta uma discussão sobre determinada ferramenta tecnológica e seu uso na criação de trabalhos didáticos, explorando assim a relação existente entre educação e tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais. O referencial teórico contemplou discussões acerca da existência de plataformas digitais que podem contribuir com o desenvolvimento educacional em diferentes níveis, tal referencial é embasado no trabalho de autores como: Lunardi, Rakoski e Forigo (2021); Telles, Fonseca e Santclair (2015); Lakatos e Marconi (2003); Gil (2002), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com obtenção de dados por meio da aplicação de questionários a um grupo de professores de uma instituição educacional estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Os dados obtidos indicam que o uso da plataforma digital Canva é um recurso que pode favorecer o desenvolvimento do fazer pedagógico, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a utilização de plataformas digitais, como o Canva, por exemplo, faz-se importante para o desenvolvimento de conhecimentos numa era repleta de dispositivos e tecnologia cada vez mais avançados.