TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Metaverso e Arte-Educação: O uso da ferramenta Spatial no ensino de artes
    (2023-11-20) Santos, Rafaela Pereira dos; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123
    Neste trabalho, investigamos a integração do Metaverso como uma inovadora ferramenta tecnológica no aprimoramento do ensino. Nosso objetivo foi propor um conteúdo educacional que utilizasse o Metaverso para o ensino de artes. O referencial teórico abordou as transformações no ensino em decorrência da pandemia de COVID-19 e a crescente inserção de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia incluiu a visita ao museu virtual, que apresentou a exposição do artista recifense Jeff Alan, e a coleta de respostas a um questionário por parte de professores e futuros professores, permitindo que compartilhassem suas percepções sobre a visita. Os resultados da pesquisa apontam para uma receptividade positiva em relação ao uso do Metaverso como ferramenta pedagógica, bem como seu potencial como meio de divulgação artística. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o Metaverso apresenta um considerável potencial para enriquecer o ensino e fomentar discussões abrangentes sobre a inserção de tecnologias na educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais
    (2023-12-20) Pereira, Luiz Eduardo; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/9734114218441036
    Este trabalho apresenta uma discussão sobre determinada ferramenta tecnológica e seu uso na criação de trabalhos didáticos, explorando assim a relação existente entre educação e tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais. O referencial teórico contemplou discussões acerca da existência de plataformas digitais que podem contribuir com o desenvolvimento educacional em diferentes níveis, tal referencial é embasado no trabalho de autores como: Lunardi, Rakoski e Forigo (2021); Telles, Fonseca e Santclair (2015); Lakatos e Marconi (2003); Gil (2002), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com obtenção de dados por meio da aplicação de questionários a um grupo de professores de uma instituição educacional estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Os dados obtidos indicam que o uso da plataforma digital Canva é um recurso que pode favorecer o desenvolvimento do fazer pedagógico, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a utilização de plataformas digitais, como o Canva, por exemplo, faz-se importante para o desenvolvimento de conhecimentos numa era repleta de dispositivos e tecnologia cada vez mais avançados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ressignificando o ensino de artes no século XXI: traçando um novo olhar para uma geração “Z”
    (2019-08-10) Silva, Uvilânia Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8309038396363236