TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Museu Cajaíba: um espaço de arte, memória, educação e história(2021-08-27) SIlva, Ivani Mendes da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Esta pesquisa tem como objetivo abordar o papel das artes visuais no processo de formação dos indivíduos; formação essa que ocorre por meio da Educação não formal. Além disso, menciona a importância das artes visuais para a preservação da história e da memória e do contexto em que as mesmas foram produzidas. A fim de tratar deste tema, serão apresentadas as contribuições dadas pelo Museu Cajaíba, um espaço localizado no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Para discorrermos sobre este tema traremos os autores Barbosa (2008; 2009), Durkheim (2001), Gohn (2006), Sales (2005), Martins (2011). O local conta com 180 esculturas confeccionadas em cimento e ferro. Além disso, o museu possui um espaço destinado a apresentações culturais e troca de experiências, também culturais, entre os que se apresentam e o público que visita o local.Item Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea(2021-09-27) Aquino, Mariama Lopes de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/5576596830792862A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.
