TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

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    Sistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superior
    (2024-03-08) Costa, Tarcísio Barbosa da; Alencar, Andrêza Leite de; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/6060587704569605; http://lattes.cnpq.br/6560255346406064
    A evasão estudantil é um dos maiores desafios a serem enfrentados por Instituições de Ensino Superior. A fim de mitigá-la, as instituições elaboram ferramentas para monitoramento e análise deste fenômeno. Uma das metodologias existentes para tal é a identificação de características de estudantes que levam à evasão, e uma das ferramentas construídas é o SABIA: um dashboard virtual responsável por dar suporte à gestão baseada em evidências, aliado a conceitos de Learning/Academic Analytics e Business Intelligence. Este trabalho expande o SABIA através de uma nova página capaz criar modelos de aprendizado supervisionado personalizáveis pelo usuário, oferecendo análises de características estudantis e realizando previsões da situação final do discente baseadas nas mesmas. As informações obtidas pelos modelos proporcionam a identificação de fatores de risco em perfis discentes e auxiliam os gestores da instituição no desenvolvimento de diretrizes para a adoção de medidas contra a evasão.
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    Análise da evasão no ensino superior: predição e prevenção por meio da mineração de dados educacionais
    (2024-03-05) Ferreira, Rodolfo André Barbosa; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/2982020271806247
    Tendo em vista que a evasão ocorre por abandono, transferência ou desistência do curso; quando o aluno se desliga da instituição que está matriculado ou quando o aluno abandona definitivamente ou não o curso superior, este artigo busca identificar métodos e técnicas automáticas para auxiliar os gestores a prevenir casos de evasão por meio das predições. Para realizar o estudo foi utilizada a Mineração de Dados Educacionais (MDE), que aplica técnicas de mineração de dados, tais como banco de dados, estatísticas e aprendizado de máquina nas áreas da educação. Foram empre- gues dados de 5144 alunos com características relacionadas ao curso, semestre e demografia constantes no banco de dados fornecido pelo Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para os cursos de Zootecnia, Engenharia de Pesca e Agronomia. Os dados, exceto aqueles que são informações pessoais, restritas e sensíveis, foram separados em Ca- racterísticas Acadêmicas por Semestre, Acadêmicas Gerais, dos Cursos, Demográficas e Característica alvo. O estudo usa o algoritmo de aprendizado de máquina LSTM e os otimizadores SGD e Adam, explorando diferentes valores para os parâmetros de taxa de aprendizagem, momentum, tamanho de lotes e número de épocas.
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    Análise de sentimentos de tweets relacionados a vacinas antes e durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
    (2023-03-01) Silva, Íkaro Alef de Lima; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/7938306473921402
    No início de 2020, a doença COVID-19 se alastrou rapidamente pelo mundo e uma das formas de combatê-la é a vacina. Governos enfrentaram problemas com notícias falsas e grupos contrários à vacinação. Assim, se faz necessário entender os sentimentos da população para propor políticas públicas eficientes. Este artigo descreve uma análise de sentimentos em tweets relacionados a vacinas no Brasil de junho de 2020 a junho de 2021. Os resultados revelaram picos do total de tweets em janeiro e maio de 2021, a predominância de tweets positivos e sentimentos de confiança, medo, submissão e tristeza. Também estão associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A polaridade negativa foi a menos comum, mostrando que a população brasileira foi receptiva às vacinas.
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    Prevendo a evasão escolar em uma instituição de ensino técnico utilizando mineração de dados educacionais
    (2021-07-16) Lemos, Ítalo Vinícius do Rego; Nascimento, André Câmara Alves do; http://lattes.cnpq.br/0622594061462533; http://lattes.cnpq.br/9146227756985212
    A evasão escolar é um dos principais problemas que ocorrem no âmbito da educação e vem se tornando uma realidade bastante frequente dentro das instituições de ensino públicas ou privadas, resultando em consequências imensuráveis tanto na vida do estudante que deixa de frequentar a escola quanto para a sociedade como um todo. Por ser um fenômeno que preocupa muito os profissionais da educação, se faz necessário revertê-lo, assim estes profissionais necessitam de recursos que sejam eficientes em demonstrar conhecimento dentro e fora do ambiente de ensino e traçar estratégias para lidar com tal cenário. Ser capaz de prever uma possível evasão traz benefícios tando para o estudante quanto para as instituições. A partir disso, uma metodologia que vem se mostrando hábil no combate à evasão escolar e capaz de fornecer conhecimento para a instituição de ensino é a Mineração de Dados Educacionais. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo aplicar técnicas de Mineração de Dados e de Aprendizagem de Máquina para prever possíveis casos de evasão antes que o estudante ingresse na instituição de ensino. Através de indicadores sociais e econômicos do estudante e de sua família ele é classificado como um potencial evasor ou não. Este estudo adotou uma base de dados real de uma instituição de ensino pública brasileira, com dados de candidatos que concorreram ao seu processo de ingresso (vestibular) para uma vaga no ensino técnico. Durante a pesquisa foram utilizados 3 modelos de classificação Decision Tree, Random Forest e XGBoost tendo o algoritmo XGBoost atingindo uma taxa de 74% de acerto na predição de evasores, sendo superior aos demais mas ainda apresentando uma alta número de estudantes classificados como não evadidos mas que se evadiram de fato. Diante desses resultados, concluímos que se faz necessário mais indicadores para detectar, de forma satisfatória, o possível candidato que irá se evadir.
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    Coh-Metrix PT-BR: uma API web de análise textual para à educação
    (2021-03-02) Salhab, Raissa Camelo; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/6761163457130594
    O CohMetrix é um sistema computacional que provê diferentes medidas de análise textual incluindo legibilidade, coerência e coesão textual. Essas medidas permitem uma análise mais profunda de diferentes tipos de textos educacionais como redações, respostas de perguntas abertas e mensagens em fóruns educacionais. Este artigo apresenta o protótipo, site e API, com a adaptação das medidas do CohMetrix para a língua portuguesa do Brasil.
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    Recomendação e geração de receitas baseada na substituição de ingredientes
    (2020-12-21) Oliveira, Emília Galdino de; Pacífico, Luciano Demétrio Santos; Ludermir, Teresa Bernarda; http://lattes.cnpq.br/6321179168854922; http://lattes.cnpq.br/9521600706234665; http://lattes.cnpq.br/6278486720525640
    Atualmente, mesmo com o aumento no número de páginas web e sistemas de compartilhamento de receitas, usuários podem ter dificuldade na busca por pratos específicos através da enorme quantidade de dados contidos nesses repositórios. Encontrar receitas que se adequem a um conjunto de ingredintes em mãos, contemplando as vontades e restrições desses usuários, pode ser uma tarefa demorada ou mesmo impossível. Neste trabalho, um sistema de recomendação e geração de receitas é proposto, baseado na substituição de ingredientes das receitas e em uma abordagem focada nos dados, em uma tentativa de ajudar os usuários a encontrarem receitas que contemplem tanto seus desejos, quanto suas restrições alimentares, evitando desperdícios.
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    Graph Embeddings para Node Classification em representação baseada em grafos de frases em linguagem natural
    (2019) Silva, João Marcos Nascimento da; Lima, Rinaldo José de; http://lattes.cnpq.br/7645118086647340; http://lattes.cnpq.br/5276914899067852
    Devido a grande quantidade de pesquisas desenvolvidas na área biomédica e na disponibilidade de enormes bases de dados sobre entidades biomédicas, incluindo proteínas, genes e vírus, vem a necessidade de se poder indexar de forma automática tais bases de conhecimento humano. Tal necessidade tem levado ao desenvolvimento e ferramentas computacionais para auxiliar o pesquisador na recuperação de informações específicas envolvendo certas proteínas e suas relações. Neste contexto, dois dos principais problemas na área biomédica envolvendo técnicas de Mineração de Textos (Text Mining) mais investigados são o reconhecimento de entidades nomeadas (REN) e extração de relações. Este trabalho foca no primeiro problema que serve de base para o segundo, isto é, primeiramente tem-se que se identificar e classificar as entidades para, em seguida, com as entidades identificas e classificadas, identificar as relações existentes entre selas, se houver. A abordagem adotada neste trabalho é baseada em técnicas recentes de aprendizado supervisionado/não supervisionado de redes neurais profundas, ou Deep Learning (DL) em inglês. Em particular, investiga-se o problema de REN usando técnicas recentes de representação densa de características (ou features, do inglês) usando DL. Dessa forma, em um primeiro momento, as frases de um corpus da área biomédica são representadas em forma de grafo graças à geração de anotações (metadados) gerados de forma automática por ferramentas de processamento de linguagem natural, tais como tokenização, parsing sintático etc. Em seguida, esses grafos são importados em um banco de dados baseada em grafo para que se possa otimizar diversas consultas que são submetidas a esta base a fim de se extrair atributos (ou features) léxicos e sintáticos das entidades (ou nós) presentes nos grafos. Com informação gerada na etapa anterior, emprega-se uma categoria de algoritmos de Deep Learning chamados Graph Embedding (GE) que mapeam a representação de nós do grafo (entidade) em uma representação densa em um espaço vetorial que possui diversas propriedades de interesse para esta pesquisa. Finalmente, faz-se uso desta representação densa de features (vetor de números reais)como entrada para algoritmos de classificação. Este trabalho apresenta um estudo experimental onde são comparados alguns dos algoritmos de GE, aliados a diversas formas de representação das frases baseadas em grafos e seus impactos na tarefa de classificação de entidades (REN), ou node classification. Os resultados experimentais obtidos são promissores alcançando nos melhores casos, mais de 90% de acurácia.
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    Abordagem híbrida e independente de domínio para extração de aspectos na análise de sentimentos
    (2018) Lins, André Lucas Machado; Lima, Rinaldo José de; http://lattes.cnpq.br/7645118086647340; http://lattes.cnpq.br/3233947254235611
    As opiniões são centrais a quase todas as atividades humanas e são chaves influenciadoras do nosso comportamento. Nossas crenças e percepções da realidade, e as escolhas que fazemos, são em grau considerável, condicionadas a como os outros veem e avaliam o mundo. Tendo em vista esta afirmação a área da Análise de Sentimentos ou Mineração de Opinião vem crescendo constantemente, a possibilidade de entender os sentimentos e opiniões que pessoas expressam sobre determinados assuntos enchem os olhos de todos. A Análise de Sentimentos(AS) é o estudo computacionaldasopiniões,atitudeseemoçõesdaspessoasemrelaçãoaumaentidade. A literatura sobre Análise de Sentimentos é bastante vasta, existindo inúmeras variações de como realizar essa tarefa. Uma dessas variações da AS que vem recebendo bastanteatençãodospesquisadoresnosúltimosanoséaAnálisedeSentimentosbaseada em Aspectos(ASBA). Nessa abordagem os sentimentos são identificados em relação a aspectos de sentenças, a fim de discernir os tópicos que são tratados em cada sentença ou documento. A ASBA é dividida em três grandes tarefas que são a extração,classificaçãoeagregaçãodoaspecto,sendoaextraçãodoaspectocomoa tarefa mais complexa. Existem muitas abordagens para resolver a tarefa da extração de aspecto para ASBA, porém muitas dessas são abordagens dependentes de um domínio, o que dificulta replicar estas abordagens para outros domínios que não possuam as mesmas características. Logo, este trabalho visa propor um método híbrido e independente de domínio para extração de aspectos para ASBA, que consiste em quatro grandes etapas. A primeira identifica todos os aspectos candidatos a partir de regrassemânticasparacadasentença.Apósissoégeradoumléxicodetodasassentenças contendo os aspectos e sentimentos mais relevantes. Então segue-se a poda dos aspectos candidatos utilizando regras semânticas através do léxico de aspectos e sentimentos criados e, por último, é feita a seleção dos aspectos restantes através de um limiar dinâmico. Essa proposta foi avaliada nas bases de dados do Semeval 2016, contendo opiniões sobre vários aspectos relacionados com restaurantes e laptops, utilizando as métricas de avaliação mais utilizadas na literatura. Os resultados experimentais obtidos sugerem que o método proposto é competitivo quando comparado a vários outros métodos dependentes e independentes de domínio do estado da arte.