TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

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    Agrupamento automático de mensagens em fóruns educacionais
    (2022-06-08) Pereira, Fabio Mariano Costa Silva Gomes; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/8040322704977339
    Virtuais de Aprendizagem trazem inúmeras vantagens quando a questão é facilitar o acesso a informação. Porém, um problema comum que dificulta o acompanhamento dos professores e, sobretudo, o envio de feedback, devido a maior quantidade de alunos por turma, quando comparado com o ensino presencial, é a sobrecarga de informações. Com intuito de mitigar isto, este artigo realiza agrupamentos utilizando os algoritmos K-Means, K-Medoids, DB Scan e o Aglomerativo em 1652 postagens de 4 fóruns educacionais diferentes de um curso superior a fim de agrupar as mensagens semelhantes para auxiliar o professor, tendo que lidar com uma quantidade menor de informação. Em cada postagem, extrai características e aplica técnicas de PLN, além de utilizar uma representação vetorial para o texto das postagens. Por fim, avalia a qualidade de cada agrupamento utilizando as métrica: coeficiente de silhueta e Davies-Boulding.
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    Minha vida de autista: jogo mobile focado em ajudar na prática das atividades do dia a dia para crianças no espectro autista
    (2024-02-26) Coutinho, Maely Souza; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/3800990932765524
    Atividades da Vida Diária (AVDs), como tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, se vestir e outras ações que repetimos todos os dias, constroem a base da nossa vivência. As AVDs fazem parte do aprendizado na infância, e não conseguir executá-las pode gerar um prejuízo no aprendizado e na execução de outras atividades fundamentais como estudar e trabalhar. Crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tipicamente têm dificuldades de aprender e executar AVDs, e estratégias e recursos específicos fazem-se necessários para auxiliar esse aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho propõe-se a investigar como facilitar o aprendizado das AVDs para as crianças dentro do espectro autista. A metodologia incluiu revisão de literatura, e questionários e entrevistas com pessoas responsáveis por crianças com TEA, educadores, e terapeutas. A partir das pesquisas, foi proposto como solução o jogo digital chamado Minha Vida De Autista, baseado em narrativa com personagens com quem a criança possa se identificar, e demonstrações lúdicas de AVDs, que devem então ser reproduzidas pela criança. O desenvolvimento foi feito utilizando Unity 2D, scripts na linguagem de programação C, imagens com permissões de uso do site Pexels, e a plataforma de design gráfico Canva. O protótipo foi avaliado por pedagogos, professores auxiliares e terapeutas ocupacionais. Os resultados mostraram que o protótipo foi bem aceito, com 100% das pessoas respondendo que ele pode auxiliar no ensino de todas ou algumas atividades, e que o jogo possui potencial para ser aplicado tanto em salas de aula, como em espaços de terapia e em casa. Os ajustes sugeridos, assim como adição de novas fases, são propostos como trabalhos futuros para que o jogo Minha Vida De Autista possa ser disponibilizado para o público geral.
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    Avaliação da usabilidade de um aplicativo que ajude no aprendizado de crianças autistas nas suas atividades de vida diária
    (2018-08-14) Castro, Alan Batista de; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação do“Rotinando”,protótipo de um software educacional para apoio a crianças autistas em seu aprendizado no cumprimento de suas atividades de vida diárias. O desenvolvimento do Rotinando seguiu a metodologia de Design Centrado no Usuário, fundamentada em construir uma interface simples e eficiente, adequada aos usuários, aplicando técnicas de interação humano-computador. O sistema dispõe de duas formas de acesso: uma para o usuário com o perfil de responsável da criança com autismo, e outra para a própria criança, permitindo assim que os responsáveis possam acompanhar e configurar as atividades realizadas pela criança. A pesquisa de campo para ideação e avaliação do protótipo foi realizado no CEMPI-Centro Médico Psicopedagógico Infantil do Recife,com entrevistas e grupos focais com os profissionais atuantes na instituição e com entrevistas com tutores das crianças atendidas na instituição. Os resultados mostraram que o sistema é útil para o público-alvo e apresenta uma interface de fácil entendimento, indicando ser um bom sistema para auxiliar autistas clássicos em suas atividades de vida diárias.