TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/415
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Rede de Atenção Psicossocial na cidade de Olinda: desenvolvimento de um protótipo web para melhoria do acesso aos serviços de saúde mental(2024-10-04) Silva, Isaque João da; Andrade, Ermeson Carneiro de; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/1877126987902999Este artigo destaca a importância da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na saúde mental da população e a necessidade de oferecer informações claras e acessíveis sobre seus serviços na cidade de Olinda. O objetivo do estudo foi de propor uma aplicação web, por meio do desenvolvimento de um protótipo, que centralizasse informações essenciais, como, público-alvo, endereço, telefone e horário de funcionamento dos serviços da RAPS. A sua metodologia inclui a identificação do problema, definição do perfil dos usuários, ideação, desenvolvimento do protótipo e avaliação realizada mediante aplicação de um questionário respondido por 127 participantes. Os resultados evidenciam a importância da aplicação do protótipo, com 91,4% dos respondentes atribuindo nota de concordância quanto a sua navegabilidade e 90,6% dos participantes expressando intenção de uso no cotidiano. Conclui-se que o projeto é promissor e reforça a necessidade de melhorias contínuas nas informações disponíveis, além da possibilidade de implementação da solução proposta, como também, sua adaptação para outros municípios.Item WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação(2024-03-08) Serafim, Maria Giulia Maia; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/0667725413041028Na era digital, a acessibilidade web é uma preocupação crescente, visando garantir que todos possam desfrutar plenamente dos recursos online. No entanto, essa preocupação muitas vezes não é priorizada nos projetos de software, devido à falta de conhecimento básico sobre como implementá-la. Este trabalho aborda o problema de pesquisa: Como facilitar o entendimento das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)? Para solucioná-lo, foi adotado o Design Thinking como metodologia. Com base nessa metodologia e com o objetivo de resolver o problema identificado, foi proposta uma solução inovadora: uma plataforma educativa que não apenas ensina essas diretrizes, mas o faz de maneira envolvente e motivadora por meio da gamificação.Item Auditoria do futuro - um estudo de caso de melhoria do processo de auditoria de dados do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco(2021-12-07) Santos, João Lucas Pereira de Lima; Santos, George Augusto Valença; Cabral, George Gomes; http://lattes.cnpq.br/8227256452129177; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/5685463265526362O processo de auditoria de dados nos permite verificar transações e trabalhar para reduzir riscos de avaliações incompletas, assim conseguindo identificar possíveis irregularidades. Essa atuação é bastante desafiadora pela quantidade de informações que o processo envolve e as inúmeras formas de realizar uma análise. No entanto, os órgãos ainda apresentam um fluxo imaturo para essa atividade e sem a utilização de grande parte dos recursos tecnológicos que poderiam auxiliar esse trabalho. Para aprofundar o entendimento neste processo, utilizamos o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco como caso, assim desenvolvendo um estudo baseado baseado em realizações de entrevistas, oficinas de inovação e algumas técnicas de Design Thinking em conjunto com BPM.Como principal contribuição, esse trabalho traz uma proposta de melhoria ao processo de auditoria de dados no contexto do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Acreditamos que, com essa contribuição, os auditores vão conseguir evoluir dentro do processo, já que teremos o mapeamento de toda atividade, e permitirá um avanço do setor nos resultados entregues e nos trabalhos desenvolvidos.
