TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Item A abordagem das variações linguísticas no livro didático do 6º ano de língua portuguesa tecendo linguagens(2022-07-18) Nascimento, Vanessa Maria Leonisa da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6889986563201805Tendo em vista os preconceitos que os falantes de variações linguísticas enfrentam na sociedade, as escolas podem reproduzir essa prática, seja através do currículo, das imposições docentes e/ou dos instrumentos institucionais como o livro didático de língua portuguesa. O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem das Variações Linguísticas no Livro Didático do aluno de Língua Portuguesa do 6º ano - fundamental II. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999, 2004, 2006), Bunzen (2007), Rojo (2003) e Travaglia (2011). Os resultados indicam a abordagem tradicionalista das variações linguísticas, sem propor reflexão e discussão do tema, limitando-se à presença de atividades que focalizam aspectos gramaticais. Ainda, o tema preconceito linguístico é ignorado.Item Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental(2019) Santana, Erivânia Maria da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/4284973418718646As histórias em quadrinhos (HQ) foram, por muito tempo, estigmatizadas, tornando-se objeto de restrição no ensino, condenadas por pais e docentes, pois não acreditavam que elas poderiam contribuir culturalmente e agregar conhecimentos, achavam que as histórias fantasiosas influenciavam no comportamento de crianças e jovens e, portanto,eram abolidas da sala de aula. Ao longo do tempo,as HQ se popularizaram,tornando-se um meio de comunicação de massa que atraicrianças, jovens e adultos do mundo inteiro.Possibilitamuma leitura de entretenimento e lazer, abordando de forma lúdica diversos conteúdos com uma linguagem que se aproxima da realidade das pessoas.A metodologia utilizada caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e documental, baseada nos pressupostos teóricos de VERGUEIRO (2004), RAMOS (2004), IRANDÉ (2003), KLEIMAM (2002), KOCK (2008)e nos Parâmetros Curriculares Nacionais(1997), (1998). Por apresentar uma linguagem multimodal utilizando imagens e textos, os quadrinhos podem contribuir no incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa. Os enredos proporcionam uma leitura prazerosa e despertam o interesse pela leitura e podem constituir ótimas ferramentas para o ensino-aprendizagem.Os Parâmetros Curriculares Nacionais incentivam o uso de HQ em sala de aula,cabe aos docentes utilizá-las como recursos didáticos e refletir sobre a melhor forma de utilizá-las em aula. O objetivo geral deste artigo é realizar uma análise de atividades de leitura com HQ encontradas em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental.Item Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito: linguagens no projeto político pedagógico e no currículo do povo Kapinawá(2023-06-12) Silva, Joelma Carla da; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/0952760320110929A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o Projeto Político Pedagógico e o Currículo Kapinawá do ensino fundamental com foco no trabalho com as linguagens. Para tanto, os objetivos específicos definidos foram: analisar a organização da educação no território Kapinawá, considerando seus saberes tradicionais, culturais e suas linguagens; identificar as diferentes linguagens presentes no Currículo do povo Kapinawá; e refletir sobre as relações dialógicas do Currículo Kapinawá com os documentos oficiais. Foi realizada uma pesquisa documental e qualitativa. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin (1979), Marcuschi (2000), Freire (2015), Walsh (2012) e Bardin (2011) que compreendem a linguagem como um processo interacional, sócio-historicamente situado nas relações sociais e na prática da oralidade e escrita. Foi possível observar que o Projeto Político Pedagógico- PPP (2015) e o Currículo Intercultural Indígena Kapinawá (2018) atendem aos documentos oficiais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI (1998) e a Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018). Os Kapinawá deram importantes passos no que tange à Decolonialidade (WALSH, 2012), pois, conseguiram implantar no território uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, em confluência com os documentos oficiais BNCC (2018) e PCN-PE (2020), e tornando permanente seu poder de decisão, de escolha e de preservação histórica do seu povo e de todas as tradições socioculturais que dão vida e voz à essência indígena Kapinawá.Item Planejamento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa na perspectiva discente(2023-11-28) Macedo, Edivânia Rodrigues de; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6390829084977921O planejamento didático constitui-se em um processo relevante das práticas pedagógicas que contribui para o desenvolvimento efetivo dos conhecimentos em sala de aula. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a percepção dos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental II, na cidade de Dormentes-PE, sobre o planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Moretto (2010), Veiga (2008), Lopes (1991), Freire (1996), Silva (2013), Libâneo (2013), Grabowski (2014), Lück, Valerien e Dalmás (2002), Paixão, Rabelo e Bruni (2019). Os resultados revelaram a importância do planejamento didático-pedagógico na organização da práxis docente para processos dialógicos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco em práticas de linguagens.
