TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Item Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental(2020-09-11) Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/2085134828641901Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos.Item Biblioteca escolar: espaço para construção de aprendizado(2019) Silva, Dímitra Santos de Almeida; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529O artigo levanta uma pesquisa aplicada numa biblioteca,comprovando que sua utilização pode ser um espaço para construção de aprendizagem para os estudantes. Nesse contexto, todos ossujeitos envolvidos no ambienteescolar devem conhecer a importância e o potencial da biblioteca e incentivar a utilização desseespaço. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa de campo na qual participaram professores, funcionários da biblioteca e estudantes. Buscamos verificar a percepção desses sujeitos acerca da importância da biblioteca e a sua utilização. Foram elaborados dois questionários: um para aplicação junto aos professores e aos funcionários da bibliotecae outro para ser aplicadoaos alunos. Após a análise dos dados, foi possível observar que a biblioteca é pouco explorada por todos os sujeitos envolvidos na comunidade escolar. Desse modo, esperamos que os resultados obtidos nesse estudo possam incentivar a criação deprojetos que busquem melhorasà utilização da biblioteca e que apresentem as contribuições desse espaço para o processo de ensino-aprendizagem e para a potencialização da prática de leitura pelos estudantes.Item Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa(2018) Souza, Evandro Batista de; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/8723440314550332As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sema existência dos recursos tecnológicos. Ao inserir o uso de tecnologias no ensino fundamental muitas vantagens podem ser observadas, dessa forma o aluno entende que a tecnologia pode exercer vários papéis em sua vida cotidiana, induz que o aprendizado pode ser obtido através de um computador, o que é verdade, amplia dele sobre as tecnologias, não limitando apenas ao prazer ou divertimento. Nesse sentindo a tecnologia educacional faz uso de três aspectos básicos: recursos destinados à aprendizagem, funções de gestão educacional e funções de desenvolvimento educacional. Cada um desses três componentes é apresentado numa matriz bidimensional que, no plano horizontal indica o propósito, o resultado e a atividade correspondente. O surgimento tecnológico educacional vem sendo caracterizado como conjunto de pesquisas, descobertas, inovações e aperfeiçoamentos,apresença da Internet nas escolas vem se tornando cada vez mais significativas, facilitando a aprendizagem. Assim como pontuou Prensky, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação com a educação irá produzir novas formas de aprendizagem. Ele alerta para o perigo de os professores formais estarem muito distantes dos seus estudantes que usam a web no lugar do livro, interagem com seus amigos e afetos através das tecnologias.Item Um estudo da variação da língua na música de Luiz Gonzaga(2018) Ramos, Ilma Gomes; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529A importância da realização destapesquisafoi trabalhar a diversidade linguísticae o preconceito linguístico. Acreditamos que existe uma relevância de trabalhar com a valorização da identidade de um povo, neste caso o nordestino, então escolhemos uma maneira de estudar utilizando o repertório musical de um artista conhecido em todo o Brasil, Luiz Gonzaga, pois tem o caráter nordestino e traz uma riqueza de informações em suas letras, e ainda tornará um ambiente diferente, animado e descontraído.O projeto apresenta importância social, teórico e prática, uma vez que trata do regionalismo nordestino e o preconceito linguístico. A pesquisa objetivou ensinar aos participantes a respeitar as diferenças e compreender as características regionais. Neste sentido, pode contribuir com o relacionamento entre as pessoas, uma vez que elas podem compreender como funciona uma linguagem, não só a linguagem gramatical, e aprender que tudo que ouvem e pensam que está errado pode, na verdade, ser explicado pela variação linguística regional. Na metodologia, foram utilizados questionários com perguntas sobre a temática da variação e preconceito linguístico. Além disso, foi realizada uma discussão com base na análise linguística e cultural de algumas músicas de Luiz Gonzaga, que trazem nas letras histórias que remetem aos nordestinos. A pesquisa contribuiu para a construção do conhecimento acerca da importância da valorização da identidade nordestina bem como para a construção do respeito às diferenças.
