TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
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Item A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita(2018) Silva, Lucidalva Avelino da; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/7297428004982413Este trabalho, ancorado nas obras e legados de poetas, cantadores e autores diversos da literatura popular, tem por objetivo expor a importância da utilização dessa modalidade de expressão, na forma de poemas populares,emsalas de aulas, como forma de promover o hábito da leitura e da escrita. Estes poemas retratam a vida, a Natureza e a realidade do campo, muitas vezes de forma cômica–o que facilita sobremaneira a assimilação e a interpretação do conteúdo.Com ênfase na Zona da Mata, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, utilizar-se-á aliteratura popular como uma ferramentade apoio que incentive a leitura, o desenvolvimento da escrita e a correta interpretação de textos. Ao mesmo tempo em que incita o aprendizado, de maneira prazerosa, auxiliana formação e na preservação de uma cultura popular única, que culmina numa linguagem secundária, muito semelhante a um dialeto, com uma riqueza extraordinária de vocábulos e adágios de fácil absorção,que traduzem a genialidade da sabedoria do cidadão comum. Outro aspecto de relevância será a identificação de termos e expressões que possam constituir e engrandecer o léxico regional, também com base na análise dasobras e respectivos autoresdescritos nesse projeto, associando-os aos correspondentes termos ou palavras da Língua Portuguesa Oficial. Destarte, a concepção do presente trabalho busca utilizar o paralelismo entre a literatura clássica e a popular(representada pela poesia que a caracteriza, com a genialidade e a criatividade da sabedoria do povo) para fixar sutilmente as regras gramaticais mais básicas.Item Análise das concepções de estudantes/leitores sobre materiais didáticos impressos para EAD(2018) Santos, João Kleber Rodrigues dos; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/1909775535984826Essa pesquisa visa analisar as percepções dos estudantes/leitores do curso de Licenciatura em Letras do Programa UAB/Universidade Aberta do Brasil da UFRPE sobre os materiais didáticos impressos utilizados no contexto da EAD. O estudo é orientado pelos seguintes objetivos específicos: sistematizar as características dos materiais didáticos impressos elaborados para o Programa UAB/Universidade Aberta do Brasil, privilegiando-se materiais didáticos produzidos para o Curso de Licenciatura em Letras /EAD, examinar a categoria do leitor implícito subjacente ao processo de construção textual de materiais didáticos elaborados para Educação a Distância e compreender as concepções dos estudantes/leitores acerca da produção de materiais didáticos impressos utilizados no Curso de Licenciatura em Curso de Licenciatura em Letras /EAD da UAB/UFRPE. Realizamos uma pesquisa sobre a produção de Materiais Didáticos Impressos (MDI) para EAD, HQs e livros da área, realizando fichamentos e resumos sobre os itens estudados, objetivando desenvolver uma nova perspectiva acerca das possibilidades de inserção de novas linguagens e melhorias para a elaboração de MDI. Ao longo da pesquisa foi aplicado um questionário para os discentes com vistas a verificar as concepções que os estudantes apresentam sobre o material já em uso no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essa pesquisa servirá futuramente para análise e interpretação dos dados em prol de gerar resultados e conclusões mais específicas sobre a temática em questão.Item Somos todos afrodescendentes: conhecendo a história, cultura e literatura(2021-08-19) Silva, Lais do Carmo; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/9494513312920716Este trabalho é o resultado de minha experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, que devido a Pandemia de COVID-19 foi oferecida no modo remoto (projeto aprovado pela PREG/UFRPE Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco). O objetivo proposto foi conscientizar sobre a necessidade de uma reflexão sobre a importância da educação das relações étnico raciais de forma a propor situações didáticas nesta pesquisa-ação através de oficinas cujo público-alvo foram estudantes do Ensino médio e de licenciaturas diversas que participaram de 4 oficinas temáticas. Como resultado avaliamos positivamente o conhecimento adquirido e representado através de produções como poesias que retrataram a história e cultura afrodescendente realizadas pelos participantes e socializadas através de um grupo de facebook intitulado: Somos todos afrodescendentes: Conhecendo a história, cultura e literatura. E apontamos outras estratégias para as próximas pesquisas sobre o tema.
