TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
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Item Leituras de fábulas no 9º ano do ensino fundamental: rumo à metodologia ativa aprendizagem em pares para a formação de leitores críticos(2023-11-10) Santos, Ana Júlia Silva dos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/1286580741023704O objetivo principal desta pesquisa é analisar as práticas de leituras de discentes do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista aplicação de planejamento didático- pedagógico para a inserção do gênero fábula em processos de formação de leitores críticos em diálogo com a metodologia ativa Aprendizagem em Pares. Esta pesquisa foi norteada pelas orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) e pelo Currículo de Pernambuco (Pernambuco, 2019), em relação às práticas de leitura no Ensino Fundamental. Quanto ao aporte teórico, priorizamos as abordagens de Cosson (2009), com reflexões sobre práticas de leitura e letramento literário nas escolas; Bacich e Moran (2018) sobre o uso das metodologias ativas; Mazur (2015), quanto à relevância da Aprendizagem em Pares; Alves (2007) e Chagas (2018), quanto à inserção do gênero fábula em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada em escola pública da rede estadual do município de Pesqueira-PE, em articulação com as vivências pedagógicas realizadas no Programa de Residência Pedagógica – PRP/Capes, do Núcleo de Letras - Língua Portuguesa EAD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAEADTec. Com a aplicação do Plano de Ação Pedagógica- PAPE foi possível contribuir nos eixos de leitura, oralidade e produção textual. A presente pesquisa confirmou as possibilidades de trabalho dinâmico com a Aprendizagem em Pares, envolvendo leitura e um gênero textual capaz de instigar reflexões sobre a realidade dos educandos, de maneira crítica e prazerosa. A partir das observações realizadas foi possível perceber o quão desestimulados os discentes estavam em relação às práticas de leitura. A inserção do gênero fábula Possibilitou momentos significativos de leitura e interpretação, além de estimular a criatividade dos alunos em produções em pares. Sendo assim, o presente estudo pode contribuir para dinamizar processos de incentivo à leitura literária, possibilitando aprendizagens ativas e colaborativas com apoio da metodologia Aprendizagem em Pares.Item Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores(2023-11-24) Silva, Laudivânia Alves da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O objetivo principal desta pesquisa é investigar potencialidades didático-pedagógicas para a inserção do gênero fábula em práticas de leituras literárias no Ensino Fundamental, considerando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida no processo de formação de leitores. Nesse contexto, a presente pesquisa foi realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/CAPES de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. No tocante ao referencial teórico, recorremos a diferentes abordagens para discutir letramentos literários (Cosson, 2020), leitura literária na escola (Rezende, 2013), formação de leitores (Freire, 1995, 2003; Lajolo, 2005; Kleiman, 2022) e metodologias ativas (Bacich e Moran, 2018). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de questionários com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental. Com base nas observações realizadas e na avaliação diagnóstica inicial, foi apresentada proposta didática de leitura para abordar o gênero literário fábula, visando ao encontro do leitor com o texto literário. Verificamos como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem.
