TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Tecnologia e ensino: Relato de Experiência no Estágio Supervisionado V(2021-04-10) Silva, Klediane Carla de França e; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9072485916319550Neste estudo, apresentam-se concepções e reflexões sobre tecnologia e ensino, a partir de relato de experiência vivenciado durante as aulas da disciplina de estágio supervisionado V. O eixo de nossas reflexões sobre tais questões é guiado pelo objetivo de reconhecer a utilização das tecnologias para inovar práticas pedagógicas para o efetivo desenvolvimento de habilidades pelos estudantes e para o exercício pleno da cidadania. A intenção é possibilitar o reconhecimento do uso de ferramentas digitais como recurso eficaz, bem como apresentar sugestões que norteiem o ensino voltado para atender as atuais perspectivas da educação sobre o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, apoiamo-nos no letramento digital e suas contribuições inovadoras para estreitar o largo espaço existente entre espaço escolar e práticas ativas digitais; e ainda nas contribuições do estágio supervisionado para enfatizar a vivência da prática pedagógica, de maneira a descrever as experiências no decorrer da disciplina, refletindo os desafios e possibilidades que se encontram durante o processo de formação docente. O estudo resulta na compreensão de que a utilização de recursos digitais na prática didático-pedagógica, quando bem planejados no processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a formação de cidadãos letrados digitais. Assim, permearemos as perspectivas de teóricos como: Bacich (2015), Martin-Barbero (2004) e Vilaça e Araújo (2016).
