TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Item Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira(2021-08-21) Silva, Rosane de Brito; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5500081198281785No contexto do Ensino Médio, a interação dos estudantes com as obras literárias clássicas torna-se um desafio quanto ao interesse e ao engajamento dos discentes para práticas significativas de leituras literárias, já que grande parte das aulas de literatura fundamenta-se em abordagens tradicionais e enfoques anacrônicos. No Ensino Médio, a ênfase no estudo da História de Literatura é priorizada, e, muitas vezes, a leitura crítica da obra literária fica em segundo plano diante da preocupação em elencar autores e obras em períodos literários e blocos monolíticos. A presente investigação tem como objetivo geral desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio, considerando a abordagem intertextual na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira, com o intento de produzir reflexões que visem a uma melhor mediação e contato dos estudantes leitores com as obras literárias. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada por abordagens que discutem eixos temáticos, como: ensino de literatura (ROUXEL, 2013), (SILVA, 2003), (ZILBERMAN, 2001); letramentos literários (COSSON, 2010), leitura dos clássicos (CALVINO,1993) e abordagem intertextual na formação de leitores (ARAÚJO; LOBO-SOUSA, 2009); (KRISTEVA ,1974). Em termos metodológicos, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, ancorada em uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio. Considerando os resultados da Revisão Sistemática realizada, os trabalhos analisados, que tinham como eixo temático a mediação literária, foram unânimes em relação a expor práticas centradas em sala de aula, sem instigar os alunos, só em expor conteúdos que eram memorizados, priorizando-se avaliações e notas. Nesse sentido, a educação literária era minimizada a uma simples aprendizagem de características, datas, autores de escolas literárias, nunca proporcionando uma ligação estreita com a leitura das obras. Propomos a valorização da intertextualidade como recurso importante no processo de formação de leitores, tendo em vista o diálogo entre as obras a serem lidas e outros diversos textos que estão inseridos na contemporaneidade. A estratégia de leitura intertextual pode ser aliada na mediação literária para aproximar os estudantes das obras clássicas da literatura brasileira.
