TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Análise de construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de texto dissertativo-argumentativo das redações do ENEM(2021-08-23T03:00:00Z) Arruda, Alícia Auxiliadora Nunes; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/2163868464264435Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar como o indivíduo compartilha com o leitor o espaço de atenção conjunta (EAC) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, buscamos identificar quais padrões são mais recorrentes, a partir das construções linguísticas presentes no primeiro período nos parágrafos introdutórios das redações analisadas. Foi utilizado um corpus composto por 55 redações do referido exame, do período de 2010 a 2019. A pesquisa tem uma abordagem funcionalista, tomando por base os princípios da marcação e da complexidade sintática. Discutem-se conceitos de língua e texto considerando a Linguística de Texto e a Cognição, a partir dos estudos de Koch (2003, 2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), Vicente (2014), Cunha (2016), Thompson; Couper-Kuhlen (2005) e Givón (1985, 1990, 1995, 2009). As redações analisadas tiveram um tratamento qualitativo, onde identificamos 4 padrões mais recorrentes: citação; constatação; declaração e enumeração.Item Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio(2018) Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6472201820211149Sabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes.
