TCC - Medicina Veterinária (Sede)

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    A influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário: relato de experiência profissional
    (2025-03-21) Cysneiros, Bárbara Costa; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/4197541436995407
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) representa uma etapa fundamental para a conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), proporcionando ao estudante a oportunidade de se aprofundar na área de interesse. Este relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o ESO na área comercial veterinária, realizado na Vetec Distribuidora, localizada em Recife-PE, especializada na distribuição de produtos veterinários. Durante o estágio, as atividades desempenhadas envolveram o desenvolvimento comercial sobre os produtos do laboratório Organnact. O relatório também discute a influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário, destacando a importância do suporte técnico na educação e capacitação de veterinários, lojistas e balconistas. Os resultados obtidos demonstram que a estratégia de propaganda técnica desempenha um papel crucial na inserção e adoção de novas soluções terapêuticas.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado na empresa Guaraves Guarabira Aves Ltda, Guarabira - PB. Relato de caso: Avaliação sorológica comparativa entre duas vacinas contra a Doença Infecciosa Bursal (IBD) ou Gumboro em aves comerciais
    (2024-02-20) Amorim, Thamyres Fernandes de; Barros, Mércia Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/1935392548217410; http://lattes.cnpq.br/1412649037531156
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), última disciplina da graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo principal permitir a vivência prática dos conhecimentos teóricos adquiridos. Com carga horária total de 420 horas, o ESO em questão ocorreu do dia 02 de outubro de 2023 a 22 de dezembro de 2023, na empresa Guaraves Guarabira Aves Ltda. Localizada em Guarabira–PB e pertencente ao ramo da avicultura industrial, a realização do ESO teve a finalidade de vivenciar as etapas dessa cadeia produtiva, que incluíram o manejo de matrizes pesadas, incubatório para produção de pintos de um dia, granjas de frango de corte, desde o recebimento de pintinhos até o pré-abate, abatedouro e granja de postura comercial. A indústria avícola brasileira se destaca por sua dinamicidade e elevado nível tecnológico, e o médico-veterinário tem importante papel em todos os segmentos dessa cadeia de produção. Por sua vez, a vacinação das aves comerciais é imprescindível para a prevenção de diversas doenças infectocontagiosas que podem reduzir os índices produtivos desses animais, assim como o monitoramento da resposta humoral a essas vacinas. Um exemplo seria a Doença de Gumboro, que ocasiona graves perdas econômicas na avicultura industrial. Dessa forma, o presente trabalho objetiva descrever as atividades desenvolvidas no ESO e comparar os resultados de testes sorológicos entre duas vacinas (M-1 e M-2) contra a doença supramencionada. Por fim, concluiu-se que a vacina M-2 apresentou maiores títulos, mas ambas vacinas testadas foram eficazes em promover anticorpos contra a doença.
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    Atuação do médico veterinário na área comercial: uma revisão de literatura
    (2023-09-19) Veloso, Rhayana Louíse de Matos; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/9197712518270148
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) desempenha um papel crucial no aprendizado de estudantes de medicina veterinária, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho. Este relatório descreve as atividades realizadas durante o ESO em uma distribuidora de produtos veterinários, Quattro, na área comercial veterinária, sob supervisão do médico veterinário Arlindo Ivo da Costa, durante o período de 01 de junho a 08 de setembro de 2023, totalizando 420 horas de estágio. Durante o estágio, o aluno desempenhou o papel de consultor técnico e comercial de analisadores laboratoriais automatizados, lidando com as tarefas diárias dessa função. Além disso, o estudante conduziu uma revisão de literatura que destaca a crescente importância do médico veterinário na área comercial veterinária, considerando as mudanças recentes no mercado pet e sua evolução. O relatório conclui que os profissionais que atuam nesse setor desempenham um papel crucial em laboratórios veterinários, indústrias e distribuidoras, e até mesmo na formulação de produtos veterinários. Além disso, ressalta a necessidade de as universidades explorarem melhor esse segmento, reconhecendo as oportunidades significativas que ele oferece aos estudantes de medicina veterinária.
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    Gestão técnica e comercial na indústria de pet food: a importância estratégica do Médico Veterinário neste segmento
    (2018-07-10) Benedito, Alberes Rafael dos Passos; Alves, Leucio Câmara; http://lattes.cnpq.br/6563157522654726; http://lattes.cnpq.br/8715873828720372
    O aumento da presença dos “pets” no ambiente familiar, bem como, os laços afetivos cada vez mais íntimos na relação do homem com seus animais de companhia, impulsiona o crescimento do setor pet no Brasil, com destaque para o segmento de pet food. O objetivo deste relatório é destacar a atuação do profissional médico veterinário na gestão técnica e comercial de uma indústria de pet food. As atividades foram desenvolvidas na empresa Alisul Alimentos S/A, durante o período de 01 de Abril de 2018 a 30 de Junho de 2018. Neste período, foram realizadas visitas técnicas e comerciais a vários estabelecimentos, nos estados de Pernambuco e Alagoas, com o objetivo de coletar dados de mercado, divulgar a marca Supra e consolidar vendas, através de uma abordagem técnica sobre formulações dos produtos, empregando os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Ao término do estágio comprovou se que a presença do médico veterinário nas indústrias de pet food, além de necessária, torna se estratégica, contribuindo para formação de um público consumidor mais informado através de orientação técnica sobre os produtos, o que fortalece a imagem da marca, e consequentemente, alavanca as vendas.