TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

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    Dark kitchen: percepção do consumidor sobre esse novo modelo de negócio gastronômico
    (2023-09-15) Jesus, André Alves de; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
    Este trabalho explora uma emergente tendência das dark kitchens no setor da gastronomia, investigando seu surgimento, características operacionais e impactos na sociedade e na indústria alimentícia atual. As dark kitchens, também conhecidas como cozinhas virtuais ou cozinhas fantasmas, são centros de produção culinária dedicados exclusivamente à elaboração de refeições para entregas de serviço de delivery, sem atendimento direto ao público. Esta pesquisa analisa a trajetória evolutiva das dark kitchens, desde sua origem até as atuais inovações e adoção em larga escala. Abordam-se, os desafios enfrentados pelas dark kitchens, incluindo questões de qualidade alimentar, regulamentações sanitárias e gerenciamento de equipe. Além de revelar uma eficiência logística, personalização de cardápio e a otimização de custos como pilares essenciais do modelo de negócio. Para avaliar o impacto das dark kitchens, este estudo apresenta insights atuais, com pesquisas externas, demonstrando como esse modelo se alinha com as mudanças nos padrões de consumo, a crescente demanda por conveniência e a ascensão dos aplicativos de delivery, bem como a exploração desses aplicativos em cobranças de taxas com alto custo para o empreendedor desse setor. A pesquisa destaca a influência das dark kitchens na redefinição do mercado gastronômico, bem como as oportunidades que oferecem para chefs e empreendedores de bares e restaurantes. Ademais, este trabalho investiga a perspectiva dos consumidores em relação às experiências gastronômicas proporcionadas pelas dark kitchens, considerando fatores como qualidade, conveniência e personalização. Além disso, explora-se a interseção entre a gastronomia tradicional e as inovações das dark kitchens, proporcionando uma visão abrangente do cenário atual. Este estudo contribui para a compreensão aprofundada desse fenômeno em constante evolução, oferecendo parâmetros para profissionais e acadêmicos que buscam explorar as interseções entre tradição e inovação na gastronomia do século XXI.
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    Monitoria na disciplina de Empreendedorismo: relato de experiência no curso de Bacharelado em Gastronomia
    (2022-10-05) Pereira, Rosana Bezerra de Melo; Tschá, Elizabeth Regina; http://lattes.cnpq.br/9598413463162759; http://lattes.cnpq.br/9323099447863348
    O presente relatório tem por finalidade apresentar de forma descritiva as experiências vivenciadas na monitoria da disciplina de empreendedorismo ofertada pelo Departamento de Administração como componente curricular do sétimo período do curso de bacharelado em gastronomia da UFRPE. As atividades dessa monitoria ocorreram nos semestres 2020.1 e 2020.2 as aulas foram teóricas expositivas, em sala de aula virtual de modo remoto, em função da Pandemia de Covid-19 com carga horária de 60 horas de aulas teóricas e práticas. A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação integrada ao discente. O exercício da monitoria é percebido como um subsídio necessário à prática docente, pois o aluno-monitor além de complementar seus conhecimentos, adquire habilidades, capacidade de interação e trabalha a postura diante de determinadas situações, seja na vida acadêmica ou na profissional, ou seja, a monitoria atua como uma prática relevante para a formação do estudante ao se caracterizar como uma atividade de iniciação à docência. Durante a monitoria eu tive a oportunidade de realizar inúmeras atividades como auxiliar na correção dos trabalhos e elaboração de atividades práticas, ministrar aulas sobre alguns assuntos, orientar os alunos nos trabalhos e projetos. Esta foi uma experiência rica em todas as etapas, pois me proporcionou exercitar a rotina dos professores do ensino superior. Logo é relevante para formação do discente a oportunidade de experienciar o programa de monitoria, de modo a inserir o mesmo nas atividades de docência, colaborando não só com a formação e aperfeiçoamento do monitor, mas também como forma de auxílio e apoio para as atribuições acerca do lecionar uma disciplina para os docentes.
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    Perfil dos microempreendedores e empreendedores na área de confeitaria e doçaria: perspectivas socioeconômicas e culturais na Região Metropolitana do Recife
    (2022-05-27) Bezerra, Maria Eduarda Barreto; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/2565561600765509
    A história da alimentação não se restringe apenas à preparação ou ao consumo de alimentos, como exemplo temos a produção do açúcar, este principal símbolo econômico e social brasileiro por mais de quatro séculos. Surge então um cenário de diversidade alimentar com base no legado cultural criado pela doçura do melado e do açúcar da cana-de-açúcar no Brasil, principalmente em Pernambuco, conseguindo estabelecer uma culinária local entre as três influências que por lá deixaram suas marcas: nativos, portugueses e negros. O sabor doce é a marca principal das grandes festividades pernambucanas, marcos religiosos, famílias importantes, marcando presença na mesa e no dia-a-dia dos indivíduos. A sobremesa típica da mesa familiar passa a ser vista como objeto de trabalho na obtenção de uma renda complementar, como bolos e doces, numa estratégia de venda e consumo. Para identificar as influências sócio-históricas e econômicas que contribuíram na escolha de empreender nesse setor da Região Metropolitana de Recife, foi desenvolvido um questionário para aplicação on line. Foram analisados os dados de 36 questionários respondidos de 02 a 10 de maio de 2022 por empreendedores na área de confeitaria e doçaria. Os resultados demonstram que o setor de confeitaria e doçaria está bastante desenvolvido e capaz de suprir uma parte da necessidade financeira das famílias. Esse setor demonstra uma forte dependência das festividades comemorativas religiosas ou não, com adesão relevante a comercialização de doces e bolos. Para além da questão financeira, existe o apreço pela arte do doce e a relação com a gastronomia e cultura de Pernambuco, resultando em indivíduos que preferem encarar as dificuldades do mercado, da concorrência, da aquisição de insumos, e investir em um trabalho próprio que o faça sentir-se bem por preferir trabalhar com o que gosta.
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    Gestão de serviços em micro empreendimentos do ramo alimentício localizados no campus Recife da UFRPE
    (2019) Silva, Ana Karla de Melo; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/6166385539999573
    Os projetos de extensão das universidades possuem uma proposta de aprimorar o desenvolvimento dos discentes comprometidos com a realidade e a comunidade à qual estão inseridos. De acordo com este propósito, o setor de serviços alimentação detém uma enorme importância no desenvolvimento econômico, fortalecendo assim os microempreendedores e seu público atendido. Diante desta perspectiva, este projeto visou aprimorar o serviço alimentício prestado ao comensal que frequenta o em torno do campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sendo assim, foram realizadas consultorias, entrevistas, visitas técnicas, palestras e feedback’s destinados a esses microempreendimentos do setor alimentício, para que com isso, os mesmos possam oferecer um serviço de qualidade, acessível, sustentável e com a melhoria na sua gestão organizacional. No desenvolvimento do projeto, foram encontradas lacunas nos estabelecimentos nos pontos de gestão e prestação de serviço ao público e com isso realizadas as ações com o propósito de minimizar essas barreiras encontradas. Desta forma foi perceptível que o projeto teve uma grande relevância na associação entre a teoria acadêmica e prática administrativa e gastronômica, pois contribuiu para a melhoria dos espaços frequentados pela comunidade e assim fortalecendo a fonte de renda de várias famílias locais com a possibilidade de um aumento de faturamento de seus empreendimentos. Pois o estudo contribuiu tanto para as empresas, como para equipe acadêmica, sendo uma forma de consolidar os conhecimentos acerca da administração e da gastronomia.