Licenciatura em Química (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A superação do flogístico: uma aventura de RPG(2013-04-30) Silva, Alexsandro Alberto da; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; Amaral, Ricardo Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/7704136680001681; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de um jogo didático, o Role Playing Game (RPG), no ensino da História da Química, numa perspectiva kuhniana e filosófica da ciência no século XVIII, na tentativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e que paralelamente promova a interação aluno-aluno e professor-aluno em salas de aula de Química. Os jogos didáticos são usados como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Ressaltamos que o objetivo desse recurso não se restringe à memorização do assunto pelo aluno, mas sim busca conduzi-lo ao raciocínio, à reflexão e consequentemente à (re) construção do seu conhecimento. A aventura de RPG vivenciada é na modalidade live action, intitulada “A Superação da Teoria do Flogístico: o calórico disfarçado” e é baseado em duas correntes filosóficas que norteiam a construção da ciência do século XVIII, o empirismo e o racionalismo, e epistemológico desse século, com o raciocínio a priori (dedução) ou racional e a posteriori (indução) ou experimental, e do século XX, em uma perspectiva kuhniana da ciência, concebendo esse momento como um marco na História da Química do século XVIII e, por isso, ocorreu uma revolução química com seu grande representante Antonie Laivoisier, descobridor do oxigênio, segundo essa perspectiva epistemológica, fato que ainda nos dias de hoje se debate quem foi seu descobridor, se Scheele, Priestley ou Lavoisier, devido à crise provocada no paradigma vigente, à teoria do flogístico. Para a aplicação do jogo foi escolhida uma turma do sexto período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco que, divididos em dois grupos, um defensor do flogístico e outro do calórico, usaram o jogo e responderam a questionários de sondagem. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento por parte dos alunos do momento histórico significativo que permeou a descoberta do oxigênio para a ciência química, explorando as concepções dos alunos nesse contexto; e alguns alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem esperados.Item Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica(2018) Guerra, Angela Cecília Soares; Souza, Sandra Rodrigues de; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Relatamos uma investigação direcionada aos discursos ocorridos com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro de Santo Amaro/Recife-PE, apresentando como objetivo analisar o tema biossensor como proposta didática complementar ao ensino de eletroquímica. Para tanto, foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo diagnose, aula expositiva, e dialogada, experimentação, contextualização e problematização. Resultados mostraram que é possível trabalhar com o tema biossensor no ensino médio para estimular os alunos e alunas a usarem o conhecimento científico. Os alunos(as) que apresentaram dificuldades em compreender os conceitos químicos de oxidação/redução e pilha após as estratégias didáticas utilizadas é um resultado que é aceitável, pois os conteúdos que envolvem os princípios da eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Devido ao bom desempenho dos alunos que se dispuseram a participar desta pesquisa, podemos considerar que a proposta mostrou ser uma estratégia útil para a produção de respostas e explicações sobre o conhecimento dos princípios da eletroquímica. Mesmo para os alunos que não alcançaram a compreensão deste conteúdo, os resultados sinalizaram que ações como esta podem constituir uma ferramenta que auxilia aos alunos e alunas na tomada da consciência sobre o modo como compreendem as dificuldades que envolvem os conceitos da eletroquímica ao não saber solucionar as questões propostas.Item Ludicidade e ensino de química: as contribuições do Programa de Educação tutorial(2018) Pereira, Marília Elizabeth Pinto Gomes; Silva, Jadson Augusto de Almeida da; http://lattes.cnpq.br/8289890758877693; http://lattes.cnpq.br/8798775448927366Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar quais são as contribuições do Programa de Educação Tutorial para o ensino de química numa perspectiva lúdica. E, como objetivos específicos: refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para o ensino de Química na Educação Básica; refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para a formação dos estudantes do curso de Química e elencar as principais produções acadêmicas sobre o ensino de química na educação básica numa perspectiva lúdica. A pesquisa foi realizada através de análise documental e revisão bibliográfica. As conclusões são que as principais contribuições do Programa de Educação Tutorial para o Ensino de Química numa perspectiva lúdica são as seguintes: contribuir para a formação inicial dos estudantes da Licenciatura em Química de forma a tornar o acesso aos conteúdos mais atrativo e contribuir para disseminar o conteúdo de química na educação básica através de atividades de extensão.Item A temática perfume como contextualização no ensino médio de química(2018) Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919Os perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem.Item Avaliaçâo de aprendizagem: concepções e aplicações(2018) Nascimento, Mirleidy Esterfani Oliveira do; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919O objetivo desta pesquisa foi analisar perspectivas de alguns autores sobre o processo de avaliação de aprendizado. Essa temática foi construída no intuito de se levantar os conceitos, abordagens e concepções de avaliação definidos por alguns autores a partir de relatos de experiências e pesquisas voltadas a abordagens de avaliações educacionais. Onde os mesmos conceituam e justificam o conceito de avaliação de acordo com vários fatores que intercedem e influenciam nesse processo. Outro fator que nos faz levantar esse tema é um relato de experiência onde houve a possibilidade de vivenciar o processo de construção de avaliação como professor regente de disciplina, podendo ter a visão de como o processo é visto a partir da posição ofertada e a oportunidade de acompanhar o processo onde os alunos buscam recuperar a pontuação obtida, tendo em vista a alcançar uma “promoção” ou egresso no ano letivo seguinte. O presente trabalho trata-se de abordagem qualitativa, onde se fez uso da investigação bibliográfica em carácter de analise teórica. Concluímos nesse trabalho que os autores pesquisados tem uma visão diferenciada sobre a avaliação no processo de aprendizagem educativa. E com isso foi possível ter um visão ampliada referente às metodologias utilizadas na construção do processo avaliativo.Item Processos de produção e avaliação do desempenho de tintas á base d’água para decoração e sua questão ambiental(2018-02-02) Nascimento, Mariana Olímpio do; Gomes, Maria José de Filgueiras; http://lattes.cnpq.br/4716388949582651; http://lattes.cnpq.br/4716388949582651As tintas decorativas são responsáveis por 83,3% do volume total da produção brasileira e 69,3% do faturamento, com um crescimento de 1,9% em volume de produção de 2016 para 2017. Entretanto, devido à grande variedade de tipos de tintas que o mercado oferece, ainda há muitas dúvidas entre os consumidores na escolha do produto adequado, que por falta de conhecimento muitas vezes acabam optando pelo custo e não pela qualidade, comprometendo o acabamento e a durabilidade da pintura. Atualmente o maior investimento das indústrias de tintas imobiliárias são focados nesse “novo” segmento que é “satisfação dos clientes e baixo custo”, procurando sempre melhorar seus produtos atrelados ao mínimo incremento de custo em sua formulação. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo bibliográfico que aborda a importância das tintas decorativas, apresentando um pouco do histórico, cenário econômico atual que ela representa, sua composição química, destacando as matérias primas que as constituem como: pigmentos, resinas, solventes, aditivos, veículos e suas funções. Além disso, será descrito o processo de fabricação e como é realizada a destinação e tratamentos dos efluentes e resíduos gerados durante esse processo produtivo, assim como as práticas adotadas nas indústrias a fim de oferecer produtos que, cada vez mais, atendam aos requisitos ambientais, contribuindo, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento econômico e social. Entre as práticas adotadas nas indústrias de tintas, destaca-se as tintas à base d’água, visando a redução de emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs), que vem sendo uma tendência no mundo, devido às suas características menos danosas ao meio ambiente, mantendo qualidade similar às tintas à base de solvente (tintas sintéticas), o que as tornam um grande potencial de expansão no Brasil, capaz de atender as mais diversas exigências do consumidor nas mais variadas aplicações.Item Abordagem sobre solução química e livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018: uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados nas resoluções de problemas(2018-02-22) Costa, Heloiza Helena da Silva; Batinga, Verônica Tavares Santos; Sales, Amanda Maria Vieira Mendes; http://lattes.cnpq.br/7097156673431056; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/3964151656906564Este trabalho objetiva caracterizar os enunciados das questões sobre soluções químicas em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018, conforme características do Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (EABRP) de acordo com Freire e Silva (2013); Batinga (2010); Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994). Para isso, adotamos o seguinte procedimento metodológico: 1) Levantamento bibliográfico, 2) Seleção dos dados da pesquisa, 3) Análise das questões e 4) Transformação de algumas questões em potenciais Problemas. O presente estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa de nível exploratório, e quanto ao procedimento, consiste em uma pesquisa documental. Para analise da unidade didática sobre Soluções Químicas foram elaboradas algumas perguntas/critérios para examinar os textos, as ilustrações e enunciados das questões apresentadas em seis livros didáticos de Química. Em seguida, os enunciados caracterizados como exercícios segundo Lopes (1994) foram transformados em potenciais problemas do tipo escolar (Pozo e Crespo, 1998; Freire e Silva, 2013). Os resultados mostraram que a identificação e análise das questões sobre Soluções Químicas indicam que estas apresentavam características de exercícios, segundo Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994), por privilegiar características do ensino e aprendizagem por meio de memorização e repetições de algoritmos, sem levar em consideração o contexto. Após a identificação e análise dessas questões, buscou-se transformá-las em potenciais problemas do tipo escolar, ou seja, tornando as questões em enunciados mais abertos, retirando as orientações do enunciado que facilitariam a sua resolução imediata, dando margem para estratégias e resoluções diversas e inserindo um contexto que aproximasse o enunciado da realidade dos alunos (POZO e CRESPO, 1998). Por fim, esta pesquisa propiciou uma introdução de elementos do EABRP para abordar atividades sobre o conteúdo de soluções químicas em livros didáticos do ensino médio, buscando a contextualização de diferentes situações e inserindo temáticas relacionadas com o cotidiano dos alunos, conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na área de Química.Item Percepção dos discentes na disciplina de química sobre o jogo Twister Químico(2018-02-28) Lima, Jéssika Karina Correia de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8906852001453757Este trabalho tem como finalidade mostrar a aplicação e a inclusão do jogo didático twister químico que foi inspirado num jogo comercial twister e que serviu como um instrumento de atividade lúdica utilizado no ensino da química. O jogo foi validado numa turma do 6º período de licenciatura plena em química da Universidade Federal Rural de Pernambuco na disciplina de didática. Antes da aplicação ocorreu uma aula de revisão referente ao assunto que o jogo abordava, em seguida a aplicação onde todos os alunos participaram e logo após ocorreu uma coleta de dados através de um questionário onde os critérios da validação foram definidos como: Tempo de aplicação, regras, adequação e compreensão do conteúdo e motivação do jogo. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois os licenciando avaliaram de uma forma positiva que o jogo poderia ser aplicado como instrumento para uma estratégia didática lúdica no ensino da química.Item Contribuições do PIBID-Química da UFRPE para a formação continuada de professores de química da educação básica(2018-06-11) Silva, Danúbia Santos Brito; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/3113485148935966A formação continuada é importante para a profissionalização do professor, uma vez que ela contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de novas habilidades relacionadas à prática docente. Destacamos que a formação continuada pode ocorrer por meio de cursos, eventos científicos, interações com grupos de pesquisa em ensino e cremos que, também, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa aproxima o professor em exercício na Educação Básica de licenciandos a partir de atividades e ações desenvolvidas de modo compartilhado e articulado com as escolas parceiras do PIBID. Consideramos que essa interação pode contribuir para a formação continuada do professor. Nesse sentido, esse trabalho objetiva investigar as contribuições do PIBID-Química da UFRPE, denominado PQ-UFRPE, para a formação continuada de professores de Química da Educação Básica. Para isso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 3 (três) professores que lecionam (ou lecionavam) a disciplina de Química em escolas vinculadas, da rede pública, ao PIBID da UFRPE, localizadas na cidade do Recife-PE. Os resultados apontam que os professores entrevistados expressaram concepções sobre formação continuada docente distantes das apresentadas na literatura que trata deste tema. Para 2 (dois) dos participantes do estudo, o PQ-UFRPE contribuiu com sua formação continuada. Todos os docentes entrevistados apresentaram uma visão um pouco reduzida sobre o papel dos licenciandos-bolsistas do PIBID, encarando-os, sobretudo, como sujeitos que facilitam a ocorrência de práticas experimentais na escola. Nesse contexto, destacamos a necessidade do tema formação continuada ser incluído nas discussões que versam sobre a formação profissional docente no âmbito do PIBID-Química da UFRPE.Item Gás perfeito: uma análise do conteúdo dos livros didáticos de química do ensino médio(2018-07-06) Nino, Thomaz de Souza; Soares Neto, Luciano de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7676222115726194; http://lattes.cnpq.br/7368745279894423Este trabalho apresenta uma análise da apresentação do conteúdo de gás perfeitos nos livros do ensino médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático as escolas públicas cadastradas no programa em todo o país. A escolha dos livros é feita através da lista disponibilizada pelo próprio programa em seu guia, sendo realizada a leitura das obras observando critérios de ilustrações, contextualização, linguagem e apresentação do conteúdo em comparação com o livro de referência utilizado amplamente em cursos de formação de professores de química. Observa-se linearidade nos critérios relacionados a estrutura geral do livro e a apresentação do conteúdo, com ausências do conteúdo em algumas obras ou apresentação incoerente e adequada também, mas, em geral, uma necessidade de melhorias dos livros didáticos oferecidos nas escolas públicas do nosso país que podem causar um prejuízo ao ensino dos estudantes.Item Composição química e atividade acaricida dos óleos essenciais das folhas de Blepharocalyx salicifolius (Kunth) O. Berg e Campomanesia adamantium (Cambss.) O. Berg contra o ácaro rajado (Tetranychus urticae Koch)(2018-07-30) Tenório, Tchiara Margarida Alves; Camara, Cláudio Augusto Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5615678215435460; http://lattes.cnpq.br/5453271405325590Blepharocalyx salicifolius (kunth) O. Berge e Campomanesia adamantium (CAMBSS.) O. BERG (Myrtaceae) são espécies arbóreas que crescem no Bioma do Cerrado brasileiro. A espécie B. salicifolius é mais conhecida como Murta e na medicina popular a infusão das folhas serve para o tratamento da diarréia, uretrite, infecções da bexiga, hipertensão, reumatismo e infecções do trato respiratório. As folhas e raiz da C. adamantium são utilizadas para tratamento de diabetes e dislipidemia. Os óleos das espécies das folhas de B. salicifolius e C. adamantium, coletadas em Brasília-Brasil foram obtidos pela técnica de hidrodestilação. As composições químicas dos óleos essenciais foram determinadas CG-EM. Os óleos apresentaram uma alta predominância de sesquiterpenos. Os compostos majoritários identificados para a B. salicifolius foi o α-Eudesmol (10,85%) seguido do espatulenol (9,26%). Para a C. adamantium os compostos majoritários foi nootkatona (15,64%), germacreno A (14,73%) e guaiol (11,35%). As atividades acaricidas dos óleos essenciais foram avaliadas para o Tetranychus urticae KOCH. Os óleos revelaram propriedades acaricidas contra o ácaro rajado.Item Concepções de licenciandos em química da UFRPE–Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências(2018-08-01) Oliveira, José Elivelton Gomes de; Souza, Sandra Rodrigues de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/8408629611124567O raciocínio analógico está presente em teorias científicas, em livros didáticos e pesquisas baseadas na utilização das analogias como recurso didático para o ensino de química e por esse motivo, torna-se essencial analisar as concepções de licenciandos em química da UFRPE-SEDE “futuros professores” sobre o uso das analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, resolução e discussão em grupo acerca de uma questão do ENADE 2017, observação e gravação de áudio. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por quinze licenciandos que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I no 7º período noturno de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE unidade SEDE em Dois Irmãos. Os resultados mostram que, apenas seis licenciandos definiram as analogias utilizando os termos comparação e associação, mas também dois licenciandos confundem esse conceito com um exemplo. Além disso, no decorrer do questionário II, percebe-se que eles reconhecem as analogias como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, porém acreditam que há limitações no seu uso. Por isso, eles julgam que é de muita relevância a formação inicial para o preparo docente na utilização desse recurso didático, e para eles o emprego das analogias em suas aulas seria pertinente, porém, as mesmas seriam planejadas e podendo ser feitas também de forma espontânea para responder algum questionamento dos alunos. Ao ser questionado a presença do estudo das analogias no decorrer da graduação, percebe-se que a maioria considerou que foi pouco o tempo dedicado ao tema, e esse resultado juntamente com as pesquisas estudadas, alertam para o fato de que, durante sua formação inicial, há uma necessidade de um preparo mais específico em relação aos recursos analógicos. Pois, os licenciandos não reconheceram nenhuma metodologia para a utilização das analogias como recurso didático, mesmo em fase conclusiva do curso de graduação, e ao participarem dessa pesquisa puderam rever suas concepções quanto às práticas docentes com analogias, a partir da resolução do questionário II e da questão do ENADE, em que estabeleceram justificativas pedagógicas para o uso ou não das analogias.Item Atividade antimicrobiana de análogos da piperina(2018-08-02) Bezerra, Leonardo Alexandre Barros; Ramos, Clécio Souza; http://lattes.cnpq.br/3782004073843685; http://lattes.cnpq.br/3961756201958567A modificação estrutural de compostos naturais é de significativa importância para química medicinal, de 1981 a 2014 foram aprovados para comercialização 1328 medicamentos, destes 51,5% são de origem natural e 26,8% derivados de fitoquímicos. Um exemplo é a amida natural piperina, que é alvo de diversas investigações biológicas, e que tem demonstrado potencial para atuar como precursora de novos compostos com aplicação na modulação de fenômenos biológicos com o núcleo 1,2,4 oxadiazol, que são uma classe de heterocíclico que apresentam uma gama de atividades biológicas e que podem ser usados para a síntese potenciais agentes microbianos. Este trabalho tem por objetivo relatar a extração da piperina por micro-ondas. A hidrolise por refluxo da piperina para obtenção do ácido piperínico com rendimentos moderados. A obtenção dos ésteres piperininato de etila e 3,4 metilenodioxi cinamato de etila com excelentes rendimentos. A síntese de amidoximas usando a metodologia de convencional de agitação com cloridrato de hidroxalamina, carbonato de sódio e as correspondentes nitrilas com os substituintes (p-nitro, p-toluil, m-toluil, benzo, piperonil, 4-piridina) com rendimentos de 37% -98%. Utilizando a metodologia de síntese de oxadiazol por micro-ondas utilizando os ésteres etil ciano acetato com a piperonilamidoxima, e o éster 3,4 metilenodioxi cinamato de etila com a 4-piridine e p-toluil amidoxima na presença de K2CO3 e DMF. Todos os precursores dos oxadiazol foram elucidados por IV e os 1,2,4 oxadiazóis sintetizados caracterizados por RMN H1 e C13, alguns compostos foram testadas atividades bactericida, onde os 1,2,4 oxadiazóis apresentaram excelentes resultados frente as Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae e um dos compostos apresentou atividade luminescente uma propriedade pouco relatada nos 1,2,4 oxadiazóis.Item Modelos de química quântica aplicados à nanoestruturas(2018-08-13) Silva Filho, Franklin Ferreira da; Bastos, Cristiano Costa; Silva, Luiz Carlos Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1481188647500485; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/0671142012284329Notando a versatilidade das nanoestruturas em gerar compostos com geometrias variadas e bem definidas, usar modelagens que incluam elementos de geometria diferencial parece ser um caminho natural. Dentro dessa perspectiva, uma das possíveis análises que pode ser feita no problema do confinamento de uma partícula é a utilização de hamiltonianos extrínsecos, que incorporam elementos do ambiente que contém o sistema físico na forma de um termo potencial. Este trabalho, então, busca estudar o confinamento em estruturas bidimensionais (planos, cilindros, esferas e cones), explorar seus hamiltonianos, espectros energéticos, funções de onda e trazer relações com as propriedades físicas e químicas dos nanomateriais equivalentes via simulação computacional. Apresentamos resultados de densidade eletrônica simulados computacionalmente que se mostraram coerentes com os modelos teóricos, e exploramos uma aplicação no controle de acidez-basicidade de nanoestruturas por sua curvatura.Item Proposta de sequência didática sobre a função orgânica álcool com foco na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas: análise a partir de aspectos da Teoria da Atividade de Leontiev(2018-08-15) Silva, Fábio Calado de Melo; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para ensino da função orgânica álcool com foco na prevenção ao uso abusivo de bebidas alcoólicas. A escolha pelo tema do alcoolismo foi suscitada pela proximidade do autor a pessoas que sofrem direta ou indiretamente com o problema do uso desmedido ou continuado do álcool. Essa Sequência Didática é composta de atividades que buscam comtemplar as dimensões pedagógica e epistemológica descritas por Méheut e foi estruturada em seis momentos utilizando o método 5E, proposto por Patro. O primeiro momento foi pensado para que os alunos respondessem a um questionário para levantamento de suas concepções prévias sobre o tema; o segundo momento consiste na exibição de um vídeo sobre alcoolismo e anotações/apontamentos sobre pontos relevantes; no terceiro momento foi pensado ocorrer a leitura do artigo “Alcoolismo e Educação Química”; O quarto momento corresponde a aula expositiva dialogada sobre aspectos científicos da função álcool; no quinto momento foi pensada a realização de pesquisa em sala sobre aspectos conceituais e sociais do uso do etanol; e, por último, no sexto momento, deverá ser realizada a avaliação. As atividades propostas na sequência foram analisadas a partir de algumas categorias da Teoria da Atividade de Leontiev, dentre elas: objetivos, ações, sujeitos, sistema de operações e resultados. A análise dos resultados permitiu perceber que a sequência didática tem potencial para atingir seus objetivos se as operações escolhidas para a atividade forem compatíveis com as ações cognitivas almejadas e necessárias a assimilação dos conceitos associados ao objeto pretendido.Item Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola(2018-08-17) Silva, Thiago Ramos da; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/3205312853023513Este trabalho tem como objetivo analisar se o uso de atividade experimental em eletrólise, contextualizada pelas questões ambientais, trará para os alunos do ensino médio um entendimento mais abrangente sobre o tema nas aulas de química. Para isso, foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) pesquisa com professores do Estado de Pernambuco a respeito de como eles analisam o experimento da eletrólise, como recurso didático a ser desenvolvido em sala de aula; e 2) construção do planejamento didático e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema eletrólise. O presente estudo foi baseado em análise qualitativa de nível descritivo e exploratório, onde os dados obtidos serviram de parâmetro pessoal para responder ao questionamento do objetivo supracitado nesse trabalho. Todos os dados realizados com os professores nesta pesquisa, após serem processados, foram construindo a ideia para uma relevância do tema ligado à conscientização ambiental, visto que, este tema transversal deverá estar presente no processo educativo de alunos em vários níveis escolares, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental Brasileira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para construir o conhecimento dos alunos de forma bem planejada, a aplicação da SD foi dividida em dois momentos: aula teórica sobre alguns tópicos de eletroquímica, cuja ênfase recaía principalmente na aprendizagem do assunto eletrólise; e ato seguinte, aula experimental na própria sala sobre a eletrocoagulação, utilizando materiais de fácil acesso. A verificação do fenômeno ocorrido no experimento teve como característica fundamental o uso da eletrólise para fins de tratamento da água, utilizando eletrodo de ferro em uma amostra hipotética de uma solução contendo tinta de tingimento para roupas.Item Síntese eletroquímica da estrutura metal-orgânica de [Cu3(BTC)2 .(H2O)3]n e sua aplicação em biossensores e meio ambiente(2018-08-27) Silva, Renata Pereira da; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/9622769576689246; http://lattes.cnpq.br/9318114882701456As MOFs (Metal-Organic Frameworks) são uma nova classe de materiais porosos conhecidos como redes de coordenação, formam uma extensa classe de materiais cristalinos, apresentando um átomo central (íon metálico) ou aglomerado (cluster metálico) coordenados a moléculas orgânicas (ligantes), em que essa unidade metal-ligante se repete formando uma rede polimérica de complexos metálicos em uma, duas ou três dimensões. Uma das mais importantes propriedades dessa estrutura metal-orgânica é a alta porosidade e grande área superficial, propriedades que serão exploradas para o desenvolvimento de um material adsorvente de corante têxtil em efluente e como imobilizante para a Lectina de Cratylia Mollis, uma enzima específica para glicose. A MOF de [Cu3(BTC)2.(H2O)3]n foi obtida por síntese eletroquímica e por via amperométrica utilizando-se uma solução de ácido 1,3,5-benzenotricarboxilico, nitrato de sódio e dimetilformamida em água Mllipore numa razão de 1:1. O precipitado foi filtrado, lavado e seco em uma estufa a 120°C, e em seguida foi caracterizado por espectroscopia de absorção na região do infravermelho utilizando um espectrofotômetro com transformada de Fourier (FTIR) e por voltametria cíclica. Após a mistura dessa MOF com uma solução que simulou um efluente de indústria têxtil, verificou-se que ela pode ser utilizada em seu tratamento pois foi obtido um efluente sem coloração e houve a estabilização do corante em sua estrutura. Os biossensores desenvolvidos foram elaborados com a fixação da MOF com a lectina, e a pasta de grafite nos eletrodos de platina e ouro. Realizou-se a voltametria cíclica desses sistemas em solução de glicose e frutose. Indicando que a lectina interage com soluções de baixa concentração de glicose com o disco de ouro (5, 10 e 15 mM devido ao aumento dos picos catódicos e anódicos), enquanto que com a placa de platina ela interage com altas concentrações de glicose (20, 40 e 60 mM devido ao aumento dos picos catódicos e anódicos). Não se observou a interação da lectina com a frutose, como já era esperado. Esse sistema pode ser utilizado para a identificação de glicanos em efluentes, e identificação de glicose em amostras reais, não sendo necessária uma grande quantidade de amostra para a identificação, tornando o método eficiente e de baixo custo.Item Análise de diferentes modos de pensar e falar sobre calor expressados por estudantes a partir do trabalho com vídeos e estudo de caso(2018-08-28) Gomes, Gabriel Soares; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/8975279027875743Este estudo traz a proposta de uma sequência didática com foco no uso de vídeos. O nosso objetivo foi analisar diferentes modos de pensar e formas de falar expressados por estudantes em salas de aula de química, a partir de contextos diversos, trazidos em vídeos sobre situações e fenômenos que envolvem os conceitos de calor. Acreditamos que o uso de estratégias didáticas que contam com a exibição de vídeos podem estabelecer uma nova dinâmica de contextualização em sala de aula, estruturando o ensino e facilitando a aprendizagem dos estudantes. A aplicação da sequência didática aconteceu com alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola de Referência em Olinda-PE, a sequência teve quatro momentos, no primeiro as concepções prévias foram levantadas e o perfil dos alunos com os vídeos foram traçados, no segundo e no terceiro momento o conceito de calor foi abordado em uma aula expositiva dialogada tendo dois vídeos como recurso. Os vídeos que foram utilizados na sequência didática são do canal Minutephysics do Youtube, sendo escolhidos aqueles que versam sobre calor. No fim do terceiro momento um estudo de caso contendo três situações foi entregue para que em grupo os alunos solucionassem o caso, no quarto e último momento os alunos apresentaram as soluções encontradas por cada grupo e um vídeo foi apresentado. Para análise dos dados, usamos a teoria do perfil conceitual proposta por Mortimer (1995), para compreender o processo de conceituação sobre calor a partir de articulações dinâmicas entre diferentes modos de pensar e falar, que encontram sentido em contextos específicos. Levaremos em consideração o perfil conceitual proposto por Amaral e Mortimer para calor (2001). Com base nas zonas do perfil conceitual de calor analisamos os vídeos utilizados na sequência e encontramos a zona racionalista, a realista e a empírica, já para as concepções prévias levantadas tivemos o surgimento da zona racionalista e da zona realista. No primeiro momento da sequência os alunos emergiram a zona racionalista, no segundo momento a zona racionalista é encontrada nas soluções. No terceiro momento duas zonas surgem, a racionalista e a realista. Os resultados apontam que os vídeos podem promover a emergência de contextos diversos e a discussão de diferentes modos de pensar e formas de falar sobre o conceito de calor. Enfatizamos a importância de que esse e outros recursos sejam introduzidos na formação inicial para que futuros professores vivenciem experiências inovadoras no ensino de química e possam incluí-las na sua prática docente.Item Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química(2018-08-29) Albuquerque, Edson Severiano de; Leão, Marcelo Brito Carneiro; Souza, Rodrigo Baldow de; http://lattes.cnpq.br/7464451242948613; http://lattes.cnpq.br/2437159839645198; http://lattes.cnpq.br/7276831284746984Esta pesquisa fez uma análise de uma prática pedagógica com a Robótica Sustentável no Ensino de Química, observando como esse trabalho pôde contribuir com o ensino e aprendizagem dos temas abordados na atividade. Foram realizados alguns encontros com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada discutindo temas de Química relacionados à Educação Ambiental. Foi feita uma coleta de lixo eletrônico na comunidade de forma que esse material foi utilizado pelos alunos no desenvolvimento de três protótipos. Depois da construção desses artefatos, foi aplicado um questionário com os estudantes de forma que suas respos-tas foram categorizadas e organizadas em tabelas e, consequentemente, analisa-das. Observou-se que a atividade fez com que os alunos entendessem melhor os problemas causados pelo descarte do lixo eletrônico, propondo, inclusive, algumas soluções, e possibilitou uma prática na qual os estudantes puderam aprender assun-tos de Química que muitas vezes são vistos só na teoria simples.Item Interações de drogas com DNA monitoradas por espectrometria UV-Vis(2019) Santos, Hitala Nicole Lima dos; Oliveira, Severino Carlos Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7976654736038580; http://lattes.cnpq.br/1590532323360691O crescimento desordenado de células alteradas que invadem tecidos e até órgãos, causando o aparecimento de inúmeras doenças, é conhecido como câncer. Essas doenças são desenvolvidas como consequência da influência dos agentes endógenos e exógenos, que causam alterações na sequência dos genes do ácido desoxirribonucleico (DNA). Um dos principais meios de tratamento do câncer é a quimioterapia, que utiliza antineoplásicos para atuar na destruição das células neoplásicas. A interação desses fármacos e de espécies endógenas ou exógenas com o DNA causam danos irreversíveis para a molécula do DNA pela modificação de sua estrutura. É, portanto, muito importante o estudo do mecanismo dessas interações para elucidar o comportamento das drogas e seus efeitos tóxicos e quimioterápicos. Inúmeros métodos de análise de alta seletividade e sensibilidade são empregados com a finalidade de investigar as reações envolvidas nas interações de inúmeras espécies químicas com o DNA, com destaque para métodos baseados em espectrometria UV-Vis. Esta monografia contempla uma parte teórica e uma parte experimental voltada para este tema de interações de espécies químicas com a molécula do DNA. A parte teórica apresenta uma revisão bibliográfica sobre os modos de interação de diversas espécies com o DNA e identificação de ocorrência de danos na molécula do DNA utilizando a espectrometria UV-Vis, além de discutir a estrutura, propriedades e funções do DNA. A parte experimental apresenta uma investigação da interação do brometo de etídio (BE) com o DNA de hélice dupla (dsDNA) por espectrometria UV-Vis. Os resultados mostram claramente que a interação BE-dsDNA acarreta uma significativa mudança no espectro UV-Vis do BE, caracterizada pelo hipocromismo (diminuição de absorbância) e batocromismo (deslocamento da banda para maiores comprimentos de onda). Tal comportamento está de acordo com a formação de um complexo estável entre o BE e o dsDNA via intercalação da molécula do BE na dupla hélice do dsDNA.
