Licenciatura em Química (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/26


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Analisando como o ensino de química está articulado à educação ambiental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular – BNCC
    (2019-07-11) Barbosa Junior, Juscelino Reis; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/7546622170249353
    Este estudo surge com a homologação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2018), caracterizado como documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos deverão desenvolver ao longo do ensino básico. Por este viés o trabalho teve como objetivo analisar as formas de articulação entre o ensino de química, no âmbito das Ciências (EF) e Ciências da Natureza (EM), e Educação Ambiental – EA, que são propostas no documento curricular da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este objetivo surgiu com intuito de responder a duas perguntas problematização que orientaram este trabalho: como a BNCC pode favorecer ou não a possibilidade de que a educação ambiental possa ser desenvolvida a partir do ensino da química? E como o ensino das ciências pode contribuir para a participação do ser humano no ambiente natural? Para que este objetivo pudesse ser alcançado e, as perguntas que nortearam este estudo fossem respondidas, foram feitas leituras e discussão sobre a construção da BNCC, o surgimento da Educação Ambiental e a formação de um sujeito sensível às problemáticas ambientais. Isso serviu de arcabouço para o desenvolvimento do estudo que foi caracterizado como um estudo documental-exploratório. Em seguida, fizemos algumas análises das competências gerais da BNCC, assim como da atual LDB após diversas modificações recentes e da LPNEA que regulamenta a educação ambiental. Dentre alguns pontos, ressaltamos as habilidades propostas para o ensino de ciências, no Ensino Fundamental, desenvolvidas com base nos objetos de conhecimento que envolvem a química e se faz presente de forma concreta e direta, competências para o EF anos finais e para o Ensino Médio, buscando considerar como estas competências se alinham às perspectivas para o EM. E por fim, fica postulado neste trabalho que a Educação Ambiental atrelada ao ensino de química na BNCC, está presente de forma sutil e este documento parece ser apresentado como potencial ferramenta para a formação dos jovens com vistas a suprir ao mercado de trabalho, mão de obra, com conhecimento científico e tecnológico bastante limitado.