Licenciatura em Química (Sede)

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    A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
    (2023-05-03) Nascimento, Gleybson Rodrigues do; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/1751589909512790
    O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.