Licenciatura em Química (Sede)

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    Percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada para promover a alfabetização científica
    (2025-03-17) Silva, Sergiany Sandrelli Santos da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6898348167448044
    Nesta pesquisa temos o objetivo de analisar percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada, a partir do tema Microplásticos, para promover a Alfabetização Científica. A pesquisa foi qualitativa; contou com a participação de dez licenciandos em Química que cursaram pelo menos uma das disciplinas do curso cujas ementas são voltadas para a abordagem CTS; e foi desenvolvida em quatro etapas metodológicas: planejamento de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTSA e estruturada a partir dos eixos da AC propostos por Sasseron (2008) e da espiral de responsabilidade de Waks (1992) com o tema Microplásticos (1ª etapa); elaboração do questionário (2ª etapa); contato, convite e envio do questionário e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os participantes da pesquisa (3ª etapa); e análise dos dados (4ª etapa). Como resultado da pesquisa, podemos destacar que, com base na análise das respostas dos licenciandos ao questionário, a intervenção didática apresenta potencial para promover a AC, ao contemplar os três eixos estruturantes propostos por Sasseron (2008). Além disso, contribuições e limitações da intervenção didática foram apontadas pelos licenciandos. Como contribuições, eles mencionaram, por exemplo, consciência ética sobre o uso e descarte do plástico e a aplicação prática do conhecimento e a formação de cidadãos responsáveis. E como limitações, os licenciandos apontaram, dentre outras, a limitação de tempo para explorar as relações CTSA e a formação docente adequada. Portanto, para pesquisas futuras sobre a AC no ensino de Química, sugerimos a implementação da intervenção didática em tela em contextos reais de ensino para investigar a promoção da AC dos estudantes nesses contextos.
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    Contribuições e limitações para a ACT de licenciandos em Química: uma análise a partir das percepções deles
    (2025-03-18) Barros, José Felipe de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/0424122111591768
    A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) é uma condição para a formação cidadã, pelo desenvolvimento de habilidades de domínio, autonomia e comunicação. Portanto, nesta pesquisa tivemos o objetivo de analisar contribuições e limitações para a ACT de licenciandos em Química a partir das percepções deles. Por meio dela, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais aspectos, a partir das percepções de licenciandos em Química, podem indicar contribuições e/ou limitações para a ACT deles? A pesquisa desenvolvida foi de natureza mista, com abordagem quantitativa e qualitativa, contou com a participação de 22 licenciandos em Química distribuídos em licenciandos do primeiro período denominados ingressantes (LQI) e licenciandos do décimo ou último período do curso denominados concluintes (LQC), e foi desenvolvida em três etapas: adaptação do questionário (Etapa 1); aplicação do questionário (Etapa 2); e organização e análise dos dados produzidos (Etapa 3). Um questionário baseado na Escala Likert foi o único instrumento de pesquisa. A partir das análises, podemos dizer de modo geral, que: 1. quanto às percepções dos licenciandos de Química acerca da ciência, da tecnologia e das relações entre elas, os licenciandos dos dois grupos concordam totalmente que devemos questionar a Ciência e Tecnologia, que o trabalho da Ciência é buscar verdades que precisam ser comprovadas, e que a Tecnologia é aplicação da Ciência; 2. em relação às percepções dos licenciandos de Química acerca da ciência, da tecnologia e suas relações com a sociedade, os LQI e LQC concordam parcialmente que a Ciência e a Tecnologia não devem ser influenciadas por fatores sociais, políticos, religiosos, econômicos e éticos (fatores externos) e que quanto mais tecnologia mais bem-estar; 3. quanto às contribuições e limitações para a ACT dos licenciandos em Química, algumas percepções podem se constituir como contribuições para a ACT deles, como, por exemplo, os LQI e os LQC concordarem totalmente que devemos questionar a
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    Contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica sobre a questão sociocientífica derrame de óleo nas praias do Nordeste na alfabetização científica e tecnológica de estudantes
    (2020-10-01) Farias, Robson Almeida Monteiro de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6038725990836198
    Neste trabalho monográfico tivemos como objetivo analisar contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica, sobre a QSC Derrame de óleo nas praias do Nordeste, na ACT de estudantes no Ensino de Química. Nesta perspectiva: analisamos níveis de ACT de estudantes; avaliamos as características das QSC mobilizadas, e identificamos relações entre os níveis de ACT de estudantes e as características das QSC mobilizadas. Desenvolvemos a pesquisa em uma escola pública estadual localizada no município pernambucano de Olinda, Região Metropolitana do Recife, com a participação, em média, de trinta estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, com faixa etária entre 14 e 19 anos, e seguimos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Foram desenvolvidas as seguintes etapas metodológicas: planejamento e desenvolvimento da intervenção pedagógica; e análise dos dados. A partir das análises, destacamos como contribuições da intervenção pedagógica o desenvolvimento do nível de ACT prática; do nível, em parte, de ACT cívica; e a mobilização de algumas das características das QSC, tais como: aproximação de estudantes às situações reais; contextualização dos conteúdos; e discussão de aspectos diversos. Contudo, limitações da intervenção pedagógica foram identificadas, dentre as quais, destacamos o fato das questões norteadoras não terem contribuído, por exemplo, para a abordagem de aspectos relativos à NdCeT, o que pode ter refletido no fato de não termos identificado o desenvolvimento do nível de ACT cultural por esses estudantes.
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    Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre natureza da tecnologia como indicadores da alfabetização científica e tecnológica
    (2022-05-27) Régis Júnior, José Josiel; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2879033758134136
    A tecnologia faz parte de diversos contextos do mundo atual, fato este que corrobora com a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por parte dos cidadãos. A ACT contempla, além dos conceitos e procedimentos científicos, a compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia. Nesta pesquisa, direcionamos nosso estudo para a Natureza da Tecnologia (NdT) como uma componente da ACT, e mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química, considerando que pesquisas sobre a NdT e os professores de Química em formação ainda são incipientes no Brasil. Portanto, nesta pesquisa temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Natureza da Tecnologia (NdT), considerando-as como indicadores da ACT deles. Contamos com a participação de quinze estudantes que cursavam o último período do curso. Para a análise dos dados adotamos abordagens qualitativa e quantitativa e as seguintes etapas metodológicas: 1) seleção das questões do COCTS que envolvem aspectos da NdT; 2) aplicação das questões selecionadas com estudantes de um curso de licenciatura em Química do último período; e 3) análise qualitativa e quantitativa das respostas dos estudantes participantes às questões do COCTS. A partir das análises realizadas, como resultados principais destacamos que os estudantes expressaram crenças e atitudes plausíveis para sete das oito questões do COCTS relativas à NdT, como, por exemplo, sobre a tecnologia e sobre a interdependência entre ciência e tecnologia, e crenças e atitudes adequadas sobre as relações CTS. Adicionalmente, vale ressaltar que era esperado que os estudantes expressassem acordos parciais frente às frases plausíveis das questões e não que concordassem ou discordassem em alto grau com elas como foi observado. Portanto, os resultados obtidos nesta pesquisa apontam evidências da necessidade de se discutir sobre a NdT no âmbito da formação inicial de professores de Química, na perspectiva da ACT deles.
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    Abordagem da questão sociocientífica poluição por plásticos no ensino de química: uma análise de contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica de estudantes
    (2020-11-05) Silva, Janaína Santana da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6443588588161854
    Neste trabalho monográfico temos o objetivo de analisar contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica com abordagem da Questão Sociocientífica (QSC) poluição por plásticos para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de estudantes. Nesta perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, seguimos uma abordagem qualitativa dos dados, e contamos com a participação de vinte e dois estudantes da 3° série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Seguimos três etapas metodológicas: 1) planejamento da intervenção pedagógica; 2) desenvolvimento da intervenção pedagógica; e 3) análise dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram as perguntas relativas ao caso intitulado “O maior desafio ambiental do século XXI”, e seis questões norteadoras. Com base nas análises realizadas, podemos destacar contribuições e limitações da intervenção pedagógica com abordagem da QSC Poluição por plásticos para a ACT dos estudantes. Entre as contribuições destacamos as questões norteadoras e as atividades desenvolvidas na intervenção pedagógica, visto que identificamos nas respostas dos estudantes os níveis de ACT prática e de ACT cívica. Entre as limitações, apontamos o tempo dedicado à abordagem do caso, visto que não foi suficiente para o desenvolvimento de discussões capazes de mobilizar os demais aspectos sociocientíficos que estavam associados a problemática em questão, uma vez que não percebemos avanços significativos nas respostas dos estudantes para as questões do caso, no início e no final da intervenção, e o fato do caso, das questões norteadoras e das atividades desenvolvidas não envolverem aspectos que pudessem promover o nível de ACT cultural.