Licenciatura em Química (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Análise de material didático para abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de química na perspectiva de professores de química em formação inicial(2024-10-02) Freitas, Wirolhayne Carla de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6972594555093223A Natureza da Ciência (NdC) é uma abordagem que pode ser articulada à perspectiva da Ciência Cidadã, ou seja, a uma visão de ciência para todos. Além disso, no âmbito educacional, considera-se que saber sobre a NdC é tão relevante quanto compreender os conteúdos científicos (Bejarano et al., 2019). Entretanto, professores e estudantes podem ter compreensões equivocadas sobre a NdC (McComas et al., 2002). Nesse sentido, o desenvolvimento da abordagem da NdC no contexto escolar pode melhorar as atitudes de professores e estudantes sobre a ciência. Adicionalmente, existe uma escassez de materiais didáticos relacionados à NdC (Massoni, 2010 apud Peduzzi; Raicik, 2020). Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de materiais didáticos para a abordagem da Natureza da Ciência na perspectiva de professores de Química em formação inicial. Metodologicamente, contou-se com a participação três licenciandos de Química e foram seguidas cinco etapas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração de materiais didáticos para a implementação da abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de Química (etapa 2); elaboração de questionário para avaliação dos materiais didáticos pela plataforma Google Forms (etapa 3); avaliação dos materiais didáticos elaborados por professores de Química em formação inicial (etapa 4);organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Para a revisão da literatura foram adotados pressupostos da Revisão Integrativa (Souza et al, 2010). Na análise da revisão da literatura, foram consideradas três categorias analíticas: objetivos apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; tipos de pesquisas desenvolvidas nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; resultados apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências. Na análise da avaliação do material didático pelos licenciandos, as categorias de análise foram: contribuições do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência; e limitações do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência. Os resultados da revisão da literatura indicaram objetivos diversos com ênfase em discussões voltadas para as concepções de NdC, pesquisas do tipo teórica e documental, e como resultados, por exemplo, o fato dos documentos oficiais nacionais não se referem explicitamente à NdC. Adicionalmente, identificou-se que nenhum dos artigos envolveu o uso de materiais didáticos para a abordagem da NdC no ensino de ciências. Foi considerando esse aspecto que o material didático intitulado “Uma proposta para a abordagem da Natureza da Ciência (NdC) a partir do episódio histórico A vida e as descobertas científicas de Marie Curie utilizando História em Quadrinhos como estratégia didática”foi elaborado. Por fim, esse material didático foi avaliado por professores de Química em formação inicial e, a partir dessa avaliação, contribuições e limitações do respectivo material didático para a abordagem da NdC foram identificadas, como, por exemplo, sua contribuição para o entendimento de que o conhecimento científico tem caráter provisório e a limitação de ter usado apenas uma estratégia didática.Item Contribuições e limitações para a ACT de licenciandos em Química: uma análise a partir das percepções deles(2025-03-18) Barros, José Felipe de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/0424122111591768A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) é uma condição para a formação cidadã, pelo desenvolvimento de habilidades de domínio, autonomia e comunicação. Portanto, nesta pesquisa tivemos o objetivo de analisar contribuições e limitações para a ACT de licenciandos em Química a partir das percepções deles. Por meio dela, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais aspectos, a partir das percepções de licenciandos em Química, podem indicar contribuições e/ou limitações para a ACT deles? A pesquisa desenvolvida foi de natureza mista, com abordagem quantitativa e qualitativa, contou com a participação de 22 licenciandos em Química distribuídos em licenciandos do primeiro período denominados ingressantes (LQI) e licenciandos do décimo ou último período do curso denominados concluintes (LQC), e foi desenvolvida em três etapas: adaptação do questionário (Etapa 1); aplicação do questionário (Etapa 2); e organização e análise dos dados produzidos (Etapa 3). Um questionário baseado na Escala Likert foi o único instrumento de pesquisa. A partir das análises, podemos dizer de modo geral, que: 1. quanto às percepções dos licenciandos de Química acerca da ciência, da tecnologia e das relações entre elas, os licenciandos dos dois grupos concordam totalmente que devemos questionar a Ciência e Tecnologia, que o trabalho da Ciência é buscar verdades que precisam ser comprovadas, e que a Tecnologia é aplicação da Ciência; 2. em relação às percepções dos licenciandos de Química acerca da ciência, da tecnologia e suas relações com a sociedade, os LQI e LQC concordam parcialmente que a Ciência e a Tecnologia não devem ser influenciadas por fatores sociais, políticos, religiosos, econômicos e éticos (fatores externos) e que quanto mais tecnologia mais bem-estar; 3. quanto às contribuições e limitações para a ACT dos licenciandos em Química, algumas percepções podem se constituir como contribuições para a ACT deles, como, por exemplo, os LQI e os LQC concordarem totalmente que devemos questionar aItem Questões de gênero e sexualidade nas experiências de discentes do curso de Licenciatura em Química: uma análise de suas narrativas (auto)biográficas(2024-09-19) Silva, David Filipe Nascimento da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019As questões sobre gênero e sexualidade, geralmente, não são discussões recorrentes no ensino de Química e na formação inicial de professores de Química. Entretanto, considera-se a necessidade da formação dos futuros professores de Química para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi compreender por meio das narrativas (auto) biográficas de discentes da Licenciatura em Química, suas experiências sobre questões de gênero e sexualidade no contexto escolar/acadêmico. A pesquisa foi qualitativa e contou com participação de sete discentes do curso de Licenciatura em Química, matriculados nos componentes curriculares Estágio Supervisionado Obrigatório III e Estágio Supervisionado Obrigatório IV de uma universidade pública federal. O instrumento de pesquisa foram as narrativas (auto)biográficas escritas pelos discentes, obtidas por meio de um questionário de questão única, elaborado na plataforma Google Forms. Para as análises das narrativas (auto)biográficas, foram consideradas categorias analíticas à posteriori. Os resultados das análises, relativos às experiências dos discentes sobre questões de gênero e sexualidade no contexto escolar/acadêmico relatados em suas narrativas (auto) biográficas, indicaram: a ausência da discussão sobre questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar e/ou acadêmico; o não saber agir, intolerância e/ou preconceito diante de questões de gênero e sexualidade por estudantes/professores no âmbito escolar e/ou acadêmico; o desrespeito e bullying diante de questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar e/ou acadêmico: o respeito diante das questões de gênero e sexualidade no âmbito acadêmico; contribuições de disciplinas/programas no âmbito escolar e/ou acadêmico sobre questões de gênero e sexualidade; o saber agir diante de questões de gênero e sexualidade na minha prática docente; e o como inserir questões de gênero e sexualidade no ensino de Química. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com as discussões sobre questões de gênero e sexualidade na formação inicial de professores de Química, uma vez que trouxe as experiencias vivenciadas por discentes e evidenciou, a partir de seus resultados, o quanto a ausência destas questões na formação profissional pode dificultar a educação inclusiva.Item Impressões de um grupo de licenciandos em Química da UFRPE sobre a sua formação inicial(2024-10-01) Cesário, Lucas da Silva; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/9217362239710121A presente pesquisa teve como objetivo analisar as impressões de estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre sua formação inicial. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo com dez licenciandos em Química dessa Instituição que estavam nos períodos finais do curso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista narrativa em que as exmanentes (questões de pesquisa ou de interesse do pesquisador) foram pensadas e definidas. Essas questões visaram orientar a conversa entre o entrevistado e o entrevistador a fim de abordar os temas tratados na pesquisa e assim atender os objetivos estabelecidos. Os resultados mostram uma diversidade de impressões sobre a carreira Docente, incluindo visões positivas e críticas acerca da formação inicial. Os licenciandos destacam a necessidade de maior integração entre conteúdos teóricos e experiências práticas e sinalizam que a vivência de programas institucionais relacionados com a docência e os estágios supervisionados, são essenciais para essa integração. Contudo, as críticas dos estudantes à desconexão entre teoria e realidade escolar, sugerem a necessidade de adaptações curriculares e de estudos longitudinais que acompanhem suas trajetórias, visando aprimorar a formação e preparar melhor os futuros docentes para os desafios da carreira.Item Formação de professoras e professores e conteúdos cordiais: a educação em Direitos Humanos é uma necessidade formativa na Licenciatura em Química?(2023-09-18) Santos, Ismael Lucas dos; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/7423784204105582Esse trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto mais amplo, denominado “Movimentos Formativos para atuação docente em Química”, que tem por finalidade refletir sobre o papel que os cursos de Licenciatura em Química desempenham na formação de professoras e professores frente às temáticas e tendências atuais do Ensino de Química. Assim, com o recorte desenvolvido neste trabalho, buscamos acrescentar aos resultados do projeto em tela um olhar para um dos dois cursos de Licenciatura em Química da UFRPE, situado na cidade do Recife, para entender como os documentos institucionais basilares, a representação docente e a representação de discentes egressos entendem a relação entre o Ensino de Química e a Educação em Direitos Humanos como uma necessidade formativa docente, com foco na abordagem de Conteúdos Cordiais. Para isso, nos ancoramos em um viés qualitativo de pesquisa, com metodologia dividida em dois grandes momentos, a saber: a pesquisa documental e as entrevistas narrativas. Na primeira parte, realizamos, tendo como base a análise do conteúdo de Bardin, um estudo comparativo entre os dois principais documentos oficiais em vigor no curso de Licenciatura em Química, o PPC iniciado em 2010, em fase de conclusão, e o mais recente, de 2020, com a finalidade de reconhecer como institucionalmente a Educação em Direitos Humanos encontra lugar na estrutura formativa, considerando o diálogo com o Ensino de Química. Em seguida, na segunda parte, elaboramos dois instrumentos de entrevistas narrativas, um com foco nos docentes e outro nos discentes egressos. A partir disso, convidamos três representantes de cada classe, que responderam ao instrumento, visando entender como as pessoas que constroem o curso organizam suas experiências, como as violações são percebidas e se a Educação em Direitos Humanos foi abordada como uma necessidade de maneira efetiva dentro do curso.Item Experimentação investigativa em eletroquímica: análise das contribuições para a formação de licenciandos em Química(2022-09-28) Santos, Jeibson Joaquim dos; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/3779449247384247O presente trabalho teve por objetivo analisar e identificar as contribuições de atividades experimentais investigativas que podem conferir à Licenciatura em Química em suas práticas docentes futuras. A pesquisa foi aplicada em quatro turmas de Físico-Química L3 ao longo de dois semestres, possuindo um caráter qualitativo interativo, onde os licenciandos inicialmente entraram em contato com textos acadêmicos abordando os temas de experimentação investigativa e ensino por investigação, para posteriormente debater sobre o assunto e em momentos futuros vivenciarem atividades experimentais investigativas, onde tiveram a oportunidade de trabalhar duas situações problemas desenvolvidas pelo pesquisador e após produziram relatos sobre suas atividades experimentais investigativas. Onde a partir dessas interações foram coletadas duas propostas de conceito para situação problema, construídas de forma coletiva; Observações sobre as dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais durante a realização das atividades experimentais investigativas; 20 relatos, que foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD) e uma avaliação para as duas situações problemas apresentados. Onde os resultados se demonstraram satisfatórios, de modo que apontaram inquietação e uma gradativa apropriação dos licenciandos para as características do ensino por investigação, onde eles demonstraram avanços na transposição de suas posturas passivas para posturas ativas na realização das atividades experimentais investigativas.Item Contribuições e dificuldades do estágio supervisionado obrigatório na Licenciatura em Química da UFRPE: um olhar dos licenciandos ao longo do processo formativo(2020-10-19) Morais, Rafaela Sales; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/7067572650938131Nos cursos de licenciatura, os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios que visam o ensino-aprendizagem relacionado à didática-pedagógica proporcionando ao licenciando a participação em situações reais de vida e trabalho, por esse motivo torna-se essencial avaliar quais as contribuições e dificuldades encontradas pelos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ao longo do período designado para seu estágio supervisionado obrigatório. Entre os principais aspectos que foram avaliados, citamos a escola (campo de estágio) e a instituição formadora. Com o fim de atingir tal objetivo, uma pesquisa de caráter qualitativo foi realizada para levantamento de dados, na qual empregou-se questionários, sendo estes os principais informativos para a coleta de dados para este estudo. Além disso, pesquisas visando aporte teórico foram realizadas, a fim de melhorar o entendimento da concepção do estágio supervisionado e suas contribuições para os discentes no decorrer dos anos. Dessa maneira, o presente estudo teve como objeto de estudo, os licenciandos matriculados na disciplina que corresponde ao último estágio supervisionado da grade curricular e/ou alunos que finalizaram este componente curricular. Tal critério, em relação a escolha desse grupo foi devido ao acúmulo das experiências obtidas no intervalo de dois anos levando em consideração que ao todo são quatro estágios, sendo uma disciplina desta por período (semestral), por essa razão a opinião dos mesmos sobre as experiências vividas seriam mais completas, uma vez que já passaram por todos os estágios previstos na matriz curricular para o curso de licenciatura. Assim sendo, o grupo escolhido traria as contribuições e dificuldades vivenciadas num maior intervalo de tempo de maneira mais consolidada. Através das análises dos dados foi possível observar a importância do estágio supervisionado para os estudantes da licenciatura e o lavor da prática docente. Ademais, vale ressaltar a mudança na visão dos licenciandos em relação aos estágios, nos tempos atuais, eles ocupam parte fundamental de sua formação docente. A maior relevância disso se deu pela própria mudança de concepção dos discentes de licenciatura, visto que para eles, hoje os estágios são extremamente necessários, bem diferente de anos atrás quando a teoria e prática eram separadas e a prática era feita apenas para responder às exigências legais.Item Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre natureza da tecnologia como indicadores da alfabetização científica e tecnológica(2022-05-27) Régis Júnior, José Josiel; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2879033758134136A tecnologia faz parte de diversos contextos do mundo atual, fato este que corrobora com a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por parte dos cidadãos. A ACT contempla, além dos conceitos e procedimentos científicos, a compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia. Nesta pesquisa, direcionamos nosso estudo para a Natureza da Tecnologia (NdT) como uma componente da ACT, e mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química, considerando que pesquisas sobre a NdT e os professores de Química em formação ainda são incipientes no Brasil. Portanto, nesta pesquisa temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Natureza da Tecnologia (NdT), considerando-as como indicadores da ACT deles. Contamos com a participação de quinze estudantes que cursavam o último período do curso. Para a análise dos dados adotamos abordagens qualitativa e quantitativa e as seguintes etapas metodológicas: 1) seleção das questões do COCTS que envolvem aspectos da NdT; 2) aplicação das questões selecionadas com estudantes de um curso de licenciatura em Química do último período; e 3) análise qualitativa e quantitativa das respostas dos estudantes participantes às questões do COCTS. A partir das análises realizadas, como resultados principais destacamos que os estudantes expressaram crenças e atitudes plausíveis para sete das oito questões do COCTS relativas à NdT, como, por exemplo, sobre a tecnologia e sobre a interdependência entre ciência e tecnologia, e crenças e atitudes adequadas sobre as relações CTS. Adicionalmente, vale ressaltar que era esperado que os estudantes expressassem acordos parciais frente às frases plausíveis das questões e não que concordassem ou discordassem em alto grau com elas como foi observado. Portanto, os resultados obtidos nesta pesquisa apontam evidências da necessidade de se discutir sobre a NdT no âmbito da formação inicial de professores de Química, na perspectiva da ACT deles.Item Saberes da formação específica e atuação no contexto escolar: desafios no ensino e aprendizagem de Química(2021-03-02) Araújo, Flávio Ribeiro; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0819343533418318Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar como o professor em uma formação específica em outra área, constrói saberes relativos à docência em Química e as limitações e possibilidades na sua prática. Inicialmente, realizou-se uma breve revisão da literatura, utilizando-se livros, revistas e sites da WEB. Em termos metodológicos, os participantes foram dois professores. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário com o objetivo de elucidar os objetivos da investigação. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, relacionando detalhes citados pelos os diversos autores de assuntos relacionados com o tema. O motivo de realizar essa pesquisa está relacionado com as diversas vezes que foram observados professores da rede pública de ensino médio de Química, diante do problema de não possuírem a formação específica de Química, apresentarem dificuldades para trabalharem no cargo de professor e com isto, apresentando um baixo rendimento de ensino. Na pesquisa, foram relacionados assuntos como: metodologias de ensino aplicadas ao ensino de Química, os recursos aplicados por estes professores de uma formação não específica, identificar os problemas enfrentados por estes professores em sala de aula; a importância da pesquisa para docentes de não formação específica atuantes no ensino da matéria química e também como estes professores agem através de sua gestão em sala de aula, durante a realização dos estágios supervisionados I, II,III, IV, o que me motivou a realização dessa pesquisa. Por exemplo, quando se pretendeu identificar quais as estratégias metodológicas e recursos utilizados pelo o docente, sem a formação específica nas aulas de Química, para (P1) respondeu que realizava como um dos meios de ensino, a problematização do assunto e incentivava os alunos a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes para o assunto que seria lecionado. Para (P2), utilizava-se de aulas expositivas resoluções de exercícios. Os resultados observados pelo questionário ajudaram a justificar o que se pretendeu defender no tema da monografia com resultados significativos para um bom entendimento para o ensino de Química.Item Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia(2020-10-28) Silva, Carina Fernandes Bezerra da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/3349978068322310Neste trabalho monográfico temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como indicadores da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT) na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2019, e nela, adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, consideramos aspectos éticos de que as informações obtidas nesta pesquisa são confidenciais, não havendo identificação dos participantes, e contamos com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Adotamos a versão brasileira do Cuestionario de Opiniones sobre la Ciencia, Tecnología y la Sociedad (COCTS) como instrumento de coleta de dados e seguimos como procedimentos metodológicos: 1) Seleção das questões do COCTS; 2) Aplicação do COCTS com estudantes do curso de Licenciatura em Química; 3) Análise dos dados. A partir das análises realizadas, podemos dizer que os estudantes, participantes desta pesquisa, expressaram crenças e atitudes plausíveis, ingênuas e adequadas sobre diferentes temas CTS. Destacamos que para alguns dos temas CTS os estudantes apresentaram crenças e atitudes plausíveis, o que a nosso ver, é um resultado positivo. Contudo, crenças e atitudes adequadas foram representativas dos menores percentuais, revelando fragilidades. Estas fragilidades podem refletir na compreensão da NdCeT dos estudantes, comprometendo a ACT dos licenciandos. Portanto, propor e analisar processos formativos de professores sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia na perspectiva da ACT pode se constituir em uma promissora agenda de pesquisa para estudos futuros.
