Licenciatura em Química (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/26


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 113
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de material didático para abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de química na perspectiva de professores de química em formação inicial
    (2024-10-02) Freitas, Wirolhayne Carla de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6972594555093223
    A Natureza da Ciência (NdC) é uma abordagem que pode ser articulada à perspectiva da Ciência Cidadã, ou seja, a uma visão de ciência para todos. Além disso, no âmbito educacional, considera-se que saber sobre a NdC é tão relevante quanto compreender os conteúdos científicos (Bejarano et al., 2019). Entretanto, professores e estudantes podem ter compreensões equivocadas sobre a NdC (McComas et al., 2002). Nesse sentido, o desenvolvimento da abordagem da NdC no contexto escolar pode melhorar as atitudes de professores e estudantes sobre a ciência. Adicionalmente, existe uma escassez de materiais didáticos relacionados à NdC (Massoni, 2010 apud Peduzzi; Raicik, 2020). Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de materiais didáticos para a abordagem da Natureza da Ciência na perspectiva de professores de Química em formação inicial. Metodologicamente, contou-se com a participação três licenciandos de Química e foram seguidas cinco etapas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração de materiais didáticos para a implementação da abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de Química (etapa 2); elaboração de questionário para avaliação dos materiais didáticos pela plataforma Google Forms (etapa 3); avaliação dos materiais didáticos elaborados por professores de Química em formação inicial (etapa 4);organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Para a revisão da literatura foram adotados pressupostos da Revisão Integrativa (Souza et al, 2010). Na análise da revisão da literatura, foram consideradas três categorias analíticas: objetivos apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; tipos de pesquisas desenvolvidas nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; resultados apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências. Na análise da avaliação do material didático pelos licenciandos, as categorias de análise foram: contribuições do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência; e limitações do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência. Os resultados da revisão da literatura indicaram objetivos diversos com ênfase em discussões voltadas para as concepções de NdC, pesquisas do tipo teórica e documental, e como resultados, por exemplo, o fato dos documentos oficiais nacionais não se referem explicitamente à NdC. Adicionalmente, identificou-se que nenhum dos artigos envolveu o uso de materiais didáticos para a abordagem da NdC no ensino de ciências. Foi considerando esse aspecto que o material didático intitulado “Uma proposta para a abordagem da Natureza da Ciência (NdC) a partir do episódio histórico A vida e as descobertas científicas de Marie Curie utilizando História em Quadrinhos como estratégia didática”foi elaborado. Por fim, esse material didático foi avaliado por professores de Química em formação inicial e, a partir dessa avaliação, contribuições e limitações do respectivo material didático para a abordagem da NdC foram identificadas, como, por exemplo, sua contribuição para o entendimento de que o conhecimento científico tem caráter provisório e a limitação de ter usado apenas uma estratégia didática.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo da remoção de Cd, Zn e as empregando a quitosana como adsorvente
    (2025-07-30) Gomes, Layla Ângeles; Gomes, Maria José de Filgueiras; http://lattes.cnpq.br/0060810526769648; http://lattes.cnpq.br/8469037299361586
    Com o advento da agricultura e da pecuária no período Neolítico e, posteriormente, com o avanço da globalização e das revoluções industriais, a exploração dos recursos naturais se intensificou, gerando impactos negativos no meio ambiente. Entre esses impactos, destaca-se a poluição dos corpos hídricos, especialmente por metais pesados como zinco (Zn), cádmio (Cd) e arsênio (As), os quais são altamente tóxicos e representam um sério risco à saúde pública e à biodiversidade. Esses metais possuem alta persistência ambiental e bioacumulam-se em organismos vivos, provocando efeitos adversos mesmo em baixas concentrações. Frente às limitações dos métodos convencionais de tratamento de água, a adsorção surge como uma alternativa promissora por ser de baixo custo, eficiente e ambientalmente adequada. Nesse contexto, a quitosana tem se destacado como um biossorvente eficiente, devido à sua estrutura química que favorece interações com os metais, além de sua disponibilidade abundante e biodegradabilidade. Derivada da quitina, presente em exoesqueletos de crustáceos, a quitosana oferece uma solução sustentável alinhada aos princípios da Química Verde. Além disso, sua modificação química, como a reticulação com glutaraldeído, amplia sua estabilidade e capacidade de reutilização. Este trabalho investiga a eficiência da quitosana na remoção de zinco, cádmio e arsênio de águas contaminadas, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias limpas e acessíveis voltadas à descontaminação hídrica e à proteção ambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mapeamento ontogenético da composição química de espécies de Piper e avaliação do seu potencial acaricida no controle do Tetranychus urticae (Ácaro rajado)
    (2025-08-04) Santos, Daiane Maria Barbosa dos; Camara, Claudio Augusto Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5615678215435460; http://lattes.cnpq.br/1313180740288475
    As espécies do gênero Piper se destacam por apresentar diversas atividades biológicas, incluindo potencial bioativo frente a pragas, como o Tetranychus urticae (ácaro rajado), praga agrícola de relevância econômica e difícil controle. A aplicação recorrente de acaricidas comerciais tem favorecido a seleção de populações resistentes, além de impactos negativos ao meio ambiente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar a composição química dos óleos essenciais extraídos das folhas de plântulas e plantas adultas de cinco espécies de Piper (P. aduncum, P. dilatatum, P. hispidum, P. umbellatum e P. tuberculatum) e avaliar seu potencial acaricida frente ao T. urticae. Os óleos foram obtidos por hidrodestilação e caracterizados por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM). A análise demonstrou variações ontogenéticas significativas na composição dos óleos, com destaque para o dilapiol como composto majoritário em P. aduncum, e a presença de amidas alcalóides em P. tuberculatum na fase de plântula e a predominância de sesquiterpenos nas fases adultas das demais espécies. A análise de componentes principais (PCA) distinguiu os perfis químicos das espécies em quatro grupos distintos, evidenciando diferenças consideráveis na ontogenia das espécies. Os bioensaios demonstraram efeito tóxico dose-dependente para os óleos essenciais testados, destacando a P. dilatatum (CL50 = 3,65 µL/mL) sendo a mais tóxica entre as espécies sendo comparada ao produto comercial Azamax® que teve um valor próximo a esse resultado. Os óleos essenciais das cinco espécies de Piper testadas apresentaram diferentes níveis de inibição da acetilcolinesterase (AChE), com P. hispidum, P. tuberculatum e P. umbellatum demonstrando maior atividade inibitória que o controle positivo (Cloridrato de donepezila), enquanto P. aduncum apresentou inibição equivalente aos controles comerciais. Já a P. dilatatum exibiu menor efeito na inibição da AChE, sugerindo modos de ação distintos na atividade acaricida. Os resultados apontam para o potencial dos óleos essenciais como controles alternativos naturais viáveis aos acaricidas comerciais, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Síntese e caracterização de óxidos mistos nanoestruturados a base de céria
    (2022-06-03) Albuquerque, Thiago Alves de; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; http://lattes.cnpq.br/0019479461317282
    Os óxidos metálicos mistos (MMO’s) são compostos inorgânicos constituídos por ânions de oxigênio e dois ou mais cátions metálicos, que apresentam estruturas complexas do tipo espinélios e perovskitas. Correspondem ao maior grupo de catalisadores heterogêneos devido apresentarem propriedades redox, ácido-base, armazenamento e mobilidade de oxigênio, além de defeitos na estrutura. Sob a forma nanoestruturada estas propriedades apresentam melhoras significativas causadas pela redução do tamanho das partículas. Dentre os óxidos metálicos (MO’s), a céria (CeO2) tem despertado atenção devido suas propriedades, como redutibilidade e alta capacidade de armazenamento de oxigênio, sendo bastante utilizado como catalisador mássico, ou como suporte de catalisador. O CeO2 pode ser dopado com outros cátions metálicos como o Zr+4 formando o óxido misto CeO2-ZrO2 (CZ), resultando na melhora significativa da capacidade de armazenamento, redutibilidade e mobilidade de oxigênio. Na presença de cobre sob a forma de óxido misto triplo ou impregnado, estas propriedades reforçam o desempenho em catálise. Os MMO’s nanoestruturados são obtidos por meio de métodos de coprecipitação (CP), sol-gel (SG), sonoquímico (SQ), hidrotérmico (HT) e impregnação (IP). O presente estudo priorizou a síntese de óxidos mistos a base de céria, podendo conter Zr e/ou Cu. Para tanto, foram preparadas amostras do óxido CeO2-ZrO2-CuO (CZC) na razão molar Ce:Zr:Cu= 0,72:0,19:0,09 utilizando os métodos CP e SQ. E também o óxido CeO2-ZrO2 (CZ) com razão molar Ce:Zr = 0,8:0,2 via método SQ. Além disso, foi preparado óxido misto CeO2-ZrO2 impregnado com CuO, CuO/CeO2-ZrO2 (Cu/CZ), contendo 15% em massa de Cu(NO3)2.3H2O. Os óxidos foram caracterizados por difração de raios-X (DRX), sendo observadas para as amostras de CZ e dela impregnada (Cu/CZ), reflexões relacionadas à fase cubica do CeO2. Resultados de DRX do óxido Cu/CZ indicou provável dispersão do cobre na superfície de CZ.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação ambiental: a importância da coleta seletiva no âmbito da escola pública
    (2025-08-01) Conceição, Fernanda Maria da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4685779094201138
    Este trabalho promove a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, integrando saberes e práticas sustentáveis no cotidiano. É sabido que a educação ambiental forma cidadãos conscientes, capazes de agir em prol da preservação do meio ambiente. A pesquisa trata a respeito da realização de um projeto de intervenção que teve como objetivo principal analisar como a sensibilização de um sistema de coleta seletiva contribui com a educação ambiental no âmbito da escola pública. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Itapissuma - PE. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia baseada numa abordagem qualitativa, que incluiu a execução de uma palestra, seguida da realização de uma oficina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário elaborado na plataforma Google Forms, em que obtivemos a resposta dos 16 (dezesseis) estudantes participantes. Os resultados evidenciam que, mesmo com alguns desafios na continuidade da prática, em muitos casos devido à resistência à mudança de hábitos, os estudantes compreenderam a importância da separação correta dos resíduos sólidos e demonstraram engajamento para aplicar o conhecimento adquirido em casa e na vizinhança. A pesquisa revelou ainda que a educação ambiental, quando vivenciada na prática, contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes. Diante disso, conclui-se que, projetos como esse fortalecem o papel da escola na construção de uma consciência ambiental crítica, ética e ativa, e que ações simples, como a coleta seletiva, podem gerar impactos positivos duradouros, dentro e fora da escola. Reforça-se, ainda, a necessidade de maior apoio institucional e integração entre escola, comunidade e órgãos públicos para fortalecer práticas sustentáveis no ambiente educacional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma análise cienciométrica sobre jogos no ensino de Química em artigos da Revista Ludus Scientae
    (2025-03-18) Souto, Kaio Fábio Santos; Simões Neto, José Euzebio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/6728961168532707
    O ensino de química sempre representou um desafio para estudantes e educadores, em grande parte devido à complexidade e abstração dos conceitos estudados, características que aliadas à forma como tem sido ensinada, a química tem se tornado uma disciplina difícil, muito distante da realidade dos estudantes e de aprendizagem pouco estimulante. Tal cenário pode ser modificado na inclusão de metodologias diferenciadas, como os jogos didáticos, que vêm ganhando força e espaço como uma estratégia inovadora e eficaz para envolver e estimular os estudantes, aproximando a disciplina da realidade dos alunos, além de tornar o aprendizado mais prazeroso. Esta pesquisa busca entender a produção científica sobre jogos didáticos no ensino de química, analisando artigos publicados em um periódico especializado na temática, a Revista Eletrônica Ludus Scientiae, considerando todos seus anos de publicação. Para tal análise, utilizamos como ferramenta a cienciometria, que nos permitiu uma visão quantitativa detalhada sobre a frequência de publicações, principais indicadores de autorias, regiões geográficas dos autores, conceitos mais abordados e referências mais importantes. Com os dados encontrados na pesquisa, traçamos um perfil com os padrões e tendências na produção científica nessa área. Diante dos dados encontrados, evidenciamos que o uso de jogos didáticos no ensino de química é um caminho promissor, mas que ainda precisa ser mais explorado. Esperamos que essa pesquisa contribua para a valorização da área, encoraje educadores e pesquisadores a expandirem o uso da ludicidade como uma estratégia pedagógica, assim como, sirva de base para auxiliar futuras produções científicas na área.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Euforia: um jogo didático para relacionar emoções, saúde mental e Química
    (2022-10-14) Franco, Marcus Vinícius da Silva; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2999723486603815
    No que diz respeito às discussões sobre o ensino de Química que seja antagônico ao ensino por transmissão, surge o lúdico, mais precisamente em uma proposta de um jogo didático digital, como uma possibilidade interessante para o ensino. Ademais, a escola prefere ignorar a discussão de assuntos relacionados à saúde mental do estudante, categorizando-as como um tabu. A partir disso, apresentamos, neste trabalho, a ideia de desenvolver um jogo digital que aborde temas científicos e relacionados à saúde mental, baseado na Química presente nas emoções. O desenvolvimento do jogo foi pensado em cinco passos: leitura de referencial teórico sobre jogos didáticos e game design, definição do gênero do jogo, prospecção e jogatina de jogos disponíveis do gênero selecionado, determinação da história do jogo e, por fim, elaboração da jogabilidade proposta para o jogo. Após definir essas etapas algumas questões foram colocadas a reflexão, acerca da validação, nas quais o jogo proposto demonstra alguns indícios de validação teórica, com a categoria “limitação de tempo” e “interatividade” como questões para reelaboração futura. Em uma possível aplicação, na qual alguns aspectos como o ambiente físico da sala de aula e as condições financeiras dos estudantes também podem ser consideradas como limitações. Por fim, discussões são pontuadas acerca de possibilidades de novos estudos relacionados à área.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da composição química de óleos de derramamentos por espectrometria de massas de ultra alta resolução
    (2025-07-03) Salata, Ana Beatriz Alves de Miranda; Santos, Jandyson Machado; Pereira, Marília Gabriela Araújo; http://lattes.cnpq.br/4388998153970406; http://lattes.cnpq.br/4137257750865101; http://lattes.cnpq.br/2519974430606408
    O petróleo é uma mistura química complexa composta predominantemente por hidrocarbonetos, que contém uma fração polar constituída por compostos com heteroátomos do tipo S, N e O. O petróleo desempenha um papel vital na economia global, sendo essencial como fonte de energia e matéria-prima industrial. No entanto, eventos de derramamentos de óleos representam uma séria ameaça a ambientes marinhos e costeiros, como ocorreu no desastre do ano de 2019 na costa nordestina do Brasil. Após um derramamento, o petróleo sofre processos físicos e químicos, como espalhamento, dissolução, evaporação, fotooxidação e biodegradação. Tais processos estão associados ao intemperismo do óleo no ambiente, que podem contribuir para o agravo da contaminação, devido a formação de novos constituintes químicos nocivos. Este estudo utilizou a abordagem em petroleômica para investigar óleos derramados coletados na costa de Pernambuco entre os anos de 2019 a 2021, com o objetivo de entender as alterações químicas dos compostos polares ao longo do tempo, devido à longa exposição do óleo a ambientes terrestres e aquáticos. Foram analisadas três amostras: SO (óleo coletado no primeiro mês do derramamento de 2019), SA (coletado após 16 meses em ambiente aquático marinho) e ST (coletado após 19 meses em ambiente terrestre costeiro). As análises foram realizadas por espectrometria de massas de ultra-alta resolução (FT-ICR MS) com ionização por electrospray nos modos ESI(+) e ESI(-). Por ESI(+), foram identificadas as classes N, NO, NO2, NS, O, O2S e OS, havendo pouca variação da intensidade delas quando comparadas as amostras entre si. Por ESI(-), maiores diferenças entre as amostras foram encontradas, sendo as principais classes: N, NO, O2, O3, O4, OS, e combinações de classes oxigenadas com enxofre (OS, O2S). Para a classe N, menores intensidades foram observadas nas amostras SA e ST, sugerindo degradação dos compostos nitrogenados, quando o óleo derramado ficou exposto ao ambiente aquático marinho ou terrestre, respectivamente. Em contrapartida, as classes Ox (x = 1 - 4) possui maiores intensidades em SA e ST, indicando que o óleo derramado sofreu processos de foto-oxidação e biodegradação nos ambientes. Razões entre classes heteroatômicas também foram calculadas, que apontaram o impacto do grau de biodegradação e foto-oxidação nas amostras SA e ST, quando comparadas a amostra do óleo derramado inicialmente (SO). Assim, os dados mostraram padrões distintos de compostos polares nas amostras, evidenciando a influência do intemperismo na modificação química dos óleos ao longo do tempo e em diferentes ambientes de exposição ambiental, fornecendo informações valiosas para entender o comportamento químico de óleos derramados a nível molecular.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de um jogo didático para aprendizagem de conteúdos químicos abstratos
    (2025-03-19) Barros, Ingrid Ester Soares da Silva; Simões Neto, José Euzebio; Silva, Ana Paula Cirino da; http://lattes.cnpq.br/0364462762379933; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8603521784607119
    Este trabalho investigou a eficácia do uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão de conceitos químicos abstratos, como atomística e distribuição eletrônica, entre alunos do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de pesquisa-ação, envolveu três etapas: sondagem dos conhecimentos prévios, contextualização dos conceitos com a plataforma PhET Colorado e aplicação de um jogo didático, seguida de avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica e interativa aumentou significativamente a compreensão dos alunos, evidenciada pela melhoria no desempenho nos questionários e pelo maior engajamento dos estudantes. Concluiu-se que o uso de jogos didáticos é uma estratégia eficaz para o ensino de conceitos abstratos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, e recomenda-se sua ampliação no ensino de química e outras disciplinas com conteúdos complexos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio
    (2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557
    A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.