Licenciatura em Química (Sede)

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    A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio
    (2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557
    A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.
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    Abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de Química: uma pesquisa bibliográfica nos Anais de Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)
    (2024-09-19) Lima, Camila Xavier Taumaturgo de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/9325446277008940
    A pesquisa relatada neste trabalho monográfico teve como objetivo analisar as produções sobre a abordagem CTS no ensino de Química no âmbito dos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) no período de 2012 a 2022. A pesquisa foi caracterizada como pesquisa bibliográfica e seguiu três etapas: 1) busca dos trabalhos disponíveis nos anais do ENEQ no período de 2012 a 2022, a partir das palavras-chave como ciência, tecnologia e sociedade separadas e em conjunto; 2) aplicação dos critérios de inclusão – trabalhos completos e com as palavras-chave nos títulos. Neste processo foram mapeados 75 trabalhos para análise; e 3) leitura dos resumos dos trabalhos mapeados para análise. Para as análises dos trabalhos foram consideradas como categorias analíticas: Acrônimos CTS e CTSA; Foco Temático; Níveis/Modalidades de Ensino; e Tipos de Pesquisas. Os resultados indicaram que a maioria dos trabalhos, no período analisado, usa o acrônimo CTS, teve o foco temático Conteúdo e Método, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram os níveis/modalidades de ensino presentes na maioria dos trabalhos e a Pesquisa Aplicada foi a mais desenvolvida nos trabalhos analisados. Esses resultados, como é esperado em uma pesquisa bibliográfica, apontam aspectos que podem se constituir em objetos de investigação de pesquisas futuras, como, por exemplo, Pesquisas Teóricas poderiam ser mais desenvolvidas para esclarecer, entre outras questões, os objetivos que sustentam o acrônimo CTSA, bem como, outros focos temáticos poderiam ser enfatizados nas pesquisas sobre a abordagem CTS no ensino de Química, tais como o Foco Temático História da Ciência, uma vez que as relações CTS podem ser abordadas a partir de diversos episódios históricos do desenvolvimento científico.
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    Ciência, tecnologia, sociedade e arte como estratégia didática para aplicação da Lei 10.639/03 no ensino de Química em turmas da educação de jovens e adultos
    (2024-03-08) Aquino, Jhonatan Rafael da Silva; Lima, Analice de Almeida; Alves, Cláudia Thamires da Silva; http://lattes.cnpq.br/1831217277642775; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/7708146705135822
    Em 21 anos da promulgação da Lei 10639/2003 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, observa-se uma resistência estabelecida pelas escolas públicas e privadas em aplicar as determinações legais dessa lei em seus currículos educacionais. Mediante essa resistência, esse trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática relacionada à lei 10639/03 na perspectiva CTS-Arte para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. A sequência foi elaborada tendo como público-alvo estudantes da Educação de Jovens e Adultos do terceiro módulo. Para a elaboração da sequência, partiu-se dos pressupostos teóricos de Oliveira e Queiroz , contemplando: - a escolha de um tema social a partir de uma relação com a arte; introdução de uma tecnologia; estudo e discussão da ciência e sua relação com tecnologia e sociedade, e proposição aos estudantes da elaboração de um produto final científico-artístico da área. A sequência elaborada apresentou inicialmente, uma análise socioeconômica, em seguida, foi sugerida uma apresentação por meio dos conteúdos de química (conhecimento científico), questões sociais e elementos artísticos acerca de composição de vitamina, minerais, carboidratos etc. e, por fim, criação das atividades artísticas por parte dos alunos partindo dos conteúdos discutidos. A sequência didática elaborada neste trabalho foi orientada pelos pressupostos da perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Artes (CTS-Arte) apresentando elementos sócio-científicos e elementos artísticos que ao longo da história sabemos que é instrumento libertário e de luta em nossa sociedade, sendo mais um instrumento de reflexão e luta na sociedade racista em que vivemos.
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    Análise das compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos
    (2024-02-27) Santos, Willyane Camille Santana dos; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/9100179358219333
    Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na Abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos. A pesquisa foi qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, realizada em uma escola da rede pública, localizada em Recife - PE, com a participação de 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A intervenção ocorreu em três encontros, sendo os dois primeiros com duração de duas horas cada e o último com quatro horas, divididos em dois momentos distintos. As etapas metodológicas do estudo incluíram o planejamento da intervenção didática, a aplicação da intervenção didática e a organização e análise dos dados obtidos. Os resultados indicam que: alguns estudantes expressaram concepções prévias limitadas quanto à adulteração/falsificação de medicamentos e seus impactos na sociedade, como, por exemplo, uma compreensão voltada apenas para a alteração ou modificação no medicamento e quanto aos impactos promovidos pela adulteração/falsificação de medicamentos na sociedade; houve uma evolução nas compreensões dos estudantes sobre diferentes aspectos, dentre os quais, sobre os conceitos químicos abordados e sobre riscos associados ao consumo do medicamento adulterado; e em suas compreensões, os estudantes integraram aspectos científicos e sociais de diversas ordens: ambientais, econômicos, legais e de saúde pública, exceto aspectos tecnológicos.
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    Análise de pressuposto da abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias - manual do professor
    (2023-05-09) Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
    No Brasil, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, por conseguinte, do Novo Ensino Médio, os Livros Didáticos precisaram alterar sua estrutura passando a ser organizados por áreas de conhecimento. Nesse sentido, para atender o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias sofreram alterações. Nesse contexto, a pesquisa descrita nesta monografia teve como objetivo analisar pressupostos da abordagem CTS presentes na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias – manual do professor. Portanto, foi realizada uma pesquisa documental, cuja fonte de dados foi o capítulo 5 da respectiva obra. Os resultados apontam que o capítulo 5 apresenta pressupostos educacionais da abordagem CTS, dado que foram identificados aspectos voltados para os propósitos desta abordagem, segundo Strieder e Kawamura (2017), os quais foram: estabelecimento de relações entre conhecimento científico escolar e contexto; proposição de questionamentos e posicionamentos acerca de questões sociais; e proposição de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de compromissos sociais pelos estudantes. Portanto, o capítulo analisado do livro em tela tem potencial para o desenvolvimento da abordagem CTS no ensino de Ciências e da Química. E esse resultado pode contribuir para as pesquisas da área de ensino de Química quando se trata da abordagem CTS no Novo Ensino Médio e no livro didático da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias.
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    Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática "Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais": uma análise das compreensões de estudantes
    (2023-04-04) Holanda Junior, Fernando Antônio Guimarães de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8956832183050253
    Neste trabalho analisamos as compreensões dos estudantes sobre relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais (relações CTS) e sobre conceitos científicos relativos ao estudo dos gases e ao funcionamento da máquina a vapor. Nessa perspectiva, planejamos e implementamos uma intervenção pedagógica com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), a partir da temática “Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais”, para o estudo dos gases enfatizando as relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo intervenção pedagógica, contamos com a participação em média de 37 estudantes da 1ª série do ensino médio, com faixa etária em torno dos 15 anos, de uma escola de referência em ensino médio da rede estadual de Pernambuco localizada na cidade do Recife, e conduzimos quatro etapas metodológicas, a saber: planejamento da intervenção pedagógica; implementação da intervenção pedagógica; coleta de dados; e análise dos dados. Para a análise dos dados consideramos como categorias a priori: compreensões dos estudantes acerca das relações entre revolução industrial, máquina a vapor e a sociedade; compreensões dos estudantes acerca das relações CTS no contexto da temática “Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais”; e compreensões dos estudantes acerca conceitos químicos relativos ao estudo dos gases com ênfase nas relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura e ao funcionamento da máquina a vapor. A partir dos achados dessa pesquisa podemos dizer que os estudantes expressaram compreensões que consideraram tanto consequências negativas como consequências positivas da revolução industrial para sociedade. Quanto às relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais, os estudantes, em conjunto, apresentaram três formas de entendimento: as inovações científicas e tecnológicas sempre repercutem no bem estar social; tais inovações não repercutem no bem estar social, e inovações científicas e tecnológicas trazem benefícios e prejuízos ao bem estar social. Entretanto, poucos compreenderam, do ponto de vista científico, as relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura e o funcionamento da máquina a vapor a partir dessas relações.