Licenciatura em Química (Sede)

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    Análise de material didático para abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de química na perspectiva de professores de química em formação inicial
    (2024-10-02) Freitas, Wirolhayne Carla de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6972594555093223
    A Natureza da Ciência (NdC) é uma abordagem que pode ser articulada à perspectiva da Ciência Cidadã, ou seja, a uma visão de ciência para todos. Além disso, no âmbito educacional, considera-se que saber sobre a NdC é tão relevante quanto compreender os conteúdos científicos (Bejarano et al., 2019). Entretanto, professores e estudantes podem ter compreensões equivocadas sobre a NdC (McComas et al., 2002). Nesse sentido, o desenvolvimento da abordagem da NdC no contexto escolar pode melhorar as atitudes de professores e estudantes sobre a ciência. Adicionalmente, existe uma escassez de materiais didáticos relacionados à NdC (Massoni, 2010 apud Peduzzi; Raicik, 2020). Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de materiais didáticos para a abordagem da Natureza da Ciência na perspectiva de professores de Química em formação inicial. Metodologicamente, contou-se com a participação três licenciandos de Química e foram seguidas cinco etapas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração de materiais didáticos para a implementação da abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de Química (etapa 2); elaboração de questionário para avaliação dos materiais didáticos pela plataforma Google Forms (etapa 3); avaliação dos materiais didáticos elaborados por professores de Química em formação inicial (etapa 4);organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Para a revisão da literatura foram adotados pressupostos da Revisão Integrativa (Souza et al, 2010). Na análise da revisão da literatura, foram consideradas três categorias analíticas: objetivos apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; tipos de pesquisas desenvolvidas nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; resultados apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências. Na análise da avaliação do material didático pelos licenciandos, as categorias de análise foram: contribuições do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência; e limitações do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência. Os resultados da revisão da literatura indicaram objetivos diversos com ênfase em discussões voltadas para as concepções de NdC, pesquisas do tipo teórica e documental, e como resultados, por exemplo, o fato dos documentos oficiais nacionais não se referem explicitamente à NdC. Adicionalmente, identificou-se que nenhum dos artigos envolveu o uso de materiais didáticos para a abordagem da NdC no ensino de ciências. Foi considerando esse aspecto que o material didático intitulado “Uma proposta para a abordagem da Natureza da Ciência (NdC) a partir do episódio histórico A vida e as descobertas científicas de Marie Curie utilizando História em Quadrinhos como estratégia didática”foi elaborado. Por fim, esse material didático foi avaliado por professores de Química em formação inicial e, a partir dessa avaliação, contribuições e limitações do respectivo material didático para a abordagem da NdC foram identificadas, como, por exemplo, sua contribuição para o entendimento de que o conhecimento científico tem caráter provisório e a limitação de ter usado apenas uma estratégia didática.
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    Análise de material didático para a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) na perspectiva de professores de Química da educação básica
    (2024-07-25) Silva, José Jonas da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/4208955531756095
    A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências possibilita aos estudantes discutirem temas sociais, ambientais e econômicos, de caráter controverso e relativos à ciência, no contexto escolar. Esta abordagem possibilita a contextualização de conteúdos escolares na perspectiva da ciência cidadã. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições e limitações de um material didático elaborado para a implementação da abordagem de Questões Sociocientífica no ensino de Química na perspectiva de professores de Química da Educação Básica. Foram desenvolvidas cinco etapas metodológicas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração do material didático para a implementação da abordagem de Questões Sociocientíficas no ensino de Química (etapa 2); elaboração e aplicação do questionário de avaliação do material didático elaborado (etapa 3); avaliação dos professores (etapa 4); organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Foi adotada a abordagem qualitativa dos dados (Minayo, 2004). Quatro professores de Química da educação básica participaram da pesquisa. Os professores identificaram contribuições e limitações do material didático intitulado: “Uma proposta para a abordagem da questão sociocientífica O dilema dos automóveis: combustível versus bateria a partir do júri simulado como estratégia didática”, como, por exemplo: permitir conexão entre a QSC e a Ciência; ter a Questão Sociocientífica como o foco central da proposta e a QSC ser abordada como contexto do mundo real e permitir discussão sobre dimensões sociais da ciência (contribuições); não garantir a participação de todos os estudantes nas Práticas de ordem superior (argumentação, raciocínio e tomada de decisão); o nível de conhecimento prévio dos estudantes acerca da QSC e a etapa 5 como único momento para a discussão de conteúdos científicos nas Práticas de confronto de conteúdo científico com a Questão Sociocientífica (limitações).
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    Estudos de cinética química a partir da elaboração e uso de uma cartilha didática sobre produtos de limpeza para lavagem de roupas
    (2023-09-18) Nascimento, Ismani Adalgiza do; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/0285664573551889
    A presente pesquisa trata da elaboração e validação de uma cartilha que contém conceitos da cinética química, sendo estes apresentados a partir da ação de saneantes destinados à lavagem de roupas. O objetivo deste estudo é analisar as potencialidades e limitações da cartilha, assim como verificar a participação e interação dos estudantes durante o uso do material e avaliar como a associação da ação dos saneantes aos conceitos da cinética química pode auxiliar os estudantes na compreensão deste assunto. Para que o trabalho fosse desenvolvido, após a elaboração da cartilha, foi proposta uma sequência didática composta por três momentos: levantamento das concepções prévias dos estudantes, trabalho em equipe com o uso da cartilha e aplicação do questionário final. Por meio da aplicação desta sequência foram obtidos alguns resultados: A maior parte dos estudantes conseguiu conceituar o que estuda a cinética química após o trabalho em equipe utilizando a cartilha, além disso, associou o estudo da velocidade da reação a outros exemplos do cotidiano, não se limitando à situação apresentada sobre a ação de saneantes para lavagem de roupas. Algumas potencialidades da cartilha identificadas pelos estudantes foram: linguagem acessível e clara do texto, promove interatividade e tem ludicidade. Além disso, os estudantes fizeram sugestões visando melhorar o conteúdo da cartilha: Utilizar menos fórmulas, discutir mais as teorias e ampliar a abordagem de outros assuntos. Com os resultados foi possível perceber que a cartilha é um material atrativo que pode ser utilizado como material de apoio pedagógico, contendo diversos assuntos de forma lúdica e interativa.