Licenciatura em Química (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada para promover a alfabetização científica(2025-03-17) Silva, Sergiany Sandrelli Santos da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6898348167448044Nesta pesquisa temos o objetivo de analisar percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada, a partir do tema Microplásticos, para promover a Alfabetização Científica. A pesquisa foi qualitativa; contou com a participação de dez licenciandos em Química que cursaram pelo menos uma das disciplinas do curso cujas ementas são voltadas para a abordagem CTS; e foi desenvolvida em quatro etapas metodológicas: planejamento de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTSA e estruturada a partir dos eixos da AC propostos por Sasseron (2008) e da espiral de responsabilidade de Waks (1992) com o tema Microplásticos (1ª etapa); elaboração do questionário (2ª etapa); contato, convite e envio do questionário e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os participantes da pesquisa (3ª etapa); e análise dos dados (4ª etapa). Como resultado da pesquisa, podemos destacar que, com base na análise das respostas dos licenciandos ao questionário, a intervenção didática apresenta potencial para promover a AC, ao contemplar os três eixos estruturantes propostos por Sasseron (2008). Além disso, contribuições e limitações da intervenção didática foram apontadas pelos licenciandos. Como contribuições, eles mencionaram, por exemplo, consciência ética sobre o uso e descarte do plástico e a aplicação prática do conhecimento e a formação de cidadãos responsáveis. E como limitações, os licenciandos apontaram, dentre outras, a limitação de tempo para explorar as relações CTSA e a formação docente adequada. Portanto, para pesquisas futuras sobre a AC no ensino de Química, sugerimos a implementação da intervenção didática em tela em contextos reais de ensino para investigar a promoção da AC dos estudantes nesses contextos.Item Contribuições e limitações para a ACT de licenciandos em Química: uma análise a partir das percepções deles(2025-03-18) Barros, José Felipe de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/0424122111591768A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) é uma condição para a formação cidadã, pelo desenvolvimento de habilidades de domínio, autonomia e comunicação. Portanto, nesta pesquisa tivemos o objetivo de analisar contribuições e limitações para a ACT de licenciandos em Química a partir das percepções deles. Por meio dela, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais aspectos, a partir das percepções de licenciandos em Química, podem indicar contribuições e/ou limitações para a ACT deles? A pesquisa desenvolvida foi de natureza mista, com abordagem quantitativa e qualitativa, contou com a participação de 22 licenciandos em Química distribuídos em licenciandos do primeiro período denominados ingressantes (LQI) e licenciandos do décimo ou último período do curso denominados concluintes (LQC), e foi desenvolvida em três etapas: adaptação do questionário (Etapa 1); aplicação do questionário (Etapa 2); e organização e análise dos dados produzidos (Etapa 3). Um questionário baseado na Escala Likert foi o único instrumento de pesquisa. A partir das análises, podemos dizer de modo geral, que: 1. quanto às percepções dos licenciandos de Química acerca da ciência, da tecnologia e das relações entre elas, os licenciandos dos dois grupos concordam totalmente que devemos questionar a Ciência e Tecnologia, que o trabalho da Ciência é buscar verdades que precisam ser comprovadas, e que a Tecnologia é aplicação da Ciência; 2. em relação às percepções dos licenciandos de Química acerca da ciência, da tecnologia e suas relações com a sociedade, os LQI e LQC concordam parcialmente que a Ciência e a Tecnologia não devem ser influenciadas por fatores sociais, políticos, religiosos, econômicos e éticos (fatores externos) e que quanto mais tecnologia mais bem-estar; 3. quanto às contribuições e limitações para a ACT dos licenciandos em Química, algumas percepções podem se constituir como contribuições para a ACT deles, como, por exemplo, os LQI e os LQC concordarem totalmente que devemos questionar aItem O uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases(2024-09-09) Gomes, Felipe Albuquerque; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6876895388867911Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases, utilizando materiais alternativos do cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, em que, incluiu a aplicação de aulas expositivas e práticas experimentais, com a posterior aplicação de um questionário para avaliar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo ácido e bases e sobre as atividades experimentais. Os resultados demonstraram, portanto, que a integração de atividades experimentais no ensino das funções inorgânicas ácidos e bases, não apenas facilitou a compreensão desses conceitos, mas também promoveu um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Concluímos que, a experimentação como parte do processo educativo, fortalece a relação entre teoria e prática, permitindo aos estudantes uma compreensão mais profunda e aplicada dos conteúdos estudados, além de contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e motivadora, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e promovendo o interesse dos estudantes pela disciplina de Química.Item Análise das compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos(2024-02-27) Santos, Willyane Camille Santana dos; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/9100179358219333Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na Abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos. A pesquisa foi qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, realizada em uma escola da rede pública, localizada em Recife - PE, com a participação de 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A intervenção ocorreu em três encontros, sendo os dois primeiros com duração de duas horas cada e o último com quatro horas, divididos em dois momentos distintos. As etapas metodológicas do estudo incluíram o planejamento da intervenção didática, a aplicação da intervenção didática e a organização e análise dos dados obtidos. Os resultados indicam que: alguns estudantes expressaram concepções prévias limitadas quanto à adulteração/falsificação de medicamentos e seus impactos na sociedade, como, por exemplo, uma compreensão voltada apenas para a alteração ou modificação no medicamento e quanto aos impactos promovidos pela adulteração/falsificação de medicamentos na sociedade; houve uma evolução nas compreensões dos estudantes sobre diferentes aspectos, dentre os quais, sobre os conceitos químicos abordados e sobre riscos associados ao consumo do medicamento adulterado; e em suas compreensões, os estudantes integraram aspectos científicos e sociais de diversas ordens: ambientais, econômicos, legais e de saúde pública, exceto aspectos tecnológicos.Item Proposta de sequência didática como ferramenta de intervenção no processo de ensino-aprendizagem de nanociência e nanotecnologia a estudantes do ensino médio(2024-02-27) Silva, Margarete Fernandes da; Vila Nova, Suzana Pereira; Luz, Leonis Lourenço da; http://lattes.cnpq.br/8952196044903176; http://lattes.cnpq.br/7716018904442218; http://lattes.cnpq.br/1578167238157111Diante do crescente cenário evolutivo das ciências e tecnologia ao qual a sociedade contemporânea está submetida, torna-se fundamental a abordagem de novos conceitos tecnológicos na formação educacional. Neste panorama, um destaque especial deve ser dado aos estudos de Nanociência e Nanotecnologia, uma vez que esta área da ciência vem se demonstrando cada vez mais presente nos mais diversificados campos da economia e dos setores energético, industrial e agrícola em função de sua elevada aplicabilidade e da geração de novos produtos, proporcionando ainda efeitos na qualidade de vida das pessoas. Por se tratar de uma ciência com alto grau de abstração, seu ensino acaba se tornando um desafio; fato que torna imprescindível o uso de novos modelos de ensino-aprendizado em substituição ao tradicional comumente aplicado nas escolas, a fim de estimular o pensamento crítico, a aplicação prática do conhecimento e a resolução de problemas. No presente trabalho, tem-se por objetivo o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática do uso de Carbon Dots aplicado ao estudo de germinação de sementes como ferramenta de intervenção no ensino de Nanociência e Nanotecnologia a uma turma do Ensino Médio, usando como base a experimentação investigativa. Esta proposta facilitará o planejamento e a organização das atividades, auxiliando o professor na condução das aulas de maneira lógica e estruturada. Previamente ao desenvolvimento da Sequência Didática, foram realizados ensaios de germinação com sementes de milho e feijão, utilizando soluções de nanopartículas de carbono (Carbon Dots), como figura de mérito. Foram obtidos resultados positivos quanto ao desenvolvimento das plântulas, permitindo avaliar a eficiência de germinação a partir do número de sementes germinadas e analisar o crescimento das raízes a partir da medição de seus comprimentos. Uma vez validado o experimento, a segunda etapa do trabalho consistiu no desenvolvimento da proposta da Sequência Didática, a partir da adaptação de um modelo já contemplado na literatura, contudo abordando a temática de Nanociência e Nanotecnologia. A Sequência Didática proposta foi dividida em momentos de cunho teórico, prático e avaliativo, nos quais seriam abordados conteúdos relacionados aos componentes curriculares de Química, Biologia e Matemática, para a compreensão dos processos e avaliação dos resultados obtidos nos ensaios de germinação. A Sequência Didática proposta permitirá a construção de uma estrutura clara e ordenada no desenvolvimento das aulas a partir de uma abordagem mais contextualizada, dinâmica e interativa em comparação ao tradicional modelo de ensino. Além disso, ela deve proporcionar um ensino mais atrativo para os estudantes e obtenção de uma maior efetividade na construção e fixação do conhecimento.Item Divulgação cientifica através do Instagram: uma aplicação no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de Química(2024-03-04) Silva, Isabelly Laís Batista da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6953309899704712Diante da rápida evolução das linguagens e as formas de comunicação a sociedade tem passado por diferentes transformações. Essas transformações tem impactado a sociedade, principalmente por meio das redes sociais. Dentre as redes sociais, o Instagram é uma das redes que mais crescem atualmente, alçando ainda mais usuários diariamente, atingindo todos os públicos, indo do jovem ao idoso. Relacionar essa rede social com a Ciência pode ser um recurso facilitador para compreensão da Química, visto que muitos estudantes se interessam, mas poucos de fato conseguem compreender. Por outro lado, a Divulgação Cientifica vem com intuito de aproximar esses dois mundos, tecnologia e ciência, disponibilizando uma visão e linguagem mais clara dos textos científicos para que muitos possam compreender a Ciência de forma mais simples e possibilitando acesso para os que não a possuem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise sobre como páginas do Instagram, que fazem divulgação cientifica, podem auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade que faz parte da educação básica e é oferecida para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino regular em tempo hábil. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva na forma de estudo de campo, sendo abordada em uma perspectiva qualitativa, realizada em três etapas (Roda de conversa sobre o que os estudantes entendiam por divulgação científica; Levantamento de perfis dentro do Instagram que fazem divulgação científica; Questionário avaliativo). A pesquisa foi aplicada para estudantes do 3° ano do ensino médio da EJA, de uma escola pública estadual, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu através de gravações de áudio e de um questionário. Os resultados mostram que os estudantes da EJA possuem dificuldades significativas quando se trata de Química e Ciência como um todo, onde alguns não conseguiram relacionar os textos científicos com conteúdos ou exemplos do cotidiano, embora outros estudantes tenham sido coerentes em suas respostas. Quanto às respostas do questionário, que relacionava as postagens com o aprendizado, notou-se ainda a dificuldade de enxergar uma DC no Instagram por parte dos estudantes, porém houve respostas satisfatórias que mostravam o potencial uso da plataforma para realizar DC e auxiliar na aprendizagem da Química.Item Revisão bibliográfica sobre a implementação da Lei 13.415/17: desafios, mudanças, impactos e dificuldades frente ao novo ensino médio no ensino de química(2023-09-20) Barros, Celmalice Vicente Oliveira; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919O sistema educacional no Brasil passou por diversas transformações históricas desde a chegada dos colonizadores. A reforma do Ensino Médio, promovida pela Lei nº 13.415 de 2017, buscou enfrentar desafios, tais quais a evasão escolar e baixos resultados em avaliações. Essa reforma trouxe mudanças significativas, como a flexibilização curricular e o aumento da carga horária anual de 800 para 1.400 horas. Os itinerários formativos permitiram que os estudantes escolhessem áreas de interesse, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. Entretanto, houve debates intensos sobre a implementação da reforma. Nesta pesquisa, buscamos analisar as concepções de alguns autores sobre a implementação da Lei 13.415/17 e quais os desafios, mudanças, impactos e dificuldades frente ao Novo Ensino Médio no Ensino de Química. Sendo esta monografia de caráter teórico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a implementação da Lei 13.415/17. Os resultados sinalizaram que a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) expressou preocupações, destacando a possível redução de conteúdos específicos, como Química, bem como a falta de estrutura nas escolas públicas para suportar as mudanças. Professores e especialistas também levantaram preocupações quanto à formação dos docentes e à desigualdade entre escolas públicas e privadas. Apesar das intenções de modernização, sua implementação enfrentou desafios, como a necessidade de formações contínuas dos professores e a garantia de igualdade de oportunidades entre estudantes de diferentes contextos. Tais constatações evidenciam que a reforma procurou inovar o Ensino Médio brasileiro, refletindo uma busca por adequação às demandas sociais e do mercado de trabalho, mas também gerou debates acerca de suas implicações na qualidade da educação e nas desigualdades educacionais.Item A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevo(2023-09-11) Nascimento, Marília Macário Simões do; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2036102562810888Nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar compreensões de estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios no contexto de uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre a Química, Arte e Educação Física a partir da temática frevo. Conduzimos uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A Intervenção pedagógica foi realizada numa escola de rede particular, no município de Olinda – PE. Os sujeitos da pesquisa foram 26 alunos da 3ª série do Ensino Médio. A intervenção foi aplicada em dois momentos subdivididos em três aulas, sendo uma aula no momento 1 e duas aulas no momento 2. As etapas metodológicas para o desenvolvimento da pesquisa foram: método da intervenção (1ª etapa); método da avaliação da intervenção (2ª etapa). A partir das análises podemos dizer que: os estudantes expressaram diferentes percepções sobre o frevo, voltadas para o frevo como dança, cultura e expressão; a maioria dos estudantes, em suas concepções prévias, compreende que a dança favorece a liberação de hormônios, tais como dopamina, serotonina, ocitocina, endorfina e adrenalina, entretanto, não sabem explicar quimicamente a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios; não foram identificados avanços nas compreensões dos estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios quando eles produziram paródias como atividade avaliativa.Item Análise de compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de termoquímica(2023-09-11) Souza, Nívea Galdino de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2969100250409863Em pleno século XXI busca-se cada vez mais por uma educação mais inclusiva, emancipatória e relevante para os estudantes e suas comunidades. É com essa perspectiva que foram adotados neste estudo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva freiriana. As visões de Freire sobre a educação são inspiradoras, motivacionais e desafiadoras. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de Termoquímica, sendo este objetivo detalhado em três objetivos específicos: identificar concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; analisar evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; e avaliar as percepções dos estudantes acerca da intervenção didática vivenciada por eles. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo foi qualitativo, desenvolvido em uma escola da rede privada localizada no município de Vitória de Santo Antão, contou com a participação de 37 estudantes e foi conduzido por meio de cinco etapas metodológicas a saber: estudo dos pressupostos da pedagogia freiriana (primeira etapa); elaboração da intervenção didática (segunda etapa); aplicação da intervenção didática (terceira etapa); organização dos dados (quarta etapa); análise dos dados (quinta etapa). Quando às concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises evidenciaram concepções prévias equivocadas, incompletas e/ou coerentes do ponto de vista científico, como por exemplo, compreensões de reação química como misturas e compreensões que consideram que os incêndios não podem ocorrer espontaneamente. Em relação às evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises trazem evidências, por exemplo, de compreensões da ocorrência de incêndios devido a reação entre o oxigênio e o combustível para liberar energia em forma de calor e compreensões do conceito de calor como energia em movimento. Ou seja, esses resultados são evidências de que os estudantes evoluíram em suas compreensões sobre a ocorrência de incêndios e sobre o conceito de calor. E em relação à avaliação dos estudantes sobre a intervenção didática fundamentada nos pressupostos freirianos desenvolvida com eles, as evidências identificadas nas análises foram relativas à intervenção didática ter sido não cansativa, dinâmica, divertida, com potencial para que as coisas façam sentido, para a participação dos estudantes, para aprender Química a partir de situações reais.Item O uso do jogo do tipo escape como ferramenta didática e suas contribuições na construção e avaliação do conhecimento químico no ensino médio(2023-09-22) Chagas, Emmanuel Gutemberg de Araújo; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3302014371624686A gamificação surge como uma proposta para incorporar elementos de jogos em contextos fora de jogos. Assim, este estudo tem como objetivo analisar, a partir da experiência dos estudantes, as potencialidades da Escape Room Digital (DER) no ensino de química como ferramenta avaliativa e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem e construção do conhecimento químico para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, em uma instituição de ensino privado na Região Metropolitana de Recife (RMR), por meio de uma revisão dos conteúdos de mudanças do estado físico da matéria, modelos atômicos, elementos químicos e suas propriedades, números quânticos, geometria molecular, funções inorgânicas e balanceamento de equações. Desse modo, buscamos responder à seguinte questão: Como a gamificação por meio da aplicação de jogos do tipo DER pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e construção do conhecimento químico para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio? Esse objetivo se constitui no entendimento de que, o uso de ferramentas, como os jogos, tem como função atrair e envolver os estudantes e preencher as lacunas resultantes de uma educação engessada que presenciamos atualmente. A pesquisa se enquadra no campo metodológico como qualitativa, com natureza descritiva, fundamentada na análise de dados. O estudo desenvolvido se baseia em alguns conceitos relevantes do contexto teórico, a saber: ludicidade, tecnologias digitais, jogos digitais, avaliação e Ensino Médio. A experiência da turma foi coletada, observada e analisada por meio de um questionário elaborado via Google Forms. Esse estudo contou com a participação de 16 estudantes da instituição de ensino, dos quais 87% responderam o formulário. Por meio da análise de dados, foi possível determinar favoravelmente a potencialidade e as contribuições da DER como ferramenta didática e avaliativa. Os dados do estudo apontam a necessidade de uma preparação para garantir uma melhor imersão, conforme percebido nas falas coletadas dos discentes.
