Licenciatura em Química (Sede)

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    Avaliação do efeito da prática de tiro desportivo nas características químicas de solos contaminados com resíduos de arma de fogo
    (2025-08-01) Cabral, Felipe Ramon de Freitas; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/2045575686943493
    Um aumento expressivo no registro de clubes de tiro ocorreu nos ultimos anos, despertando um alerta quanto aos problemas ambientais causados pelo disparo excessivo de armas de fogo. Diante dessa problemática, este trabalho foi desenvolvido voltado à análise e à determinação dos elementos tóxicos no solo, provenientes dos resíduos de armas de fogo. Amostras de solo foram coletadas em clubes de tiro na cidade do Recife (PE) (amostra SR); e um solo controle também foi coletado nas mediações. Os elementos tóxicos foram determinados por fluorescência de raios-X (XRF, do inglês X-ray fluorescence). Além disso, o solo foi caracterizado em termos de matéria orgânica (OM), matéria seca (DM), pH, condutividade elétrica (CE), análise granulométrica e classe textural. Na sequência, os índices de contaminação ambientalforam calculados para avaliar o grau de presença de elementos tóxicos nas amostras. Os resultados indicaram que o solo controle apresentou maior teor de OM em comparação aos solos coletados no clube de tiro. Os elementos tóxicos nas amostras SR evidenciaram a contaminação no solo do clube de tiro com uma elevada concentração de Pb, Sb, Cr, Mn, As, Ni, Zn, Cr e Cu. A maior concentração de elementos tóxicos foi determinada na superficial do solo (CS). Os índices de contaminação indicaram resultados significativos, forneceram dados robustos que, por sua vez, indicaram a predominância da contaminação na cobertura do solo. Por fim, as análises multivariadas, como a análise de componentes principais (PCA) e o mapa de calor, desempenharam um papel essencial ao agrupar as amostras mais contaminadas daquelas menos impactadas. Assim, é possível concluir que a prática de tiro desportivo contamina o solo com resíduos de arma de fogo. Este estudo é importante para a elaboração de políticas de saúde pública, especialmente em um contexto de saúde única, abrangendo os cuidados necessários para a preservação do ambiente e dos ecossistemas terrestres e edáficos.
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    Design thinking como estratégia de ensino e aprendizagem na Química: explorando a química ambiental e sustentável no ensino médio
    (2022-10-18) Nascimento, Rhaysa Myrelle Farias do; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1130697619312470
    As metodologias ativas são estratégias que auxiliam os processos de ensino e aprendizagem estimulando o estudante a superar desafios e se comprometer com seu aprendizado. Essas metodologias fazem com que o estudante tenha uma postura ativa, que permita solucionar; conhecer e investigar problemas desafiadores que faça sentido para ele. Embora as metodologias ativas se apresentem favoráveis para o processo de ensino e aprendizagem de Química, elas ainda não são totalmente conhecidas e aplicadas no contexto educacional. Uma das metodologias ativas pouco conhecidas e bastante atual é o Design Thinking (DT). O DT ou pensamento de design é apresentado neste trabalho como uma estratégia de ensino e aprendizagem que tem como principais características a possibilidade de desenvolver em suas etapas habilidades como: pen- samento crítico, empatia, colaboração e engajamento. A presente pesquisa traz a apli- cação do Design Thinking como estratégia de ensino e aprendizagem tendo como objetivo aplicar e avaliar o desenvolvimento da utilização do Design Thinking envol- vendo o conteúdo de Química ambiental com estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual de referência do estado de Pernambuco. De natureza exploratória, para atender o objetivo desta pesquisa, o trabalho foi realizado em três passos: 1) Ambientação da escola e levantamento sobre as possibilidades da implementação do Design Thinking na realidade escolar; 2) Elaboração e avaliação da estratégia didática do Design Thin- king atrelado ao conteúdo de química ambiental e sustentável; 3) Análises dos dados obtidos sobre a percepções dos estudantes em relação à estratégia. Os resultados indicam que a aplicação do Design Thinking se mostrou de grande importância em sala de aula, trazendo muita interação entre estudantes e professores, tendo os estu- dantes como agentes principais do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo os softs skills, como a empatia e criatividade. Em síntese, a utilização da metodologia do Design Thinking pode contribuir para o ensino de Química de forma criativa, inova- dora e empática, permitindo que os estudantes pudessem desenvolver diferentes ha- bilidades, contribuindo para torná-los cidadãos capazes de resolverem problemas, de- safios e transformar a sociedade em que vivem, além de se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem.
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    Uma proposta de sequência didática para o ensino de Química utilizando uma temática ambiental a partir do processo de tratamento de efluentes industriais
    (2022-10-07) Ribeiro, Patricia Maria de Melo; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/6452213261262563
    Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para expor a temática do descarte inadequado de efluentes industriais em corpos hídricos, assim como a apresentação dos processos de separação de mistura envolvidos nas etapas do tratamento correto do efluente antes do despejo no meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma SD na perspectiva ambiental para sensibilizar os alunos a respeito problemas ambientais, reconhecer um pouco da aplicação industrial de conteúdos presentes no ensino regular de Química, e permitir práticas experimentais de separação de mistura durante o decorrer das aulas. Buscando não apenas a construção do conhecimento, mas também estruturando o pensamento crítico do aluno para formação de um cidadão ciente do seu papel ativo para colaborar com uma sociedade sustentável.