Licenciatura em Química (Sede)

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    Conservação de alimentos: um estudo de cinética química para estudantes da EJA - Médio por meio de experimentos
    (2025-03-20) Pereira, Ana Paula Cavalcanti; Silva, Suely Alves; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2129021401357904
    A química está presente em nosso cotidiano de diversas formas, muitas vezes passando despercebida, e a conservação dos alimentos é um exemplo prático que pode ser utilizado para ensinar conceitos químicos de maneira acessível e relacionada à realidade dos estudantes. No ensino de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Médio), essa conexão nem sempre é fácil, mas a experimentação pode tornar o aprendizado mais significativo. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo ensinar conceitos de cinética química por meio da experimentação, utilizando a conservação dos alimentos como contexto para aproximar os estudantes do conhecimento científico e estimular sua participação ativa no aprendizado. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários para identificar as concepções prévias dos estudantes e, ao final, um novo questionário foi aplicado para analisar se a experimentação favoreceu o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Além disso, foram realizados experimentos com materiais acessíveis. A abordagem experimental permitiu que os estudantes percebessem, na prática, como a química está presente no dia a dia e influencia a conservação dos alimentos. Os dados coletados foram analisados com base na fundamentação teórica, que destaca os benefícios da experimentação no ensino de química, principalmente quando vinculada a temas do cotidiano. Os resultados indicaram que a abordagem adotada contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos e incentivou maior participação nas atividades práticas. A pesquisa reforça a importância da experimentação como estratégia didática, capaz de tornar o ensino de química mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando um aprendizado prático e interativo.
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    Estudos de cinética química a partir da elaboração e uso de uma cartilha didática sobre produtos de limpeza para lavagem de roupas
    (2023-09-18) Nascimento, Ismani Adalgiza do; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/0285664573551889
    A presente pesquisa trata da elaboração e validação de uma cartilha que contém conceitos da cinética química, sendo estes apresentados a partir da ação de saneantes destinados à lavagem de roupas. O objetivo deste estudo é analisar as potencialidades e limitações da cartilha, assim como verificar a participação e interação dos estudantes durante o uso do material e avaliar como a associação da ação dos saneantes aos conceitos da cinética química pode auxiliar os estudantes na compreensão deste assunto. Para que o trabalho fosse desenvolvido, após a elaboração da cartilha, foi proposta uma sequência didática composta por três momentos: levantamento das concepções prévias dos estudantes, trabalho em equipe com o uso da cartilha e aplicação do questionário final. Por meio da aplicação desta sequência foram obtidos alguns resultados: A maior parte dos estudantes conseguiu conceituar o que estuda a cinética química após o trabalho em equipe utilizando a cartilha, além disso, associou o estudo da velocidade da reação a outros exemplos do cotidiano, não se limitando à situação apresentada sobre a ação de saneantes para lavagem de roupas. Algumas potencialidades da cartilha identificadas pelos estudantes foram: linguagem acessível e clara do texto, promove interatividade e tem ludicidade. Além disso, os estudantes fizeram sugestões visando melhorar o conteúdo da cartilha: Utilizar menos fórmulas, discutir mais as teorias e ampliar a abordagem de outros assuntos. Com os resultados foi possível perceber que a cartilha é um material atrativo que pode ser utilizado como material de apoio pedagógico, contendo diversos assuntos de forma lúdica e interativa.
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    Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química
    (2021-12-22) Silva, Jobson Albuquerque da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/2128851369408094
    É por consequência do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que hoje, no século XXI, diversos caminhos podem ser criados a fim de possibilitar a construção do conhecimento em um contexto educacional. Os meios pelos quais os processos de ensino e aprendizagem são aplicados, outrora limitados a quatro paredes em um ensino tradicional e autoritário, vêm adquirindo cada vez mais espaço no mundo digital e isso reflete na ideia de ter um futuro ainda mais imerso a esse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, já são realidades na educação e tanto professores quanto alunos vêm progredindo na sua utilização dentro e fora da sala de aula, viabilizando a aprendizagem móvel, característica bem relevante na era digital. Isto posto, este trabalho teve por finalidade desenvolver um aplicativo em realidade aumentada para o ensino dos conceitos de cinética química a fim de auxiliar, como recurso didático digital, nos processos educacionais. Para seu desenvolvimento foram buscados caminhos para uma capacitação básica na área de programação a fim de ampliar a visão e saber qual o melhor software para desenvolvimento do aplicativo em realidade aumenta (RA). Os softwares escolhidos para a ação foram o Unity e o Vuforia, uma vez que ambos permitem criar e associar mutuamente seus recursos como os assets gráficos, os marcadores a serem plotados por meio de suas coordenadas, além das operações como animação, associação de RA e por fim criação de aplicativos. Foram realizados testes iniciais com os softwares utilizados no trabalho culminando na produção de duas experiências em RA por meio de objetos gráficos da biblioteca da Unity servindo como ponto de partida para a construção do aplicativo como um todo. A proposta para o desenvolvimento do aplicativo em Realidade Aumentada se mostrou bastante interessante no que diz respeito à inovação para o ensino de Química, tal como o produto adquirido nesse processo, tendo potencial para se trabalhar em sala de aula tanto por professores quanto por alunos.