Licenciatura em Química (Sede)

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    Análise de material didático para a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) na perspectiva de professores de Química da educação básica
    (2024-07-25) Silva, José Jonas da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/4208955531756095
    A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências possibilita aos estudantes discutirem temas sociais, ambientais e econômicos, de caráter controverso e relativos à ciência, no contexto escolar. Esta abordagem possibilita a contextualização de conteúdos escolares na perspectiva da ciência cidadã. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições e limitações de um material didático elaborado para a implementação da abordagem de Questões Sociocientífica no ensino de Química na perspectiva de professores de Química da Educação Básica. Foram desenvolvidas cinco etapas metodológicas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração do material didático para a implementação da abordagem de Questões Sociocientíficas no ensino de Química (etapa 2); elaboração e aplicação do questionário de avaliação do material didático elaborado (etapa 3); avaliação dos professores (etapa 4); organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Foi adotada a abordagem qualitativa dos dados (Minayo, 2004). Quatro professores de Química da educação básica participaram da pesquisa. Os professores identificaram contribuições e limitações do material didático intitulado: “Uma proposta para a abordagem da questão sociocientífica O dilema dos automóveis: combustível versus bateria a partir do júri simulado como estratégia didática”, como, por exemplo: permitir conexão entre a QSC e a Ciência; ter a Questão Sociocientífica como o foco central da proposta e a QSC ser abordada como contexto do mundo real e permitir discussão sobre dimensões sociais da ciência (contribuições); não garantir a participação de todos os estudantes nas Práticas de ordem superior (argumentação, raciocínio e tomada de decisão); o nível de conhecimento prévio dos estudantes acerca da QSC e a etapa 5 como único momento para a discussão de conteúdos científicos nas Práticas de confronto de conteúdo científico com a Questão Sociocientífica (limitações).
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    Ludicidade e ensino de química: as contribuições do Programa de Educação tutorial
    (2018) Pereira, Marília Elizabeth Pinto Gomes; Silva, Jadson Augusto de Almeida da; http://lattes.cnpq.br/8289890758877693; http://lattes.cnpq.br/8798775448927366
    Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar quais são as contribuições do Programa de Educação Tutorial para o ensino de química numa perspectiva lúdica. E, como objetivos específicos: refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para o ensino de Química na Educação Básica; refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para a formação dos estudantes do curso de Química e elencar as principais produções acadêmicas sobre o ensino de química na educação básica numa perspectiva lúdica. A pesquisa foi realizada através de análise documental e revisão bibliográfica. As conclusões são que as principais contribuições do Programa de Educação Tutorial para o Ensino de Química numa perspectiva lúdica são as seguintes: contribuir para a formação inicial dos estudantes da Licenciatura em Química de forma a tornar o acesso aos conteúdos mais atrativo e contribuir para disseminar o conteúdo de química na educação básica através de atividades de extensão.