Licenciatura em Química (Sede)

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    Percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada para promover a alfabetização científica
    (2025-03-17) Silva, Sergiany Sandrelli Santos da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6898348167448044
    Nesta pesquisa temos o objetivo de analisar percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada, a partir do tema Microplásticos, para promover a Alfabetização Científica. A pesquisa foi qualitativa; contou com a participação de dez licenciandos em Química que cursaram pelo menos uma das disciplinas do curso cujas ementas são voltadas para a abordagem CTS; e foi desenvolvida em quatro etapas metodológicas: planejamento de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTSA e estruturada a partir dos eixos da AC propostos por Sasseron (2008) e da espiral de responsabilidade de Waks (1992) com o tema Microplásticos (1ª etapa); elaboração do questionário (2ª etapa); contato, convite e envio do questionário e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os participantes da pesquisa (3ª etapa); e análise dos dados (4ª etapa). Como resultado da pesquisa, podemos destacar que, com base na análise das respostas dos licenciandos ao questionário, a intervenção didática apresenta potencial para promover a AC, ao contemplar os três eixos estruturantes propostos por Sasseron (2008). Além disso, contribuições e limitações da intervenção didática foram apontadas pelos licenciandos. Como contribuições, eles mencionaram, por exemplo, consciência ética sobre o uso e descarte do plástico e a aplicação prática do conhecimento e a formação de cidadãos responsáveis. E como limitações, os licenciandos apontaram, dentre outras, a limitação de tempo para explorar as relações CTSA e a formação docente adequada. Portanto, para pesquisas futuras sobre a AC no ensino de Química, sugerimos a implementação da intervenção didática em tela em contextos reais de ensino para investigar a promoção da AC dos estudantes nesses contextos.
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    Análise das compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos
    (2024-02-27) Santos, Willyane Camille Santana dos; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/9100179358219333
    Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na Abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos. A pesquisa foi qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, realizada em uma escola da rede pública, localizada em Recife - PE, com a participação de 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A intervenção ocorreu em três encontros, sendo os dois primeiros com duração de duas horas cada e o último com quatro horas, divididos em dois momentos distintos. As etapas metodológicas do estudo incluíram o planejamento da intervenção didática, a aplicação da intervenção didática e a organização e análise dos dados obtidos. Os resultados indicam que: alguns estudantes expressaram concepções prévias limitadas quanto à adulteração/falsificação de medicamentos e seus impactos na sociedade, como, por exemplo, uma compreensão voltada apenas para a alteração ou modificação no medicamento e quanto aos impactos promovidos pela adulteração/falsificação de medicamentos na sociedade; houve uma evolução nas compreensões dos estudantes sobre diferentes aspectos, dentre os quais, sobre os conceitos químicos abordados e sobre riscos associados ao consumo do medicamento adulterado; e em suas compreensões, os estudantes integraram aspectos científicos e sociais de diversas ordens: ambientais, econômicos, legais e de saúde pública, exceto aspectos tecnológicos.
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    Contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica sobre a questão sociocientífica derrame de óleo nas praias do Nordeste na alfabetização científica e tecnológica de estudantes
    (2020-10-01) Farias, Robson Almeida Monteiro de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6038725990836198
    Neste trabalho monográfico tivemos como objetivo analisar contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica, sobre a QSC Derrame de óleo nas praias do Nordeste, na ACT de estudantes no Ensino de Química. Nesta perspectiva: analisamos níveis de ACT de estudantes; avaliamos as características das QSC mobilizadas, e identificamos relações entre os níveis de ACT de estudantes e as características das QSC mobilizadas. Desenvolvemos a pesquisa em uma escola pública estadual localizada no município pernambucano de Olinda, Região Metropolitana do Recife, com a participação, em média, de trinta estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, com faixa etária entre 14 e 19 anos, e seguimos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Foram desenvolvidas as seguintes etapas metodológicas: planejamento e desenvolvimento da intervenção pedagógica; e análise dos dados. A partir das análises, destacamos como contribuições da intervenção pedagógica o desenvolvimento do nível de ACT prática; do nível, em parte, de ACT cívica; e a mobilização de algumas das características das QSC, tais como: aproximação de estudantes às situações reais; contextualização dos conteúdos; e discussão de aspectos diversos. Contudo, limitações da intervenção pedagógica foram identificadas, dentre as quais, destacamos o fato das questões norteadoras não terem contribuído, por exemplo, para a abordagem de aspectos relativos à NdCeT, o que pode ter refletido no fato de não termos identificado o desenvolvimento do nível de ACT cultural por esses estudantes.
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    Abordagem da questão sociocientífica poluição por plásticos no ensino de química: uma análise de contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica de estudantes
    (2020-11-05) Silva, Janaína Santana da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6443588588161854
    Neste trabalho monográfico temos o objetivo de analisar contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica com abordagem da Questão Sociocientífica (QSC) poluição por plásticos para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de estudantes. Nesta perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, seguimos uma abordagem qualitativa dos dados, e contamos com a participação de vinte e dois estudantes da 3° série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Seguimos três etapas metodológicas: 1) planejamento da intervenção pedagógica; 2) desenvolvimento da intervenção pedagógica; e 3) análise dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram as perguntas relativas ao caso intitulado “O maior desafio ambiental do século XXI”, e seis questões norteadoras. Com base nas análises realizadas, podemos destacar contribuições e limitações da intervenção pedagógica com abordagem da QSC Poluição por plásticos para a ACT dos estudantes. Entre as contribuições destacamos as questões norteadoras e as atividades desenvolvidas na intervenção pedagógica, visto que identificamos nas respostas dos estudantes os níveis de ACT prática e de ACT cívica. Entre as limitações, apontamos o tempo dedicado à abordagem do caso, visto que não foi suficiente para o desenvolvimento de discussões capazes de mobilizar os demais aspectos sociocientíficos que estavam associados a problemática em questão, uma vez que não percebemos avanços significativos nas respostas dos estudantes para as questões do caso, no início e no final da intervenção, e o fato do caso, das questões norteadoras e das atividades desenvolvidas não envolverem aspectos que pudessem promover o nível de ACT cultural.