Licenciatura em Química (Sede)

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    Uma análise cienciométrica sobre jogos no ensino de Química em artigos da Revista Ludus Scientae
    (2025-03-18) Souto, Kaio Fábio Santos; Simões Neto, José Euzebio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/6728961168532707
    O ensino de química sempre representou um desafio para estudantes e educadores, em grande parte devido à complexidade e abstração dos conceitos estudados, características que aliadas à forma como tem sido ensinada, a química tem se tornado uma disciplina difícil, muito distante da realidade dos estudantes e de aprendizagem pouco estimulante. Tal cenário pode ser modificado na inclusão de metodologias diferenciadas, como os jogos didáticos, que vêm ganhando força e espaço como uma estratégia inovadora e eficaz para envolver e estimular os estudantes, aproximando a disciplina da realidade dos alunos, além de tornar o aprendizado mais prazeroso. Esta pesquisa busca entender a produção científica sobre jogos didáticos no ensino de química, analisando artigos publicados em um periódico especializado na temática, a Revista Eletrônica Ludus Scientiae, considerando todos seus anos de publicação. Para tal análise, utilizamos como ferramenta a cienciometria, que nos permitiu uma visão quantitativa detalhada sobre a frequência de publicações, principais indicadores de autorias, regiões geográficas dos autores, conceitos mais abordados e referências mais importantes. Com os dados encontrados na pesquisa, traçamos um perfil com os padrões e tendências na produção científica nessa área. Diante dos dados encontrados, evidenciamos que o uso de jogos didáticos no ensino de química é um caminho promissor, mas que ainda precisa ser mais explorado. Esperamos que essa pesquisa contribua para a valorização da área, encoraje educadores e pesquisadores a expandirem o uso da ludicidade como uma estratégia pedagógica, assim como, sirva de base para auxiliar futuras produções científicas na área.
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    O uso de um jogo didático para aprendizagem de conteúdos químicos abstratos
    (2025-03-19) Barros, Ingrid Ester Soares da Silva; Simões Neto, José Euzebio; Silva, Ana Paula Cirino da; http://lattes.cnpq.br/0364462762379933; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8603521784607119
    Este trabalho investigou a eficácia do uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão de conceitos químicos abstratos, como atomística e distribuição eletrônica, entre alunos do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de pesquisa-ação, envolveu três etapas: sondagem dos conhecimentos prévios, contextualização dos conceitos com a plataforma PhET Colorado e aplicação de um jogo didático, seguida de avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica e interativa aumentou significativamente a compreensão dos alunos, evidenciada pela melhoria no desempenho nos questionários e pelo maior engajamento dos estudantes. Concluiu-se que o uso de jogos didáticos é uma estratégia eficaz para o ensino de conceitos abstratos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, e recomenda-se sua ampliação no ensino de química e outras disciplinas com conteúdos complexos.
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    Chemstories: uma proposta lúdica com muita imaginação, suspense e Química!
    (2022-06-02) Souza, Keyla Dayane Rodrigues; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2243457699504406
    Por ter um alto grau de abstração, exigir raciocínio espacial e matemático e pela abordagem, predominantemente centrada no ensino por transmissão, a Química é, para o estudante, uma das matérias escolares de maior dificuldade. Então, parecenos necessário que, entre outras ações, escolher atividades que possuam potencial de despertar o interesse, o que é um grande desafio, sobretudo em situações específicas, como educação de jovens e adultos, ensino noturno e, mais recentemente, a realidade do ensino remoto emergencial. Diante disso, é preciso que o professor busque a introdução de estratégias didáticas que possibilitem um ensino de Química mais atrativo, incluindo aquelas que são capazes de postar os estudantes em um papel ativo. Neste cenário, o trabalho com atividades lúdicas, principalmente jogos, está, cada vez mais, ganhando espaço nas salas de aula e grupos de pesquisa em ensino de Química, por ser um instrumento essencialmente motivador e atrativo, que pode proporcionar uma aprendizagem de forma prazerosa e espontânea. Por meio dos jogos, os estudantes despertam a autonomia, criatividade e concentração, aspectos essenciais para efetivamente aprender conceitos científicos. Se essas atividades são aplicadas frequentemente, se estabelece um ambiente em que sentir prazer estudando Química é algo natural e facilita a compreensão dos conteúdos programáticos. Assim, esse trabalho visa apresentar o ChemStories, um jogo didático para ser trabalhado nas escolas, e também em outros espaços, com o objetivo de aproximar a Química dos estudantes, motivando e desenvolvendo aprendizagens. Baseado no Black Stories, um popular e macabro jogo comercial (stricto) com muito suspense, diversão e imaginação, apresentamos nesse texto como ocorreu o processo de elaboração do ChemStories, mantendo todo o mistério das cartas originais e acrescentando a seção de conhecimentos da Química, presente no verso das cartas, com o objetivo de explicar cientificamente o que aconteceu nos enredos das histórias. Discutimos o jogo quando aplicado, pela primeira vez no Ensino Superior, de forma remota devido a pandemia da COVID-19, para que pudessemos analisar a jogabilidade do ChemStories, em seguida, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em ensino híbrido e, por fim, com o 3° ano do Ensino Médio, de forma totalmente presencial. O ChemStories se mostrou eficiente, pois os estudantes participaram ativamente de todo processo. Parece-nos que atividades como essa são necessárias e que a Química está presente no nosso cotidiano em atividades que nem percebemos.
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    Impacto ambiental: uma proposta metodológica para o ensino de ciências numa perspectiva argumentativa com o uso de resolução de problema e do jogo didático Salve o rio
    (2022-06-03) Amorim, Caroline Vitória Alves; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0816099485845957
    O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições do jogo didático ‘Salve o rio’ como estratégia no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino fundamental II, uma vez que vários estudos elucidam as dificuldades de apropriação de conteúdos da disciplina por parte dos estudantes, mostrando a necessidade do desenvolvimento de metodologias didáticas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do jogo Salve o Rio como estratégia metodológica, com o intuito de despertar o interesse e motivar os estudantes para o conteúdo de educação ambiental. O estudo foi desenvolvido e aplicado com alunos do 9º ano de uma escola Municipal da cidade do Recife-PE, cujas turmas haviam estudado anteriormente o conteúdo de Educação Ambiental, totalizando 24 alunos. Observou-se a interação entre os alunos, relação professor/aluno e a forma de argumentação das equipes no momento da aplicação do jogo, foi visto que aumentou o caráter cooperativo entre os participantes e clima de entusiasmo e envolvimento na execução do jogo. Quanto ao processo educativo, o jogo didático Salve o Rio se caracterizou como ferramenta auxiliar de ensino de ciências.
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    A superação do flogístico: uma aventura de RPG
    (2013-04-30) Silva, Alexsandro Alberto da; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; Amaral, Ricardo Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/7704136680001681; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de um jogo didático, o Role Playing Game (RPG), no ensino da História da Química, numa perspectiva kuhniana e filosófica da ciência no século XVIII, na tentativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e que paralelamente promova a interação aluno-aluno e professor-aluno em salas de aula de Química. Os jogos didáticos são usados como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Ressaltamos que o objetivo desse recurso não se restringe à memorização do assunto pelo aluno, mas sim busca conduzi-lo ao raciocínio, à reflexão e consequentemente à (re) construção do seu conhecimento. A aventura de RPG vivenciada é na modalidade live action, intitulada “A Superação da Teoria do Flogístico: o calórico disfarçado” e é baseado em duas correntes filosóficas que norteiam a construção da ciência do século XVIII, o empirismo e o racionalismo, e epistemológico desse século, com o raciocínio a priori (dedução) ou racional e a posteriori (indução) ou experimental, e do século XX, em uma perspectiva kuhniana da ciência, concebendo esse momento como um marco na História da Química do século XVIII e, por isso, ocorreu uma revolução química com seu grande representante Antonie Laivoisier, descobridor do oxigênio, segundo essa perspectiva epistemológica, fato que ainda nos dias de hoje se debate quem foi seu descobridor, se Scheele, Priestley ou Lavoisier, devido à crise provocada no paradigma vigente, à teoria do flogístico. Para a aplicação do jogo foi escolhida uma turma do sexto período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco que, divididos em dois grupos, um defensor do flogístico e outro do calórico, usaram o jogo e responderam a questionários de sondagem. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento por parte dos alunos do momento histórico significativo que permeou a descoberta do oxigênio para a ciência química, explorando as concepções dos alunos nesse contexto; e alguns alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem esperados.
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    Ludicidade e ensino de química: as contribuições do Programa de Educação tutorial
    (2018) Pereira, Marília Elizabeth Pinto Gomes; Silva, Jadson Augusto de Almeida da; http://lattes.cnpq.br/8289890758877693; http://lattes.cnpq.br/8798775448927366
    Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar quais são as contribuições do Programa de Educação Tutorial para o ensino de química numa perspectiva lúdica. E, como objetivos específicos: refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para o ensino de Química na Educação Básica; refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para a formação dos estudantes do curso de Química e elencar as principais produções acadêmicas sobre o ensino de química na educação básica numa perspectiva lúdica. A pesquisa foi realizada através de análise documental e revisão bibliográfica. As conclusões são que as principais contribuições do Programa de Educação Tutorial para o Ensino de Química numa perspectiva lúdica são as seguintes: contribuir para a formação inicial dos estudantes da Licenciatura em Química de forma a tornar o acesso aos conteúdos mais atrativo e contribuir para disseminar o conteúdo de química na educação básica através de atividades de extensão.