Licenciatura em Química (Sede)

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    Uma análise cienciométrica sobre jogos no ensino de Química em artigos da Revista Ludus Scientae
    (2025-03-18) Souto, Kaio Fábio Santos; Simões Neto, José Euzebio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/6728961168532707
    O ensino de química sempre representou um desafio para estudantes e educadores, em grande parte devido à complexidade e abstração dos conceitos estudados, características que aliadas à forma como tem sido ensinada, a química tem se tornado uma disciplina difícil, muito distante da realidade dos estudantes e de aprendizagem pouco estimulante. Tal cenário pode ser modificado na inclusão de metodologias diferenciadas, como os jogos didáticos, que vêm ganhando força e espaço como uma estratégia inovadora e eficaz para envolver e estimular os estudantes, aproximando a disciplina da realidade dos alunos, além de tornar o aprendizado mais prazeroso. Esta pesquisa busca entender a produção científica sobre jogos didáticos no ensino de química, analisando artigos publicados em um periódico especializado na temática, a Revista Eletrônica Ludus Scientiae, considerando todos seus anos de publicação. Para tal análise, utilizamos como ferramenta a cienciometria, que nos permitiu uma visão quantitativa detalhada sobre a frequência de publicações, principais indicadores de autorias, regiões geográficas dos autores, conceitos mais abordados e referências mais importantes. Com os dados encontrados na pesquisa, traçamos um perfil com os padrões e tendências na produção científica nessa área. Diante dos dados encontrados, evidenciamos que o uso de jogos didáticos no ensino de química é um caminho promissor, mas que ainda precisa ser mais explorado. Esperamos que essa pesquisa contribua para a valorização da área, encoraje educadores e pesquisadores a expandirem o uso da ludicidade como uma estratégia pedagógica, assim como, sirva de base para auxiliar futuras produções científicas na área.
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    O conteúdo enzimas no ensino de Química: um panorama das propostas difundidas em periódicos nacionais
    (2023-09-21) Silva, Viviane Oliveira da; Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7518586937701331
    A pesquisa realizada foi de natureza documental, descritiva e exploratória, e se aproxima das investigações do estado do conhecimento com o objetivo principal de oferecer uma visão panorâmica de uma parte importante da produção acadêmica brasileira sobre o ensino do conteúdo enzimas, pela análise dos artigos publicados em alguns dos principais periódicos nacionais nos quais a comunidade de Educação Química dissemina os resultados dos seus estudos. Adotou-se como documentos primários os artigos publicados em 12 (doze) periódicos com Qualis CAPES. O percurso metodológico foi desenhado em consonância com a perspectiva de Morosini, seguindo as etapas da bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva. De um total 8.303 de artigos consultados, 56 versavam sobre enzimas, mas apenas 13 (treze) constituíram o corpus da pesquisa, por serem direcionados ao ensino de enzima. Uma análise de conteúdo permitiu o estabelecimento de categorização dos achados. Esses trabalhos estão preferencialmente destinados ao Ensino Superior, 10 artigos, enquanto 4 artigos são voltados ao Ensino Médio e 2 ao Ensino Tecnológico; 3 trabalhos propõem atividades destinadas a mais de um nível de ensino. Os principais gêneros de trabalhos são: i) pesquisa educacional: 4 artigos; ii) desenvolvimento de atividade experimental: 7 artigos; e iii) relato de experiência didática, 2 artigos. A experimentação é a temática principal em 10 dos artigos investigados – 9 em atividade enzimática e 1 em propriedades das enzimas, enquanto a modelagem é a temática nos outros 3 artigos. Os conteúdos abordados são atividade enzimática (catálise), inibição e inativação; funções das enzimas; e modelo enzima-substrato. Nos artigos, há prioridade da relação experimentação + atividade enzimática (9), quando comparada com as demais categorias: modelagem + modelo enzima-substrato (3) e experimentação + propriedades (1). As atividades com experimentos de baixo custo, tanto voltados para o Ensino Superior quanto para Ensino Médio, sãos as principais estratégias didáticas utilizadas. A modelagem com modelos 3D ou computacionais também é utilizada, assim como videoaulas com experimentos simulados e um jogo didático adaptado. É importante também que se invista no desenvolvimento de propostas que considerem os processos formativos nos diferentes níveis de ensino de Química, incluindo a formação superior. Nesse sentido, é necessário o estímulo à oferta de momentos formativos que estimulem discussões e reflexões no ensino e na formação de professores, e de outros profissionais, sobre a modelagem computacional com fins didáticos. Em associação a esses aspectos, um campo de interesse e ainda carente de ações é o de ensino não presencial. Por isso, é preciso se incentivar o desenvolvimento de estudos e a produção de instrumentos/produtos didáticos sobre o conteúdo enzimas para o ensino virtual, principalmente com os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Também é importante se estimular o desenvolvimento estratégias que sejam opções à experimentação e à modelagem.
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    Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020
    (2021-12-09) Porto, Shyrlana Souza; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0949749320823271
    Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020 visa trazer um levantamento bibliográfico em importantes periódicos brasileiros nesse recorte temporal. São eles: Ciência e Educação (Bauru), Experiências em Ensino de Ciências, Investigações em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Educação e Revista Debates em Ensino de Química, todos com a classificação Qualis CAPES A ou B, a fim de analisar as tendências, na literatura, relacionadas a modelos, modelagens e analogias no ensino de Ciências. Para o alcance dos objetivos, foram buscados no campo de pesquisa de cada revista e selecionados os artigos que abordavam os temas do trabalho aqui apresentado. Foi realizada a leitura dos textos e triagem dos assuntos que estavam na perspectiva desta pesquisa e ao final foram 70 artigos que estavam em consonância com esta proposta. Em relação ao primeiro objetivo, foram estabelecidas categorias a fim de realizar a análise e discussão. Para o segundo objetivos, foram lidos os artigos e agrupados conforme semelhança dos assuntos abordados. A partir dos resultados obtidos foi possível avaliar que nesses 13 anos analisados existe um número considerável de artigos nas revistas escolhidas, o que mostra que a pesquisa na linha de modelos, modelagens e analogias está sendo desenvolvida, apresentando um pequeno pico no ano de 2011 e se intensificando mais a partir do ano de 2016. Ao compilar os artigos analisados, foi observado que eles apresentaram tendências para o tema modelos, com 65,3%, seguidos do tema analogias com 20% e modelagens, com 14,7% dos trabalhos avaliados. Foi observado um grande destaque na abordagem voltada para a pesquisa de campo, realizada em escolas e universidades, por exemplo, nas pesquisas sob a perspectiva do aluno e em relação aos conteúdos de química abordados, Modelos Atômicos, Geometria Molecular, Cinética Química, Isomeria e Solubilidade. As pesquisas relacionadas à modelagem precisam chegar à sala de aula, bem como os estudos voltados a outras estratégias didáticas de ensino também. São muitos trabalhos de pesquisadores que se dispuseram, estudaram, aplicaram e publicaram, mas de alguma forma esse conhecimento enfrenta obstáculos para chegar à realidade dos alunos.
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    Análise dos rumos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir de um estudo bibliográfico de teses e dissertações no Brasil
    (2021-03-04) Noberto, Nathalia Félix; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
    Nesse trabalho monográfico tivemos o objetivo de analisar teses e dissertações sobre a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química. Realizamos uma pesquisa bibliográfica no banco de dados da CAPES referente a teses e dissertações brasileiras, considerando o período de 2015 a 2019, a partir das seguintes palavras-chave: “abordagem CTS/CTSA”, “ensino de química”. Seguimos três etapas metodológicas, a saber: levantamento bibliográfico; organização dos dados; e análise dos dados. Nas análises, consideramos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. A partir das análises dos resultados, podemos destacar, por exemplo, que: o quantitativo das teses publicadas tem diminuído no período analisado; a maioria das pesquisas desenvolvidas nas teses e dissertações é empírica; a maioria das teses publicadas está localizada nas regiões Sul e Sudeste e a maioria das dissertações publicadas está localizada na região Nordeste; e o público-alvo da maioria das teses é formação inicial e continuada de professores, e da maioria das dissertações é o ensino médio. Os resultados desta pesquisa contribuem para as investigações e estudos sobre a abordagem CTS no ensino de Química, dado que eles apontam para aspectos desenvolvidos nas teses e dissertações, e para aspectos que não foram explorados ou que ainda estão incipientes, entre os quais, podemos citar o desenvolvimento de pesquisas teóricas que subsidiem as bases epistemológicas e/ou pedagógicas da abordagem CTS.