Licenciatura em Química (Sede)

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    Os principais acontecimentos da química orgânica: uma revisão da literatura
    (2024-02-19) Souza, Thaysa Gabryelly Oliveira Santos de; Oliveira, Ronaldo Nascimento de; Guimarães, Bruna Martins; http://lattes.cnpq.br/8039374118267678; http://lattes.cnpq.br/9071551767043294; http://lattes.cnpq.br/2123178319020140
    A história da química orgânica é uma narrativa fascinante que se estende por séculos, marcada por descobertas cruciais, avanços teóricos e transformações fundamentais na compreensão da matéria orgânica. Para este trabalho, houve uma revisão da literatura por meio de livros, dissertações, teses e artigos para identificar, apresentar e compreender quais são os principais acontecimento da química orgânica. Pode-se afirmar que a química orgânica teve início no século XIX, por meio da síntese de Wöhler, que realizou síntese da ureia a partir de substância inorgânica. No século XIX, a compreensão sobre compostos aumentou bastante, dadas as contribuições de August Kekulé e Archibald Scott Couper. A teoria da valência, proposta por Kekulé, foi muito significativa já que sugeriu que os átomos de carbono podem formar ligações múltiplas e criar cadeias complexas. No século XX, ocorreram avanços notáveis na área de síntese orgânica e modelagem molecular. A descoberta dos compostos organometálicos, para além dos catalizadores permitiu que os químicos realizassem avanços na área de síntese, auxiliando no desenvolvimento de novos materiais e medicamento.
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    A superação do flogístico: uma aventura de RPG
    (2013-04-30) Silva, Alexsandro Alberto da; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; Amaral, Ricardo Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/7704136680001681; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de um jogo didático, o Role Playing Game (RPG), no ensino da História da Química, numa perspectiva kuhniana e filosófica da ciência no século XVIII, na tentativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e que paralelamente promova a interação aluno-aluno e professor-aluno em salas de aula de Química. Os jogos didáticos são usados como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Ressaltamos que o objetivo desse recurso não se restringe à memorização do assunto pelo aluno, mas sim busca conduzi-lo ao raciocínio, à reflexão e consequentemente à (re) construção do seu conhecimento. A aventura de RPG vivenciada é na modalidade live action, intitulada “A Superação da Teoria do Flogístico: o calórico disfarçado” e é baseado em duas correntes filosóficas que norteiam a construção da ciência do século XVIII, o empirismo e o racionalismo, e epistemológico desse século, com o raciocínio a priori (dedução) ou racional e a posteriori (indução) ou experimental, e do século XX, em uma perspectiva kuhniana da ciência, concebendo esse momento como um marco na História da Química do século XVIII e, por isso, ocorreu uma revolução química com seu grande representante Antonie Laivoisier, descobridor do oxigênio, segundo essa perspectiva epistemológica, fato que ainda nos dias de hoje se debate quem foi seu descobridor, se Scheele, Priestley ou Lavoisier, devido à crise provocada no paradigma vigente, à teoria do flogístico. Para a aplicação do jogo foi escolhida uma turma do sexto período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco que, divididos em dois grupos, um defensor do flogístico e outro do calórico, usaram o jogo e responderam a questionários de sondagem. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento por parte dos alunos do momento histórico significativo que permeou a descoberta do oxigênio para a ciência química, explorando as concepções dos alunos nesse contexto; e alguns alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem esperados.