Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    Dos limites da habitação à liberdade do habitar: uma análise de gênero da provisão habitacional do Programa PAC-Beberibe
    (2018) Mendonça, Maria Carolina Lins; Arrais, Leonardo Antonio Cisneiros; http://lattes.cnpq.br/6303281122303996; http://lattes.cnpq.br/1989682684892833
    O presente estudo busca analisar o processo de implementação do Programa de Saneamento Integrado da Bacia do Beberibe, PAC-Beberibe, considerando a provisão habitacional construída no âmbito desse Programa (o Conjunto Residencial Governador Miguel Arraes), a partir das relações sociais de gênero. Objetivamos, pois, (1) depreender os elementos que influenciam a relação da mulher com o habitat, (2) analisar o contexto no qual ocorre a realização do habitar das moradoras do referido residencial, e, por fim, (3) verificar se a política habitacional implementada contribui para a diminuição das desigualdades de gênero. Para tanto, o estudo comporta a adoção da abordagem qualitativa e o enfoque teórico de gênero para a compreensão de seu objeto. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos e de garantir maior confiabilidade a nossa investigação, através da triangulação de dados e de resultados, foram utilizados os instrumentos da observação participante, da análise documental e bibliográfica, além de entrevistas semiestruturadas com seis beneficiárias do Programa. Tais dados foram tratados à luz dos conceitos de gênero (SCOTT, 1989) e de habitar (HEIDEGGER, 2008), bem como tomando como base os indicadores de monitoramento elaborados pelo pela Relatoria do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Nossas análises apontaram, dentre outros resultados, que, na visão das beneficiárias do programa, as estratégias de ação do PAC-Beberibe em nada contribuem para reduzir, no campo do desenvolvimento territorial, as desigualdades sociais enfrentadas pelas mulheres. Os achados desta pesquisa podem contribuir, portanto, para a construção de reflexões mais aprofundadas acerca da complexidade que envolve a relação entre gênero e políticas públicas, bem como na oferta de um aporte científico relevante à formulação de políticas habitacionais que considerem o caráter indissociável entre o construir, o habitar e o pensar, considerando as relações de gênero.
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    Cabelo crespo e mulher negra: a relação entre cabelo e a construção da identidade negra
    (2018) Freitas, Geisiane Cristina de Souza; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/0789389803649488
    Constitui como principal objetivo desta pesquisa a verificação do impacto do racismo estrutural na construção da identidade da mulher negra no que diz respeito ao cabelo crespo. O objeto de estudo foram mulheres negras que são alunas da UFRPE dos cursos de Ciências Sociais, História e Educação Física, a pesquisa foi abordada através do método qualitativo com o uso de entrevistas para investigar a relação do cabelo crespo com a construção da identidade negra. A partir dos apontamentos feitos por elas foram discutidos os conceitos de raça, racismo, identidade, estética e estética negra e como este hiato impacta na subjetividade e na percepção delas sobre suas respectivas identidades. Chegou-se ao entendimento que em decorrência do racismo estrutural que inferioriza a beleza negra, as mulheres não se reconheciam como negras antes de passar pela transição capilar e pela ressignificação de seus cabelos crespos.
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    Mulheres e questões de gênero nas Ciências sociais: uma análise das matrizes curriculares do curso de Ciências sociais da UFRPE
    (2018) Santos, Amanda Ramos Alves dos; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/6465456614324783
    Esta monografia investiga quais espaços são ocupados pelas mulheres autoras e conteúdos relacionados às questões de gênero nas matrizes curriculares do curso de Ciências Sociais da UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE, questões curriculares e da inclusão de gênero, e dos estudos pós-coloniais enfatizando as perspectivas feministas. Durante a pesquisa a coleta de dados se deu através das análises documentais dos Projetos Pedagógicos do Curso e dos textos administrativos. Assim, foram identificadas nas bibliografias básicas de todas as disciplinas obrigatórias presentes nas segunda e terceira matrizes curriculares as autoras que foram e são trabalhadas durante a graduação e como todos os componentes das três matrizes abordam ou não conteúdos relacionados às questões de gênero. Ainda na coleta de dados, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes e cinco discentes com a finalidade de identificar quais as percepções destes sujeitos sobre as disciplinas mapeadas e suas importâncias na composição das matrizes curriculares. A investigação revelou que ao longo destes 27 anos de história do curso houve uma crescente sensibilidade em relação à inclusão das questões de gênero e autoras mulheres. No entanto, os dados apresentados mostram que as autoras continuam sendo invisibilizadas e que as discussões de gênero ainda não estão propostas de forma consistente no currículo do curso de Ciências Sociais da UFRPE.