Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife(2019-12-16) Silva, Lucas de Lima Gonçalves da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/3769075927101151Tendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.Item O consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife(2019-07-18) Oliveira, Mônica Maria de; Assis, Rodrigo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/8735573786326770Esta monografia apresenta um pequeno estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife, para analisar esse fenômeno recorre-se a teoria disposicionalista ou da ação e aos conceitos de classes sociais, lazer e consumo. Construímos assim dois retratos sociológicos para identificar os motivos ou fatores que levaram indivíduos situados nas classes populares a escolherem consumir bebidas alcoólicas como prática de lazer, ao invés de outras formas de uso do tempo livre. Levantamos a hipótese de que o consumo de bebidas alcoólicas é considerado por esses atores um ato corriqueiro, realizado por meio de disposições incorporadas construídas durante as suas trajetórias de vida. Ao mesmo tempo em que resultado desse cultivo de inclinações para essa prática, o consumo de bebidas alcoólicas contribuem, neste estrato social, para uma ampliação das redes de socialização que envolve dimensões concretas da vida social, como a familiar, a vida profissional e as relações comunitárias. Por isso, o consumo de bebidas alcoólicas é visto por esses indivíduos das classes populares como uma forma legitima de lazer, mesmo tendo consciência que há outras formas possíveis de divertimento que não necessariamente envolvem este ato. A relação dessas outras formas, contudo, de acordo com os dados dessa pesquisa, para serem tidas como legítimas precisam, tal como o consumo de bebidas alcoólicas, passarem por um processo contínuo de inscrição nos indivíduos, como predisposições para outras maneiras de pensar, de sentir e de agir no mundo social.Item Socialização no ambiente universitário: mediações nas relações docentes e discentes(2021-12-15) Silva, Eliane Pereira da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064Este trabalho tem como objetivo investigar a socialização no ambiente universitário a partir das mediações nas relações entre docentes e discentes no curso de Bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE sob a perspectiva do conceito dos autores que dialogam com a socialização e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a pesquisa da coleta de dados, realizada por meio de questionário com a participação de vinte discentes, são evidenciados experiências socializantes tanto baseadas na cooperação e solidariedade, quanto no controle e na manipulação, sendo que as primeiras se sobrepõem às segundas.Item Uma análise sobre as concepções de masculinidades dos alunos de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)(2021-12-15) Stresser, Rafael Lucas; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/8925219823793143Esta pesquisa busca entender as masculinidades e os processos de socialização. O trabalho começa com um debate sobre o processo de socialização que Peter e Brigitte Berger (1977) caracterizam como imposição de condutas sociais. Logo após, uma discussão sobre modelos de hombridades. Sua discussão teórica relembra o que disse Connel (1995) sobre aspectos patriarcais de determinadas performances de masculinidades. Por fim uma pequena conversa sobre o que disse Santos (2005) sobre as crises da Universidade e depois utiliza-se Chauí (1999) para pensar sua ideia de Universidade operacional e Universidade como instituição social. Embora não tenha sido possível observação direta devido à crise sanitária da COVID-19, foi utilizada a técnica de entrevista online semiestruturada para responder o problema chave dessa pesquisa: como são formados os modelos de masculinidade dos alunos de Ciências Sociais da UFRPE? Como resultado final descobre-se que fatores como pais, amigos, e instituições como o serviço militar e a Universidade, são responsáveis por difundir modelos de masculinidades, mas os modelos não são estáticos e estão sempre em estado de reconfiguração.
