Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    Tatuagem, cartografia de histórias no corpo: um estudo de caso no Estúdio Onça em Recife
    (2023-09-14) Horita, Clari Ana; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/6857089321591970; http://lattes.cnpq.br/6857089321591970
    O presente trabalho tem por objetivo compreender as motivações de indivíduos que se tatuam, bem como os sentidos atribuídos por eles às suas tatuagens a partir de suas experiências pessoais. Para tal, realizamos um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, da história de vida e análise da bibliografia especializada, utilizando como principais autores Maffesoli e seu conceito de tribos urbanas, Mauss e a noção de técnicas do corpo, e, por fim, Foucault e a subjetividade como espaço de práticas de si. A tatuagem como objeto de pesquisa, signo de classe e expressão de valores e emoções ainda é pouco explorada nas Ciências Sociais e por isso, com este trabalho, nosso intuito está também em evidenciar a temática, aproveitando-se da condição de pesquisadora-tatuadora para lançar um novo olhar, mais sensível e imerso nesse universo.
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    Ativismo anti-gordofobia em Pernambuco: reconstrução identitária de pessoas gordas
    (2021-07-21) Ramos, Anna Gabriela Martins de Arruda Pedreira; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    A pesquisa se propõe a investigar as dinâmicas usadas para construção de uma nova identidade de pessoas gordas a partir da atuação dos grupos ativistas Sou Plus PE e Gorda Sim, situados no estado de Pernambuco, através de entrevistas semi-estruturadas com as fundadoras destes coletivos. Para isso, se faz uma rápida retomada histórica da construção da imagem do sujeito gordo até os dias atuais, passando pelo debate da beleza, da estigmatização do corpo gordo, ciberativismo, ativismo em rede, identidades, além de citar sobre os progressos do ativismo gordo no âmbito político no estado.
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    Quilombolas, representações sociais: um estudo sobre a cultura e história afrodescendentes
    (2019) Marçal, Regina Pontes; Silva, João Gilberto de Farias; http://lattes.cnpq.br/8962702831748942; http://lattes.cnpq.br/0612841048168913
    O Brasil foi o país que mais incorporou a forma de produção escravista no mundo com a maior colônia de escravos do mundo.Na perspectiva de investigar experiências a respeito de fragmentação da cultura de povos tradicionais pela influência do externo(protestantismo),do colonizador, na ancestralidade e branqueamento das comunidades tradicionais no Brasil em particular na “Comunidade Quilombola Onze Negras” sob a pressão ideológica do colonizador.Neste viés a pesquisa visa entender por que a cultura de movimentos religiosos de matriz africana não é popular na Comunidade povo tradicional Quilombola Onze Negras?O objetivo geral desta pesquisa visa compreender porque a cultura de movimentos religiosos de matriz africana não é popular na Comunidade povo tradicional Quilombola Onze Negras. A metodologia usada teve um viés etnográfico com observação participante e revisão dabibliografia acerca da vinda dos negros escravizados ao Brasil e o processo de colonização e branqueamento de sua cultura africana com a conversão as religiões católicas e protestantes e as representações sociais compartilhadas pelos grupos religiosos da Comunidade Onze Negras. Ademais os resultados da pesquisa dialoga com o entendimento dos resquícios do colonialismo após a diáspora africana no Brasil na construção do povo brasileiro que até hoje as comunidades tradicionais resistem para ter o reconhecimento de sua identidade africana mas também são brasileiros colonizados e vivenciam a colonialidade do ser, poder e do saber nas representações sociais das religiões que cultuam.