Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Aplicativo móvel de suporte ao investidor iniciante baseado em análise fundamentalista de dados(2021-12-13) Ferreira Júnior, Marcos Eduardo; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/4966069849715181Atualmente o Brasil está passando por uma tentativa de se recuperar de uma recessão que começou em 2020 com o início da pandemia de COVID-19. Somando os problemas econômicos gerados pela pandemia, Brasil tem um histórico longo de alternâncias entre recuperação ou recessão da sua economia. A montanha-russa econômica brasileira, gera para a sua população principalmente a mais carente, o desafio de além de pagar suas contas, conseguir poupar ou investir. Hoje existem inúmeras formas de guardar e alocar o dinheiro em lugares que possam gerar um lucro durante o tempo investido, uma delas é o mercado de ações. Comparado aos outros investimentos, o mercado de ações, o risco de investimento é relativamente mais alto. O funcionamento do mercado de ações é visto por muitos como algo complexo, sendo isto uma grande barreira para a entrada de novos investidores. Os investimentos no mercado de ações podem ser feitos seguindo duas vertentes de análises: a fundamentalista e a técnica. Por meio da análise fundamentalista, o investidor verifica os últimos balanços da empresa, e os seus ativos, estuda seus produtos e o mercado na qual está inserida. Após esta análise, o investidor tem embasamento para decidir se quer investir na companhia e ser sócio dela por um período de médio a longo prazo. Pensando nos desafios gerados pela economia brasileira e a dificuldade do brasileiro de obter uma renda além da sua profissão, o objetivo deste trabalho é trazer uma aplicação móvel de fácil uso e linguagem simples, usando fórmulas que combinam diferentes indicadores fundamentalistas. A construção deste aplicativo é baseada nos fundamentos das Heurísticas de Nielsen. Para manter uma linguagem simples, foi usada a técnica do Plain Language, que visa melhorar o processo de comunicação e entendimento, fazendo com que textos e documentos possam ser entendidos na primeira vez que o público alvo lê ou ouve. Na etapa de finalização e verificação da qualidade do produto criado, uma pesquisa usando formulário foi usada para comparar a qualidade do produto criado e seu concorrente.Item Geração automática de sistemas backend com o suporte de IA generativa seguindo a arquitetura limpa(2024-03-06) Costa, Henrique Sabino da; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/5381537544189009Neste trabalho, investigou-se a potencial contribuição das tecnologias de Síntese Automática de Código, particularmente o GPT-4 da OpenAI, para a manutenção e aderência às boas práticas de arquitetura de software em startups. Dada a característica dessas empresas de operarem em ambientes de rápida mudança e inovação, mas com recursos limitados, práticas como testes unitários e documentação muitas vezes são negligenciadas. Contrariamente, enfatizamos a importância de tais práticas pela sua contribuição à manutenibilidade e escalabilidade das aplicações. Como meio de conciliar o ritmo acelerado de desenvolvimento com a necessidade de boas práticas, propusemos o uso de modelos de linguagem generativos (MLG), especificamente o GPT-4, para a geração de código seguindo os princípios da arquitetura limpa, um conjunto de conceitos definidos por Robert C. Martin para o desenvolvimento de projetos escaláveis e de boa manutenibilidade. A abordagem metodológica foi uma combinação de análise qualitativa e quantitativa, focada na exploração e adaptação de prompts para a geração de código e no desenvolvimento de exemplificações práticas em diversas linguagens de programação. Destaca-se a produção de três projetos em C#, JavaScript e Python, os quais foram avaliados segundo métricas de abstração, instabilidade, e aderência à Sequência Principal - conceitos chave na manutenção de uma arquitetura limpa. Os resultados indicaram que, apesar do potencial da tecnologia proposta para acelerar o desenvolvimento e promover a aderência às boas práticas através da automação, existem lacunas significativas na capacidade do GPT-4 de gerar código totalmente alinhado à arquitetura limpa e executável sem intervenção manual. Problemas relacionados à inconsistência na estrutura do projeto e na integridade do código gerado foram observados, sugerindo que, enquanto a ferramenta oferece uma base promissora para a potencialização da eficiência em projetos de menor complexidade, sua aplicabilidade em contextos complexos e diversificados ainda apresenta desafios. Portanto, conclui-se que o emprego de MLGs como o GPT-4, na geração automática de código representam uma ferramenta auxiliar valiosa para startups no desenvolvimento de software. No entanto, a necessidade de ajustes manuais no código e a garantia de aderência completa às práticas recomendadas de arquitetura de software reforçam a ideia de que tais tecnologias devem ser vistas como complementares ao trabalho humano e não como substitutas completas. Para futuros trabalhos, recomenda-se o aprofundamento na investigação de MLGs especializados em geração de código e a expansão dos experimentos para abarcar uma gama maior de linguagens de programação e frameworks, visando maximizar a aplicabilidade e eficácia dessa abordagem inovadora.Item IoT orientado a Assets: uma ferramenta para assetização de internet das coisas(2024-03-07) Alves, David Pierre; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/3465709031395966Esse trabalho discute e apresenta um sistema para demonstrar a viabilidade técnica de servir coisas (como em Internet das Coisas) como assets. Enquanto as iniciativas existentes focam na discussão de coisas como serviços como parte do processo de servitização, não há iniciativas que focam na discussão de coisas como assets como parte do processo de assetização. A assetização permite modelar coisas de uma perspectiva gerencial, em termos de depreciação ao longo do tempo, transferibilidade entre localização, o descarte depois do uso, e a convertibilidade entre plataformas. Graças à assetização, coisas podem prover benefícios econômicos, informacionais, operacionais e regulatórios para seus donos (morais ou judiciais).Item Plataforma para extrair e visualizar dados de violência doméstica no estado de Pernambuco(2021-12-13) Luna, Renan Victor Maciel de Oliveira; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/8190140453596212Mensalmente, a SDS-PE divulga, por meio do portal da secretaria, uma planilha com dados de crimes de violência doméstica registrados desde 2015. O objetivo de divulgar esses dados consiste em tornar transparente para a população a situação da violência doméstica no estado de Pernambuco. Um problema na divulgação desses dados consiste no fato de que são divulgados como uma tabela em uma planilha no formato Excel (proprietário), o que dificulta um pouco o processamento e a interpretação dos dados. Para mitigar esses problemas, foi desenvolvida uma plataforma web onde qualquer pessoa pode consultar esses dados de uma forma visual, fazer comparações, e ajudar o governo na elaboração de políticas públicas de combate à violência doméstica no estado de Pernambuco.Item Projeto e desenvolvimento de uma aplicação WEB para a promoção do reuso de livros didáticos universitários(2019) Andrade Filho, Mércio Antônio Oliveira de; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878É comum na vida do estudante universitário o acúmulo de livros didáticos. Muitos desses livros acabam subutilizados e parados em estantes.Nesse contexto, as principais ferramentas utilizadas pelos discentes para o compartilhamento online de livros didáticos apresentam limitações importantes.Essas limitações foram identificadas em um questionário aplicado a 75estudantes universitários. Com o intuito de fomentar a prática do compartilhamento de livros didáticos entre discentes da UFRPE foi desenvolvido um sistema web específico para esse fim. Este trabalho descreve o projeto e a implementação dessa aplicação. Ela se trata de uma aplicação de página única que é alimentada através de uma a API REST. Desse modo, a API desenvolvida poderá futuramente ser consumida por outros softwares. Foram utilizados os frameworks Angular e Grails, além do SGBD Postgre SQL para a persistência dedados. Para avaliar a aplicação foi realizado um segundo questionário no qual 33 pessoas foram entrevistadas. Os participantes usaram recursos da aplicação e indicaram o seu grau de satisfação. A aplicação obteve uma avaliação positiva. O sistema conta, 30 dias após a sua implantação em nuvem, com 140usuários cadastrados e 39 livros no seu acervo.Item Um estudo de caso sobre a migração para microfrontends usando Bite Module Federation(2024-03-06) Rodrigues, Luiz Fernando Barbosa; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/4509809985734740Na era da internet, o crescimento exponencial das aplicações web e a crescente necessidade de escalabilidade dos sites têm levado os desenvolvedores a buscar novos métodos para atender a esses requisitos. Nesse sentido, a arquitetura de microfrontends tem se tornado popular, pois oferece alternativas no desenvolvimento de frontends web. Uma das vantagens dessa abordagem é a independência das equipes de desenvolvimento. No entanto, conforme a complexidade das aplicações aumenta com o uso de microfrontends, as equipes de desenvolvimento precisam de ferramentas adequadas para gerenciar essa complexidade de forma eficaz. Este trabalho visa analisar as principais ferramentas para a construção de microfrontends, considerando a migração de um projeto monolítico para uma arquitetura de microfrontends. O objetivo é identificar como as ferramentas atuais lidam com os desafios enfrentados durante o desenvolvimento de microfrontends.Item WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação(2024-03-08) Serafim, Maria Giulia Maia; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/0667725413041028Na era digital, a acessibilidade web é uma preocupação crescente, visando garantir que todos possam desfrutar plenamente dos recursos online. No entanto, essa preocupação muitas vezes não é priorizada nos projetos de software, devido à falta de conhecimento básico sobre como implementá-la. Este trabalho aborda o problema de pesquisa: Como facilitar o entendimento das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)? Para solucioná-lo, foi adotado o Design Thinking como metodologia. Com base nessa metodologia e com o objetivo de resolver o problema identificado, foi proposta uma solução inovadora: uma plataforma educativa que não apenas ensina essas diretrizes, mas o faz de maneira envolvente e motivadora por meio da gamificação.
