Especialização em Gestão Pública (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Contribuição do programa ‘Mais Educação’ na educação básica de uma rede municipal(2020-03-07) Leite, Simone Araújo; Moraes Filho, Rodolfo Araújo de; http://lattes.cnpq.br/5956595733814710O presente trabalho teve como objetivo analisar a melhoria da qualidade da educação da Rede Municipal do Recife, tendo como suporte o programa federal ‘Mais Educação’. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, realizado em uma escola pública do município de Recife-PE, utilizando dados primários e secundários, por meio de entrevista com a direção da escola e a observação participante da pesquisadora enquanto professora do estabelecimento, bem como análise dos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do país, no período de 2010 a 2017. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Foi evidenciado que o programa ‘Mais Educação’ teve seu sucesso como fator complementar às ações da escola analisada. Desse modo, conclui-se que o programa em si não garante a devida e almejada qualidade na educação, mas aliado a projetos de ensino sérios e comprometidos, pode contribuir significativamente para essa formação integralista e formativa dos indivíduos.Item Prestação de contas na administração pública no âmbito do poder executivo do estado de Pernambuco(2020-03-13) Correia, Marcelo Wanderley; Moraes Filho, Rodolfo Araújo de; http://lattes.cnpq.br/6819774946735716Estudar a importância atribuída ao item “prestação de contas”, para os servidores ligados aos órgãos e entidades públicas do Estado de Pernambuco, dentre os múltiplos temas afeitos ao orçamento público, é o propósito do presente ensaio. Quanto a sua classificação, tratou-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. No que respeita a estratégia de levantamento dos dados optou-se por obtê-los através da consulta a um site especializado na temática abordada, o sistema SCGEOrienta da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco – SCGE/PE, o que confere ao estudo o status de também poder ser classificado como pesquisa do tipo documental. Para a análise dos dados obtidos, foi empregado o método de estatística descritiva para quantificação da frequência de perguntas elaboradas e respondidas pelo sistema consultado, sem, no entanto, por sua natureza, se poder considerar o estudo como de natureza quantitativa. Por fim, em sua conclusão pode-se observar que a temática estudada “Prestação de Contas” foi de fato, como previsto na hipótese central do estudo, a que maior preocupação se apresentou na busca por respostas técnicas quanto a dúvidas levantadas pelos servidores públicos estaduais sobre questões ligadas ao orçamento público.Item Programa gerador de imposto de renda pessoa física: adequação e principais desafios de uso por servidores públicos de uma instituição estadual(2020-04-02) Souza, Uedson Batista de; Moraes Filho, Rodolfo Araújo de; http://lattes.cnpq.br/6819774946735716; http://lattes.cnpq.br/2233665893583148Anualmente todas as pessoas que desenvolvem atividade profissional remunerada e se enquadram nos parâmetros previstos na legislação em vigor, devem apresentar a Receita Federal do Brasil a sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. O objetivo principal deste estudo foi comprovar que o programa gerador da referida declaração não é intuitivo, nem de fácil utilização por qualquer cidadão. Para essa comprovação, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com a aplicação de questionário com 40 servidores integrantes de uma Instituição Pública Estadual, onde ficou confirmada a dificuldade na utilização do Programa Gerador do Imposto de Renda Pessoa Física por qualquer cidadão que não possui conhecimentos mínimos sobre o assunto.
