Especialização em Gestão Pública (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2893
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
20 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Gestão ambiental municipal: o caso do município de Carpina, Pernambuco(2019-11-27) Marques, Jonathas Gomes de Carvalho; Luna, Adriana Dornelas de; http://lattes.cnpq.br/6673911878065454; http://lattes.cnpq.br/5660568289427068Por séculos os impactos ambientais negativos se tornaram conhecidos e sentidos, necessitando uma ação para dirimir tais consequências: nasce a gestão ambiental. Assim, o presente estudo objetivou entender como se dá a gestão ambiental no município de Carpina-PE. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, com aplicação de entrevista com a gestora da Unidade de Integrada de Gestão Ambiental (UIGA) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Por fim, checaram-se os documentos constantes nas bases de dados da prefeitura municipal de Carpina e da CPRH de modo a comparar com a realidade encontrada na região e com a legislação pertinente, a saber: Lei Complementar (LC) n. 140/11. Frente ao exposto, percebeu-se que o município de Carpina, apesar de obter potenciais, no que tange à possibilidade de descentralização das atividades executadas pela CPRH, por meio da presença de órgão e profissionais habilitados para tal tarefa, não possui, porém, Fundo Municipal de Meio Ambiente, legislação pertinente e Conselho de Meio Ambiente atuante. Recomenda-se, então, que o município legisle normas ambientais que sejam eficientes e efetivas, em âmbito local; torne o Conselho Municipal de Meio Ambiente atuante; além de implantar o Fundo Municipal de Meio Ambiente.Item Gestão prisional: ressocialização através da educação e profissionalização do preso(2019-11-27) Rêgo, Carlos André de Barros; Moura, Ana Carla Paiva de; http://lattes.cnpq.br/5199273241058354; http://lattes.cnpq.br/9976593931192519Este trabalho teve o objetivo de analisar a realidade de uma Penitenciária de Segurança Máxima do Estado da Paraíba, demonstrando a necessidade de promover a ressocialização do preso ou apenado, denominado por humanistas como reeducando, através do ensino formal, capacitação, profissionalização e cidadania. Ao Governo cabe promover os mais variados mecanismos visando ressocializar os reclusos, desenvolvendo sua moralidade e profissionalismo para que estes possam retornar a sociedade e não reincidir, demonstrando que as prisões não são escolas do crime, mas sim, de cumprimento de pena com promoção de evolução pessoal. Pode-se perceber que a realidade vivenciada nesta pesquisa não é a totalidade existente neste Estado muito menos no Brasil. O estudo esteve fundamentado em Leis, Decretos, doutrina, documentos de referência, bem como observação da realidade. Observou-se que a ressocialização do apenado é possível e traz pontos positivos, tendo em vista todo o processo de inclusão social realizado dentro da Unidade Prisional.Item O músico na polícia militar: uma questão social(2020-06-29) Espírito Santo, Ivaldir do; Conceição Neto, Vera Lúcia da; http://lattes.cnpq.br/0931010026635538; http://lattes.cnpq.br/4498314300749750Este trabalho analisou os impactos da possível extinção do quadro de músico na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para o profissional e para a sociedade no tocante aos projetos sociais mantidos pela banda da PMPE. A banda de música da PMPE toca nos cerimoniais da corporação, apresenta-se ao público em todo o Estado e mantém alguns projetos sociais em comunidades carentes, que para esse trabalho acontecer, o músico precisa de suportes da instituição, tais como: a efetividade do cargo de músico na corporação, concurso público com certa urgência, estruturas físicas como salas adequadas para ensaios e instrumental de qualidade. Os projetos sociais mantidos pela banda tornaram-se um alívio para as comunidades, por manterem as crianças e os adolescentes afastados da criminalidade, uma vez que os integrantes da banda da PMPE ministram aulas de música e transmitem os valores de cidadania, gerando resultados consistentes em parceria com os pais e responsáveis por manterem a regularidade dos alunos nas aulas. A pesquisa foi qualitativa por meio de quinze entrevistas semiestruturadas, sendo dez com os responsáveis pelos alunos pertencentes a duas comunidades e cinco com os policiais militares músicos. Utilizou-se a análise de conteúdo para as informações colhidas. Os resultados demonstraram que a banda é um equipamento cultural de uso público, um elemento de apoio familiar com uma função didática e educativa, carrega um simbolismo de expressão da beleza, da nobreza e do talento, possuindo o caráter de profissionalização para as crianças e os adolescentes em situação de risco. O policial militar músico promove relações amigáveis, afetivas e assume um papel familiar de acolhimento e de proteção, é o elo para que a profissionalização aconteça e sedimente o papel do Estado em levar a sua função social para as comunidades carentes. Por fim, a banda, o músico e os seus projetos sociais são percebidos como um porto seguro, uma âncora para que as crianças e os adolescentes não sejam levados para a criminalidade devido à ociosidade e à vulnerabilidade. Portanto, a possível extinção do quadro de músico precisa ser repensada pela PMPE, pois impacta diretamente na qualificação do profissional músico, na profissionalização dos alunos e na garantia de sobrevivência, de cidadania e de futuro de ambos.Item A qualidade do transporte público coletivo urbano do município de Vitória de Santo Antão - PE na ótica de seus usuários(2020-07-24) Mota, Francisco de Assis; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064; http://lattes.cnpq.br/2408932972128685A qualidade do transporte público pode ser entendida como a satisfação de seus usuários, neste sentido buscou-se identificar o grau de (in)satisfação dos usuários do serviço de transporte público coletivo urbano do município de Vitória de Santo Antão - PE em relação a qualidade do serviço prestado pelo poder público e concessionárias. O estudo tem natureza qualitativa com características exploratórias-descritivas. A coleta dos dados realizou-se através de questionário on-line, aplicado aos usuários do transporte público. Os principais achados foram em relação ao conforto dos pontos de ônibus, onde 76% dos respondentes estão concentrados entre muito insatisfeito ou insatisfeito, já em relação ao conforto do ônibus 70% responderam estar muito insatisfeito ou insatisfeito com o serviço prestado. Com relação a satisfação geral 66% dos respondentes declaram-se muito insatisfeito ou insatisfeito. Conclui-se que a pesquisa apresentou dados preocupantes em relação a qualidade do serviço de transporte público do município de Vitória de Santo Antão - PE e que a melhoria envolve os agentes que estruturam o serviço: usuários, poder público e concessionárias.Item Clima organizacional na gestão pública: uma análise na Secretaria da Mulher em um município do sertão do Pajéu em Pernambuco(2020-05-11) Silva, Ermeson Ribeiro da; Moura, Maria do Céu de Sena; http://lattes.cnpq.br/7147428594823475; http://lattes.cnpq.br/0761882605903160O presente artigo abordou o clima organizacional na gestão pública, através de análise na Secretaria da Mulher em um município do sertão do Pajeú. Assim, buscou-se entender como a qualidade do clima poderia influenciar no comportamento das pessoas dentro desta organização, tendo-se como objetivo analisar o mesmo, avaliando-se sua qualidade, identificando as variáveis que interferiam positivamente e negativamente, e por fim descrever o comportamento dos colaboradores dentro do quadro de relacionamento pessoal e profissional para estimar sua satisfação quanto a empresa em que trabalham. Uma vez que como destacado por Fleury (2002), a satisfação interfere na motivação dos funcionários, trazendo como consequência resultados negativos para organização e não atinguimento de metas pré-estabelecidas. Para tanto fez-se uma pesquisa de natureza quantitativa, de caráter exploratório/descritivo e pesquisa de campo na referida organização. Com resultados obtidos, percebeu-se que o clima organizacional mostrou-se positivo e com poucos pontos a serem melhorados, de modo que os servidores sentem- motivados a desempenhar suas funções, porém mantém-se almejam crescimento profissional na organização melhores salários. Contudo, considera-se que a organização em si, necessita de implantação de uma gestão pública estratégica e medidas que resultem na qualidade de vida no trabalho dos funcionários, melhorando o trabalho em equipe.Item A Lei da Transparência na gestão pública municipal: um estudo de caso(2020-05-18) Freire Junior, Luciano Galvão; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/0044703870148646A cobrança dos cidadãos por melhorias na gestão pública passou a ser mais efetiva com os novos mecanismos de fiscalização e participação, especialmente, a partir da chamada Lei da Transparência e de outras Leis e Decretos que a complementaram. Neste contexto, o governo federal também criou a Escala Brasil Transparente (EBT), para mensurar o grau de transparência dos municípios brasileiros. Assim, dadas as dificuldades dos pequenos municípios brasileiros, buscou-se investigar como a Lei da Transparência foi assimilada e gerida pela gestão pública do município de Serra Talhada/PE, que em 2018 obteve nota máxima na EBT. Realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva, comparando as dimensões da EBT nos sites de quatro grandes municípios do sertão de Pernambuco (Serra Talhada, Salgueiro, Caruaru e Petrolina), visando descobrir como a disponibilização de informações, pelos gestores públicos municipais, poderá abrir um canal de comunicação essencial às necessidades da sociedade. Percebe-se que um gestor público municipal estará cumprindo melhor seu papel, quando publicizar todas as informações necessárias para o cidadão. Na medida em que cumpre um dos cinco princípios da administração pública brasileira, a publicidade, o gestor municipal disponibiliza um importante canal de comunicação, o que poderá, por sua vez, melhorar a interatividade com a população.Item Impactos das ações públicas e não governamentais de desenvolvimento numa propriedade rural(2020-05-29) Santos, Adreanne Maria Lima Bem dos; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/6724292089914681A presença do Governo e das Organizações do Terceiro Setor em comunidades rurais garantem o acesso e a implementação de Políticas Públicas, Programas e Projetos que visam promover o desenvolvimento rural e a convivência com o Semiárido. Mas de que forma as ações públicas e não governamentais influenciam o desenvolvimento rural de comunidades rurais no Sertão do Pajeú? Os programas, projetos e ações geram impactos socioeconômicos e ambientais nessas comunidades? Neste estudo busca-se analisar alguns aspectos do desenvolvimento rural considerando-se as políticas públicas de acesso a água e fomento à produção agrícola. Teve como objetivo identificar os impactos socioeconômicos e ambientais das ações públicas e não governamentais em um sítio da Comunidade Rural Sítio Enjeitado, em Triunfo/PE, Sertão do Pajeú. Trata-se de um estudo de caso em que os resultados apontaram que as ações públicas e não governamentais voltadas à promoção do desenvolvimento rural na propriedade estudada causaram os seguintes impactos: fortalecimento da produção, escoamento em mercados que exigem maior qualidade da produção, melhoria na qualidade de vida, preservação e conservação do meio ambiente através de técnicas de produção sustentável.Item Participação popular e controle social como instrumentos de gestão pública: estudo de caso em municípios da 6ª REGIÃO PATOS-PB(2020-04-30) Gomes, Escarião da Nóbrega; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/3768562909435522O presente trabalho tem como objetivo analisar o orçamento democrático do Estado da Paraíba, enquanto ferramenta para concretização das demandas populares, tomando como base a 6ª região do Município de Patos-PB, nos ciclos do exercício ano 2011 a 2018. Assim, na tentativa de atingir tal objetivos, foi realizado a busca documental sobre o tema, em revista, jornais, artigos e documentos do estado da Paraíba, onde nos arremete discutir os resultados desta pesquisa, com o objetivo de responder algumas lacunas e objetivos propostos. Portanto, foram apresentada as características que define ODE-PB de acordo com suas normas, como também a sua institucionalização e a metodologia aplicada. Consecutivamente foram analisadas as variáveis, levando em consideração a participação popular, os recursos destinados ao Orçamento Democrático Estadual, e fazendo a comparação com o Orçamento do Estado da Paraíba que por sua vez, tem que está aprovado pela Lei Orçamentária. Devem ser levado também em consideração a (Dimensão Financeira) e variável canais e Métodos de divulgação dos resultados, mostrando a maior transparência juntamente ao Projeto do OP- orçamento Participativo. Neste contexto está inserido a Dimensão Administrativa. Portanto, o estado mostrou que o OD da Paraíba, foi bastante favorável quanto a participação dos cidadãos em questões de envolvimento da população que reivindicando uma vida melhor, priorizando ações básicas como, saúde, educação, segurança pública, abastecimento d’agua e infraestrutura. Conclui-se que o OD estadual da Paraíba, sempre esteve voltado a melhor distribuição dos recursos, especialmente na 6ª região Patos-PB, onde alcançou o seu objetivo, pontuando com desempenho e seriedade. Uma vez que todas as reivindicações apontadas nas audiências regionais foram atendidas.Item Atuação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE e as políticas de avaliação de cursos de graduação: um estudo da validação das bibliografias das unidades curriculares de cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE(2020-07-20) Santos, Maria Wellita Bezerra dos; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/9302438590134870O objetivo deste artigo é investigar a atuação dos Núcleo Docentes Estrturantes (NDEs), na apropriação das políticas de avaliação institucional relativas à validação de materiais bibliográficos para a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), e como esses têm atuado no sentido de atender às políticas de avaliação institucional internas e externas relativas à validação de materiais bibliográficos para a construção dos PPCs. A investigação foi realizada por meio de entrevistas com Coordenadores de cursos de graduação, que também acumulam a função de Presidente do NDE de seus cursos. Os resultados apontam que há a necessidade de construção de diálogo entre os atores envolvidos quanto aos instrumentos e critérios utilizados para validação das bibliografias básicas e complementares, bem como a elaboração e execução de um modelo de relatório de adequação a ser utilizados pelos NDEs da UFRPE.Item A ética na formação do educando como um ser social(2020-06-09) Alves, Fernando José; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/7224777480894951A ética trata da formação do caráter das pessoas, das instituições e dos povos, nos permitindo ser conscientes. Sendo assim, existe uma capacidade dialógica entre si, entretanto é factual que precisamos cultivar hábitos que nos transformem internamente mediante boas obras, o ser humano enquanto ser sociável necessita um do outro para poder sobreviver de forma digna e respeitosa, alimentando assim, uma sociedade justa e igualitária, promovendo a liberdade entre seus compatriotas. Este estudo objetiva analisar a formação do educando para a sociedade. Neste viés precisamos refletir e questionar como está se processando a formação ética e moral do educando no âmbito escolar. Metodologia: Esta pesquisa de caráter descritivo, promoveu uma análise de abordagem qualitativa(indutiva) dos dados referendados do questionário respondido pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola pública, EREM Des. José Neves Filho, situada em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes-PE. Envolvendo 110 alunos, onde levantamos questões sobre ética, moral e seu ensino na escola. Resultados: Verificou-se uma conscientização mínima sobre a ética e a moral dos estudantes no âmbito escolar. Essa formação no seu contexto ético/moral tende a formar um cidadão focado na discussão de seus deveres e direitos dentro da comunidade, entretanto na práxis pedagógica é essencial a presença de todos os envolvidos. Conclusões: a conscientização dos valores mínimos necessários para uma convivência humanizada nas relações bilaterais foi destacada nesta pesquisa. Ademais, o conhecimento prévio está presente no contexto social, onde se busca uma ética máxima direcionada à felicidade.
