Especialização em Gestão Pública (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2893


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos das ações públicas e não governamentais de desenvolvimento numa propriedade rural
    (2020-05-29) Santos, Adreanne Maria Lima Bem dos; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/6724292089914681
    A presença do Governo e das Organizações do Terceiro Setor em comunidades rurais garantem o acesso e a implementação de Políticas Públicas, Programas e Projetos que visam promover o desenvolvimento rural e a convivência com o Semiárido. Mas de que forma as ações públicas e não governamentais influenciam o desenvolvimento rural de comunidades rurais no Sertão do Pajeú? Os programas, projetos e ações geram impactos socioeconômicos e ambientais nessas comunidades? Neste estudo busca-se analisar alguns aspectos do desenvolvimento rural considerando-se as políticas públicas de acesso a água e fomento à produção agrícola. Teve como objetivo identificar os impactos socioeconômicos e ambientais das ações públicas e não governamentais em um sítio da Comunidade Rural Sítio Enjeitado, em Triunfo/PE, Sertão do Pajeú. Trata-se de um estudo de caso em que os resultados apontaram que as ações públicas e não governamentais voltadas à promoção do desenvolvimento rural na propriedade estudada causaram os seguintes impactos: fortalecimento da produção, escoamento em mercados que exigem maior qualidade da produção, melhoria na qualidade de vida, preservação e conservação do meio ambiente através de técnicas de produção sustentável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento Estratégico e Políticas Públicas: Uma análise no município de Toritama-PE
    (2020-06-16) Silva, Lucivaldo Julião da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1186803594529195
    Muito tem-se discutido sobre a importância do planejamento estratégico (PE) e sua contribuição na construção de políticas públicas, especialmente no contexto dos pequenos municípios. Neste prisma este estudo objetivou analisar a contribuição do PE alicerçado pelas políticas públicas na efetividade dos atos administrativos organizacionais. Foi realizado um estudo de caso no município de Toritama-PE, com aplicação de questionário semiestruturado e consulta a documentos públicos. Percebeu-se a importância do planejamento na manutenção das políticas públicas na esfera municipal, destacando-se a formação de equipe multidisciplinar. Como desafio aponta-se a ausência de atores sociais de controle atuantes e servidores efetivos na cadeia produtiva pública. O estudo realizado verificou mudanças significativas no padrão organizacional no município atribuído ao modelo de gestão orientado para resultados constituído por ferramentas da qualidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A saúde mental como política de assistência estudantil: um estudo de caso na Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2020-07-24) Silva, Fernanda Enayde Teixeira da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1999627469448192
    Os aspectos relacionados de acolhimento do estudante no ambiente universitário têm suscitado pesquisas relacionadas com os problemas de adaptação social e saúde mental, que muitas vezes se desdobram no seu desempenho acadêmico. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior exercem um papel fundamental na adaptação e inserção do aluno, quando dão as condições necessárias para sua permanência na Instituição. A presente pesquisa, teve como objetivo investigar a política de assistência estudantil relacionada à saúde mental, bem como as dificuldades psicossociais enfrentadas pelos discentes de uma grande universidade nordestina, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Quanto à metodologia, caracteriza-se como um estudo descritivo, de base documental. Os resultados demonstram que a UFRPE tem uma política de assistência estudantil voltada ao atendimento psicossocial consolidada, mas com dificuldades em relação ao quantitativo de servidores e à infraestrutura dos atendimentos, que acaba refletindo no atendimento clínico, ficando questões de promoção e prevenção comprometidas. Como sugestão espera-se que as unidades que tratam do assunto promovam esforços contínuos para qualificar de forma mais efetiva o atendimento psicossocial, promovendo constantemente políticas que evidenciem uma melhor qualidade de vida e saúde mental dos discentes presentes.