Licenciatura em Letras (Sede)

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    O roteiro de viagem nos séculos XIX ao XXI: o percurso de uma tradição discursiva levado para a sala de aula
    (2023-09-04) Pinto, Ellen da Silva; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8922891067630618
    “O Roteiro de Viagem no Jornal do Século XIX ao XXI: A Jornada de uma Tradição Discursiva na Sala de Aula" tem como objetivo promover reflexões sobre a historicidade do roteiro de viagem e sua aplicação no contexto educacional. Embasado nos conceitos de Tradição Discursiva (Kabatek, 2006; Koch 1997, Longhin, 2014) e nos princípios delineados no livro "Tradições discursivas do português brasileiro | Vol. 7",2018. O estudo analisa narrativas de viagem de diferentes períodos (séculos XIX, XX e XXI), presentes em documentos pessoais e na esfera digital. No que tange à metodologia, o artigo propõe uma abordagem pedagógica pautada no Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2003; Zavam, Dolz e Gomes, 2022), visando à aplicabilidade em ambiente escolar. A abordagem visa enriquecer o processo de ensino, proporcionando aos alunos perspectivas diversas que englobam dimensões linguísticas, culturais e históricas. Com essa abordagem, a pesquisa almeja inserir o gênero roteiro de viagem como tópico de investigação socio-histórica, contribuindo para uma compreensão ampliada da evolução linguística e textual.
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    Interculturalidade e o ensino-aprendizagem de língua espanhola em escolas do nível médio: as festas religiosas cristãs com base interacionista
    (2018-08-13) Wink, Luiz Henrique; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/4566598089459745
    Neste trabalho pretendemos demonstrar que o ensino-aprendizagem de língua estrangeira para estudantes brasileiros, em particular ELE (Espanhol Língua Estrangeira), deve acontecer com uma prática docente em que seja adotada uma perspectiva intercultural. Para tanto, analisaremos este ensino partindo da premissa que a aquisição, desenvolvimento e interação em uma outra língua se dá concomitantemente por uma reflexão sobre a cultura de seu país, bem como pela cultura da língua meta. Adotaremos uma metodologia indutiva, com a pesquisa bibliográfica, e análise de textos específicos sobre cultura e ensino de ELE em um livro didático do nível médio. O professor de língua estrangeira necessita uma visão interculturalista (SERRANI, 2010), na qual reflita sobre a significação de sua cultura, com suas variedades, tradições e simultaneamente discutir a pluralidade cultural do mundo hispânico. Portanto, ao partir da experiência da sua própria língua, o estudante se aprofundará nos códigos, valores, costumes e crenças dos hispano-falantes (SOLER-ESPIAUBA, 2006). Dentro da perspectiva intercultural, as festividades religiosas são um caminho para o desenvolvimento do aprendiz em direção à língua meta, pois com a manifestação popular se produzem maiores processos de identificação. Movimento que não é possível a partir de um tratamento instrumental da língua, ou seja, nos atos repetitivos do seu cotidiano de trabalho (SOLER-ESPIAUBA, 2006).