Zootecnia (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/28


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
ESO - Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sustentabilidade no setor da pecuária
    (2025-03-13) Farias, Maria Eduarda Almeida; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086; http://lattes.cnpq.br/3974074885722361
    A sustentabilidade ambiental, social e econômica é uma demanda crescente em todas as cadeias do agronegócio. No contexto atual o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) ganha destaque como um conjunto de práticas essenciais para promover responsabilidade ambiental, inclusão social e governança ética nas cadeias produtivas de leite e carne. No setor da pecuária brasileira, a incorporação dos princípios de ESG tem se mostrado fundamental para atender às exigências de mercados cada vez mais conscientes e fortalecer a competitividade global. Este estudo realiza uma revisão de literatura baseada em artigos e revistas sobre a sustentabilidade na pecuária brasileira. Os dados foram organizados e sistematizados para análise, destacando os benefícios das práticas sustentáveis, como a integração do produtor, a redução do desmatamento, a preservação dos recursos hídricos e vegetação, além do fortalecimento do mercado interno e externo. Apesar de alguns casos de sucesso da pecuária no Brasil serem relatos, outros relatos em forma de artigo científicos precisam ser produzidos, para melhorar a compreensão sobre o tema, e incentivar o setor no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Viabilidade da aquaponia urbana: pequenos espaços e a produção animal sustentável
    (2019-06-19) Machado, Eric; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086
    O presente trabalho é uma ampliação qualitativa dos estudos iniciados no ESO (Estágio Supervisionado Obrigatório). A montagem de um sistema de aquaponia em um imóvel localizado na Rua do Sossego, situado no bairro da Boa Vista, região central do Recife, onde funciona o Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), nos possibilitou efetuar uma análise comparativa com sistemas que foram montados no Laboratório de Aquicultura e Sustentabilidade do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) campus sede, bem como outro sistema montado na Estação de Aquicultura Professor Johei Koike (UFRPE) / Departamento de Pesca e Aquicultura (DEPAQ) também no campus sede da (UFRPE). Alguns pontos de observação seguiram as seguintes variáveis e exigências como: montagem do sistema; materiais necessários; condições da água (pH, temperatura, oxigênio dissolvido, dureza em carbonatos, amônia tóxica, nitrito); condições de incidência luminosa; produtividade; acompanhamento do sistema na criação de peixes e no cultivo dos vegetais; cuidados no controle e manejo para um bom funcionamento do sistema aquapônico, rendimento da produção final (biomassa animal e vegetal), surgimento de pragas e doenças para os animais e vegetais, avaliar respostas de ambos às condições encontradas em cada parâmetro, além do levantamento dos custos necessários para tal empreendimento. Contudo, fazer um levantamento geral de todos os dados inerentes ao projeto e avaliar a viabilidade desse projeto ser utilizado em locais de espaços reduzidos, com pouca oferta ou disponibilidade de recursos naturais, deficiência na produção de alimentos de origem orgânica e escassez do recurso mão de obra. O trabalho tem ainda o propósito de gerar conhecimentos técnicos que possam vir a ser aplicados na sociedade, sobretudo, na agricultura familiar, junto aos pequenos e médios produtores rurais e nos centros urbanos, constituindo uma possível fonte de alimentos de origem orgânica, além da possibilidade de ser uma geração de renda alternativa para muitas famílias inseridas nas áreas rurais evitando assim o aumento do êxodo rural e o mais importante, ajudando a sanar o grande problema da fome no mundo principalmente nas regiões mais carentes como é o caso do nordeste Brasileiro. Essa pesquisa experimental decorreu sob a metodologia de cultivo do tipo: Nutrient Film Techinique (NFT), e até o último teste realizado, os parâmetros acima citados como variáveis do sistema, estavam zerados para aqueles que são maléficos ao sistema como a amônia tóxica e nitritos, conforme esperado, mostrando a eficiência dos sistemas nos processos simbióticos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Prospecção ambiental em áreas rurais: o estudo de caso da zootecnia em Paulista - PE
    (2019-01-15) Oliveira, Marina Ximenes de Lima; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086; http://lattes.cnpq.br/9673126144809309
    As atividades agropecuárias são capazes de causar impactos ambientais, pois basicamente todas geram efluentes, que ao serem descartados de forma inadequada podem ocasionar a poluição do solo, do ar e da água. Além disso, a utilização dos recursos naturais de forma irresponsável também provoca danos negativos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi determinar por meio do estudo de caso os principais impactos ambientais, e suas variáveis causados ao meio ambiente, devido às atividades zootécnicas desenvolvidas no trecho de área localizado às margens do rio Paratibe, no município de Paulista- PE nos meses de junho, julho e agosto de 2018 por meio da utilização das seguintes metodologias: check list para caracterização do diagnóstico ambiental; análise hidrológica do rio Paratibe na estação supracitada para medição de pH, transparência, concentração de nutrientes; e análise da comunidade planctônica para realização do cálculo da média aritmética de ocorrência de cada organismo identificado que neste trabalho funcionam como bioindicadores. Os dados da comunidade planctônica foram submetidos a análise estatística através dos métodos da Abundância relativa (Ar) e da Frequência de ocorrência (Fo). Os impactos evidenciados na área nos meses de junho, julho e agosto foram quantificados respectivamente com os seguintes índices totais: -173, -178, -232 o que comprovam a presença de impacto ambiental extremo. Os teores dos nutrientes foram de 2.8 mg/L para concentração de nitrito e 39,95 mg/L de nitrato, as concentrações de médias de amônia no rio Paratibe foram de 3,995 mg/L e as suas medições de transparência da água constatou-se valores de 30 e 40 cm de profundidade de penetração de luz solar no rio. Nas 3 amostras coletadas de plâncton foram identificados 5 taxa no total (Protozoa, Rotifera, Nematoda, Polychaeta, e Copepoda), mais larvas de Diptera (insetos). Com relação aos Protozoários neste trabalho, eles foram visualizados como parasitas externos de alguns Copepoda, bem como bactérias filamentosas. Constatou-se que os teores de todos os nutrientes analisados ultrapassam as concentrações máximas permitidas pela Resolução 357 ̸2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente; que há pouca variedade e sobrevivência de plâncton nas águas do rio Paratibe e que existe muita contaminação por resíduos sólidos no meio ambiente em estudo. Portanto, a região precisa de medidas preventivas e emergenciais que garantam a conservação desse ecossistema e que auxiliem no desenvolvimento de um sistema de criação animal sustentável, capaz de proporcionar segurança sanitária ao produtor e a população.