Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    Desembrulhando o presente do dia das mães: representações sobre as maternidades no mercado
    (2025-03-18) Sátiro, Thamiris Patricia dos Santos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/4294075447907910
    Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso focado na marca O Boticário, as representações da maternidade nas campanhas publicitárias do Dia das Mães, investigando a evolução dessas representações e sua relação com a economia do cuidado, a fim de evidenciar como o consumo e as construções de gênero influenciam a idealização – e, por vezes, a distorção – da realidade da maternidade contemporânea. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise comparativa de campanhas publicitárias emblemáticas de diferentes períodos históricos, priorizando aquelas que refletiram mudanças sociais e culturais significativas e oferecendo um panorama das narrativas dominantes e dos movimentos recentes que abordam a maternidade a partir de diferentes concepções. A análise das campanhas aponta que, embora se observe um movimento recente de ampliação das experiências maternas, a data, ao longo da história, vem reforçando estereótipos de gênero, ocultando a pluralidade das experiências maternas e ignorando os desafios reais enfrentados pelas mães – incluindo desigualdades de gênero, raciais e econômicas –, além de reforçar normas culturais que naturalizam o trabalho de cuidado historicamente invisibilizado. Futuras pesquisas podem explorar a recepção pública dessas campanhas e seu impacto nas percepções sociais e nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero.
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    A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar
    (2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894
    Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.
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    O negócio da beleza: conhecendo o público masculino e o consumo de serviços e produtos de bem-estar
    (2023-09-15) Farias, Nataly Lira Veloso de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/5192625199647512
    The male beauty market is constantly changing, and understanding the consumption habits of this audience, as well as developing strategies to attract male consumers, are essential. This study aims to fill a gap in research on the consumption of aesthetic products and services by the male public, employing the integration of marketing with the study of gender to generate effective tools and tactics. By identifying the characteristics of this audience, analyzing their needs and motivations, as well as proposing personalized marketing strategies, we seek to contribute to the growth and improvement of the beauty market aimed at men and, in particular, aesthetic clinics. This project employed a qualitative methodological approach, based on bibliographic analysis, as well as a quantitative approach, using questionnaires as a research instrument. In this context, a survey was conducted using a questionnaire aimed at the target audience, made up of male consumers of beauty services and cosmetic products. The objective is to understand how marketing and gender studies can generate tools and strategies that awaken desire and attract the male public to consume aesthetic services and cosmetic products. This takes into account socio cultural transformations over time and how these changes influence the human behavior of this new consumer model. Recognizing that the beauty market is a sector in constant expansion and innovation, both in terms of products and services, and being one of the most promising segments, the beauty industry boosts the Brazilian economy and creates countless opportunities. Men's interest in self-care has significantly contributed to this growth. The results of this research highlight the main motivations that influence men's consumption behavior, with the opinions of friends and family being the primary influencing factor, followed by expert opinions. Finally, it can be observed that the surveyed group indicated self-image and personal well-being as the main motivations for the consumption of aesthetic products and services.
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    Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife
    (2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
    This research aims to underscore the pivotal role of human interaction within the supplier-consumer dynamic in the digital realm, drawing upon anthropological insights into consumption patterns and contemporary digital marketing trends. Assuming a singular case study as its foundation, this study adopts a qualitative approach to scrutinize the efficacy of incorporating posts pertaining to the personal life of the VR Veículos Recife owner. The primary focus of the study is to analyze how such posts work as a strategic tool for fostering engagement and forging connections with the company's Instagram followers. Methodologically, data was collected through interviews with the business owner, coupled with an analysis of the interplay between post content and the corresponding metrics of engagement on the platform, as well as their discernible impact on sales figures. Ultimately, the study concludes by underscoring the indispensability of deploying connection-oriented strategies for the success of small businesses striving to make their mark on this platform.