Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação(2018) Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0224433559530496A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.Item A necessidade da pessoa surda no ensino regular(2018) Oliveira, Helen Andrade de; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/2324132257599554As políticas educacionais defendem que todos os alunos com deficiência frequentem escolas regulares. Essas mesmas políticas oferecem atendimentos complementares para alunos com deficiência auditiva. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou as necessidades do aluno surdo para a inserção no ensino regular tendo como foco as políticas inclusivas brasileiras. Realizou-se uma revisão bibliográfica, desenvolvida a partir do uso da análise documental e revisão de literatura. Com base nos resultados desta pesquisa pode-se revelar que, a escolarização da pessoa com deficiência auditiva vem se concretizando por meio dos ganhos da comunidade surda, embora tenha havido avanços nas abordagens educacionais, ainda é necessário reconsiderar a educação desse grupo de estudantes enquanto indivíduos com características particulares e para que isso aconteça medidas de melhorias devem ser adotadas independente do nível e da rede de ensino, a comunidade surda tem direito de aprender e desenvolver seu conhecimento, e para isso deve-se pensar uma readaptação estrutural.Item Socialização através de jogos e brincadeiras(2018) Fônseca, Sara Holanda Martiniano da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1809571820757325O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.Item Jogos de oposição: possibilidades para o ensino das lutas na educação física escolar(2018) Oliveira, Wandeberg Ramos Ferreira de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6363671886974556O conteúdo lutas é um conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física (EF), por está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), entretanto por algumas outras pesquisas pode ser constatado que é um conhecimento rodeado de Pré conceitos, e que por muitas vezes chega a ser negado aos alunos. Nesse sentindo, esse estudo tem por objetivo analisar os jogos de oposição, como possibilidade de ampliar e qualificar o ensino do conteúdo lutas em aulas de EF escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom Bosco e direcionada a turma do 2º ano do ensino médio na qual foi adotada como metodologia a pesquisa ação, onde contamos com 7 intervenções que ocorreram de forma continua 1 vez por semana. Conclui-se que esse conteúdo deve ser discutido durante a formação do professor, afim de que não seja negado na escola, pois o mesmo tem sua importância na formação do aluno, trazendo a discussão de temas como Violência, onde quando trabalhado durante as aulas pode ser um facilitador na diminuição dos instintos agressivos, outro tema seria Gênero onde caberia discutir o espaço da mulher nas lutas, por exemplo, além de também ser um instrumento de interação social.Item Projeto social: uma perspectiva inclusiva acerca das possibilidades e desafios da prática pedagógica no ensino do voleibol(2018) Silva, Lucas Correia da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0442503882118808Este trabalho buscou evidenciar a prática pedagógica em projetos sociais, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino do voleibol. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com aplicação de um questionário semiestruturado com quatro professores de projetos sociais distintos, que ficam localizados nos municípios de Olinda e Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os desafios e possibilidades no ensino esportivo em projetos sociais. Os resultados nos mostram que o projeto social tem a finalidade de não apenas retirar os meninos da rua, mas proporcionar práticas educativas que contemplem a inclusão nas aulas, autonomia do aluno, a formação de sujeitos críticos e a solução de problemas a partir do jogo, transferindo os aprendizados para a vida. Além disso, a pesquisa contribuiu para uma maior compreensão acerca da importância do projeto social esportivo para a vida dos alunos e consequentemente para a sociedade, bem como poderá referenciar novas reflexões sobre a temática.Item A Coeducação também dança: reflexões para a Educação física escolar(2018) Vasconcelos, Rayssa Hellena Almeida de; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/5183275366156518Esta pesquisa busca analisar as possibilidades de se trabalhar a dança/educação a partir de princípios coeducativos, enxergando a dança como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar, forma de expressão, arte, ciência, psicomotricidade e cultura corporal. Através de uma pesquisa bibliográfica pudemos desvendar os detalhes da teoria coeducativa estudada por Daniela Auad (2003; 2003b; 2004; 2004b; 2005; 2006; 2010; 2015; 2016) e a metodologia da dança educativa, desenvolvida por diversas autoras(es) como Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2010; 2011) e Nanni (1998; 2002), encontrando aproximações e distanciamentos que mostraram possibilidades de união. Por fim, damos conta do relato de experiência dos projetos de extensão sediados na Universidade Federal Rural de Pernambuco, durante 2015 e 2016, onde a dança e as relações de gênero trabalharam em um só ritmo propositivo, o da dança/coeducativa.Item O trato com o conhecimento esporte nas aulas de educação física: a questão dos jogos interclasses(2018) Souza, Victor de Albuquerque; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294A realização de competições esportivas no espaço escolar é, por tradição, comum em muitas instituições de ensino do estado de Pernambuco. Predominantemente, essas competições acontecem anualmente e assumem um determinado formato que ganha a terminologia de “jogos interclasses”. O presente estudo tem como principal justificativa a potencialidade dos jogos interclasses promoverem ganhos no processo de aprendizagem, sobretudo no trato dos esportes coletivos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, tem como objetivo analisar do trato do conteúdo dos esporte por meio dos jogos interclasses, sobretudo no que diz respeito ao lugar que o referido procedimento de ensino tem ocupado no planejamento pedagógico do professor de educação física. A mesma foi realizada com os professores de educação física das duas escolas estaduais de referência de caráter totalmente integral do município de Carpina - PE. Coletados através de entrevistas semiestruturadas, os dados foram analisados de acordo com o procedimento de análise de conteúdo proposto por Bardin segundo Triviños (1987). Como resultado, podemos considerar que a relação entre a realização dos jogos interclasses para o trabalho dos conteúdos referentes aos esportes coletivos e o planejamento pedagógico do professor se dá de maneira conturbada. No entanto, vemos que há também aspectos positivos a serem destacados, como algumas questões referentes à interdisciplinaridade e à organização do tempo pedagógico.Item A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora(2018) Souza, Géssica Maria Duarte de; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140; http://lattes.cnpq.br/4693762255449264A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.Item Educação postural: o trato dessa temática nas aulas de educação física em escolas do Recife(2018) Silva, Gabriela Monteiro da; Pirauá, Natália Barros Beltrão; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/2170585633254973A temática “Educação Postural” é um conhecimento que pode ser tratado nas aulas dos professores de Educação Física (EF), por estar previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o trato da temática “Educação Postural” pelos professores de EF, nas aulas de EF, em escolas da zona sul do Recife. A amostra foi composta por 19 professores de EF de ensino fundamental II, de 15 escolas das redes públicas e privadas do bairro de Boa Viagem, localizado na cidade do Recife. Foi utilizado o questionário para coleta e análise dos dados, contendo 13 questões sobre a formação/atuação do professor de EF e sobre o trato do conhecimento “Educação Postural” na escola. Após o levantamento da coleta, os dados foram tabulados e analisados no programa LibreOffice 4.4 Calc através de digitação simples. O estudo constatou, através de relatos, que os professores utilizam a temática “Educação Postural” nas aulas de EF e que os mesmos consideram importante o trato desse conhecimento em suas aulas. Os professores também relataram que os alunos acham essa temática importante, mas apesar de seus alunos terem compreendido sobre a sua importância, ainda não apresentaram mudanças significativas quanto a sua postura corporal no dia a dia. Os professores acreditam que este conhecimento deve ser tratado de forma contínua ao longo da formação do aluno, acreditando que as mudanças do seu comportamento postural devem ocorrer a longo prazo. Conclui-se que a temática “Educação Postural” é um conhecimento que deve ser discutido durante a formação dos professores de EF, não apenas por estar previsto nos PCN, mas por ser considerado importante no contexto educacional, fazendo parte do planejamento de aula do professor de EF, que poderá desenvolvê-lo durante toda a formação do aluno.Item O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice(2018) Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989; http://lattes.cnpq.br/3956248009938233As mudanças ocorridas na distribuição demográfica na população brasileira vêm causando inúmeras mudanças no funcionamento da sociedade como um todo, bem como na maneira da sociedade lidar com os idosos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as atitudes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à velhice e como objetivos específicos: a) identificar conceitos de envelhecimento, bem como, concepções e representações da velhice ao longo da história e na sociedade atual; b) problematizar sobre a escola, sua função social e o professor e aluno enquanto sujeitos da mesma; c) verificar aproximações e distanciamentos entre documentos que regem o conteúdo curricular educação física no ensino fundamental anos iniciais e a temática velhice. A pesquisa tomou por referência autores como Beauvoir (1970), Freitas e Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds e Feldman (2010), entre outros, para tratar das questões ligadas ao envelhecimento, Freire (1987), (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), entre outros, para tratar questões relacionadas a educação, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), entre outros, para falar sobre a educação física, Ostrom (1969), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux e Larimer (1997), Neri (1991), entre outros, para tratar das problemáticas relacionadas as atitudes das crianças. Essa pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, e classifica-se como uma pesquisa exploratória descritiva. Como instrumento de coleta foi escolhida a aplicação de um questionário composto por uma parte de dados sociodemográficos e outra pela Escala Todaro (composta por quatro domínios, a saber, agência, relacionamento social, persona e cognição), que posteriormente foi analisado através da análise de conteúdo, conforme Bardin (2010) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010). Dessa forma, foi possível verificar uma atitude positiva das crianças em relação à velhice, o que se encontra em acordo com os achados de pesquisas anteriormente realizadas a nível nacional e internacional. Esse achado, entretanto, não extinguiu a existência de pontos específicos em que as atitudes foram mais negativas, como pode ser verificado no domínio cognição, apresentando uma pontuação de quase 0,2 pontos acima da média geral. Essa pesquisa concluiu, assim, que, apesar de encontrar atitudes mais positivas, é necessária uma atuação educativa direcionada que trate a temática velhice dentro da escola, pois assim, crê-se ser possível proporcionar uma mudança em estereótipos atrelados ao idoso e formar uma geração que lide com a velhice de maneira diferente das gerações passadas.Item Formação dos professores de educação física da UFRPE: uma análise do perfil do formando para atuação com pessoas com deficiência(2018) Bastos, Thúlio Albuquerque; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar norteou esta produção. Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar o perfil do formando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a atuação educacional na perspectiva da inclusão e como objetivos específicos: a)compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais das Pessoas com Deficiência; b)relacionar conceitos e aspectos sobre a Pessoa com Deficiência com a Educação Inclusiva e Educação Física Inclusiva; c)investigar se a temática inclusiva durante a trajetória acadêmica cumpre o que demanda o Projeto Político Pedagógico do Curso; d) Verificar a necessidade dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de uma maior aproximação durante a graduação da temática Inclusão. A pesquisa tomou por referência a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), Freire (2008), Brasil (2010), Jesus e Effgen (2012), Brasil (2015), entre outros autores e documentos, para tratar das questões ligadas às pessoas com deficiência e as deficiências, Machado e Nazari (2012), Diehl (2006), Sassaki (2003), Monte e Santos (2005), Amiralian (2000), entre outros, e questões ligadas à educação, Garcia (1977), Martins (2005), Saviani (1991), Fonseca (2003), Chicon (2008) entre outros. Baseado na pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicaram-se questionários online, através do Google Docs, à 39 alunos considerados formandos do curso. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários para a efetivação da proposta inclusiva na formação dos futuros docentes. A principal dificuldade indicada para a realização da inclusão na sua futura docência referiu-se à dificuldade de relacionar conhecimentos teórico-práticos à atitudes docentes face à Educação Inclusiva. Como sugestões se destacaram: necessidade da presença da temática Inclusão em disciplinas desde o início do curso e através de disciplinas optativas que tratem da temática, experiência junto a alunos com deficiência durante o curso, meios apropriados de adquirir conhecimentos teórico-práticos e de que maneira podem ser articulados à atitudes adequadas na docência. Conclui-se que é importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que os alunos que nele são formados estejam aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão.Item Agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial AADEE: um profissional da educação sob múltiplos olhares(2018-08-13) Rêgo, Selmo Vieira; Alves, Maria do Socorro Valois; http://lattes.cnpq.br/1019759205900756; http://lattes.cnpq.br/2855393823883797A pesquisa apresentada neste trabalho se insere no campo das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, com ênfase no campo da Educação. Nosso objeto de estudo é o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, por se constituir como um novo cargo na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A escolha do tema Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE, Um Profissional da Educação Sob Múltiplos Olhares, emerge da reflexão sobre o meu campo de atuação profissional, uma vez que me encontro exercendo essa função, e da observação do exercício profissional nesse mesmo campo em outras unidades educativas, o que suscitou inquietações passiveis de buscar respostas lastreadas pelo rigor científico próprio do campo da pesquisa, tais como: Sendo um cargo novo na rede pública de ensino da cidade do Recife, qual a percepção que o AADEE tem da sua própria atuação? Qual o entendimento dos demais profissionais que estão diretamente ligados ao AADEE, no ambiente escolar, têm desse novo cargo? Traçamos, então, como objetivo geral, identificar qual o entendimento que o AADEE e aqueles que estão ligados diretamente a ele, no exercício de sua função, têm sobre sua atuação. Também procuramos verificar quais as principais dificuldades encontradas pelo AADEE em seu apoio aos estudantes com deficiência, e ainda, apresentar os entendimentos dos sujeitos da pesquisa, de forma quantitativa, baseado nas informações por eles prestadas, fazendo, posteriormente, inferências de caráter qualitativo. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, característica que se configura no escopo do percurso metodológico adotado o qual contempla a análise de conteúdo como procedimento de tratamento dos dados coletados. A pesquisa realizada nos trouxe alguns resultados surpreendentes, relacionados a atuação do AADEE na área pedagógica; a precária formação dos professores no exercício da docência em Educação Especial, professores esses que não atuam no atendimento escolar especializado, entre outros. Por fim, fizemos nossas considerações finais discutindo alguns problemas e discrepâncias encontrados nos resultados da pesquisa. A partir dos achados esse estudo não tem a pretensão de se apresentar como pronto e acabado, antes instiga novas inquietações, novas respostas às mesmas inquietações na perspectiva de alimentar outras pesquisas relevantes à análise desse cargo que por ser novo na rede pública de ensino, sugere um certo ineditismo como campo fértil a descobertas epistemológicas relacionadas ao campo pedagógico, sociológico e político da formação de quadros para atuação no setor educacional.Item Futebol feminino e suas representações: revisão narrativa sobre dificuldades relacionadas a prática do futebol(2018-08-14) Araújo, Natália Figueirêdo de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/6598071426413875Futebol é um dos esportes mais praticados no mundo, tanto nos aspectos femininos quanto masculinos. Através de analises e discussões, o presente estudo tem como objetivo, por meio de uma revisão narrativa, identificar e analisar as dificuldades relacionadas a prática do futebol feminino. No qual, o estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava a mulher com o futebol, sendo analisado e retirado das publicações as dificuldades aqui apresentadas. Sendo estas dificuldades fatores decisivos para a não participação das mulheres em campo, tendo com empecilho também um Decreto que foi lançado em 1940, que proibia a prática levando em conta fatores biológicos. Além da proibição, a relação de influência da mídia sob o esporte também foi um fator decisivo para a situação que o Futebol feminino se mantém até a atualidade. Este trabalho tem como objetivos iniciais analisar e identificar as dificuldades relacionadas a prática do futebol e objetivos secundários, caracterizar e descrever a relação entre o apoio financeiro e a influência da mídia sobre a relação da mulher com o esporte.Item Vivências da prática de hidroginástica no Compaz Ariano Suassuna: uma experiência com idosos(2018-08-15) Silva, Maria Marluce Sousa Gomes da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/2581762854102319Esta pesquisa objetiva analisar a vivência da prática de hidroginástica por idosos matriculados no COMPAZ Ariano Suassuna. Partimos do seguinte questionamento: Quais motivos, benefícios e o grau de satisfação e apontados por idosos praticantes de hidroginástica no COMPAZ Ariano Suassuna? Nesse sentido partimos dos seguintes objetivos: Objetivo geral: analisar a vivência de praticantes idosos da hidroginástica no COMPAZ Ariano Suassuna, e objetivos específicos: analisar como esse conhecimento vem sendo produzido através da revisão bibliográfica sobre a prática de hidroginástica por idosos; identificar os motivos, benefícios e grau de satisfação da prática de hidroginástica realizada no COMPAZ Ariano Suassuna; comparar os dados do campo empírico coletados no COMPAZ Ariano Suassuna com a revisão de literatura. No desenvolvimento da pesquisa usamos a metodologia de estudo de caso, com método descritivo, com 11 idosos investigados sobre os motivos, os benefícios, o grau de satisfação e a avaliação da prática de hidroginástica no COMPAZ Ariano Suassuna. Com a revisão bibliográfica evidenciamos três categorias de análise sobre a prática de hidroginástica por idosos, sendo elas: melhoria na saúde, bem-estar, tratamento médico. Comparando os dados da revisão com os coletados em campo, percebemos que as categorias se assemelham. De modo que, a prática de hidroginástica é procurada pela maioria dos idosos por motivos de melhorias na saúde física, psicológica e social; enquanto que quanto aos benefícios mais de 50% consideram ter melhorias na saúde, devido a dor e a auto estima, principalmente; quando perguntados pelo grau de satisfação quase todos os idosos consideram as aulas de hidroginástica muito satisfatória para a vida deles. Sendo assim, percebemos que a prática de hidroginástica pelos idosos é de suma importância para melhorar sua saúde, proporcionar seu bem-estar e obter tratamento médico, assim como foram bem avaliadas as aulas de hidroginástica oferecidas pelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade no COMPAZ Ariano Suassuna.Item Correlação entre a qualidade do sono e o nível de atividade física em estudantes universitários(2019) Monte, Jéssica do Carmo Anjos do; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; Silva, Aurea Letícia Gomes da; http://lattes.cnpq.br/4368077040588552; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/4770348637819580Uma qualidade do sono ruim pode trazer consequências para a saúde e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e aliada a um baixo nível de atividade física, podem estar associadas a um maior risco de morte prematura por doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e a maiores sintomas de ansiedade e depressão. Devido à grande demanda acadêmica, o cenário vivido pela maioria dos estudantes universitários pode contribuir para uma redução no nível de atividade física e comprometer a qualidade do sono. Desta forma, o estudo tem como objetivo, correlacionar a qualidade do sono e o nível de atividade física em estudantes universitários. A amostra foi composta por 56 (cinquenta e seis) estudantes universitários da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de ambos os sexos, com idade média de 25,5±5,9 anos. Os alunos foram avaliados na Universidade Federal Rural de Pernambuco, e os instrumentos utilizados na coleta foram os seguintes questionários: índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI): para avaliação da qualidade do sono e o questionário internacional de atividade física, versão curta (IPAQ- versão curta): para a avaliação do nível de atividade física. De acordo com os resultados, 82% dos estudantes foram classificados com qualidade do sono ruim e 43% foram classificados como muito ativos. Entretanto, não houve associação entre o nível de atividade física e a qualidade do sono dos estudantes (r=0,14; p>0,05). Desta forma, podemos concluir que não há associação entre a qualidade do sono e o nível de atividade física nos estudantes universitários, ainda que em sua maioria, os estudantes sejam classificados como muito ativos ou ativos, e apresentem uma qualidade do sono ruim. Como a causa da qualidade do sono ruim é multifatorial, outros fatores podem comprometer a qualidade do sono destes estudantes. Desse modo, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas a fim de identificar as principais causas e fatores que influenciam negativamente na qualidade do sono, e projetos sejam desenvolvidos pelas universidades para incentivo, promoção e adequação do sono e prática de exercício regular pelos estudantes.Item O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental(2019) Vieira, Cristiano Simião; Souza, Daniela Maria Bastos de; Jimenes, George Chaves; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/3956430381020013O objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica.Item Relações de gênero na identidade docente: um estudo a partir de professoras e professores de educação física(2019-01-18) Silva, Beatriz Moura da; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/2445258591614943Foi com a crise de identidade da Educação Física nos anos de 1980 que estudiosos(as) da área promoveram mudanças na perspectiva sobre a qual este componente curricular se apresentava na escola. A considerar que as pesquisas no campo da Educação Física, tanto como prática social e como prática pedagógica, estão cada vez mais conectadas aos estudos da interseccionalidade e dos estudos de epistemologia feminista, este campo de investigação tem contribuído para a atribuição de sentido e significado aos conhecimentos da cultura corporal e seus possíveis diálogos com a escola. Logo, enquanto objetivo geral, esta pesquisa se propõe a analisar as relações de gênero na identidade docente de professores e professoras de Educação Física. Metodologicamente, este estudo analisou o tema à luz do método qualitativo, a partir da aplicação de um questionário com professores(as) formados(as) no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Partes dos dados estão sistematizadas em forma de gráficos, mas também são apresentadas transcrições dos questionários. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma hegemonia masculina na Educação Física; que existem determinadas influências do gênero do(a) docente em sua relação com o(a) estudante; a predominância de conteúdos da Educação Física e os vínculos desses com a questão de gênero. Portanto, defende-se a necessidade de dar visibilidade às questões de gênero dentro da escola e na formação de professoras e professores; a constante interferência docente nos casos envolvendo discriminação de gênero, pois esta pode mudar a conduta dos alunos e alunas; dentro das possibilidades da Educação Física escolar para defesa da equidade se tem o conceito elaborado por Daniela Auad de coeducação, isto porque, aqui, é defendido um respeito à diversidade dentro das relações humanas. Além disso, esta pesquisa não tem outro posicionamento senão o contrário a qualquer política ou ação social que venha a desconsiderar a necessidade em trabalhar sistematicamente e pedagogicamente os marcadores sociais como gênero, raça, sexualidade, capacidades física e intelectuais, religiosidades dentro da escola.Item A história do futebol pernambucano e possíveis diálogos com a educação física escolar(2019-01-18) Silva, André Felipe Rodrigues da; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/8591436518208684A monografia em pauta trata da problematização de elementos históricos sobre o futebol pernambucano e a forma como esses conhecimentos podem estar na escola, através das aulas de Educação Física. Para a realização desta pesquisa, estudamos livros que abordam a história do futebol em uma perspectiva mundial até chegarmos a elementos mais específicos de Pernambuco analisando personagens, curiosidades descritas na literatura e eventos que criaram memória para esta prática social no estado citado. Logo, a metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, principalmente com obras como: história do futebol em Pernambuco, de Givanildo Alves(1978), Charles Miller, o pai do futebol brasileiro, de John Mills(2005), A verdadeira história do futebol brasileiro, de Loris Beane Cunha(1993), o livro Visão de Jogo: primórdios do futebol no Brasil de José Moraes dos Santos Neto(2002), Bola no Pé; A incrível história do futebol, de Luisa Massarani e Marcos Abrucio(2004). Após o estudo destes autores, fizemos um ensaio de textos didáticos para servir de inspiração nas aulas de Educação Física escolar. Concluímos que muito do que a literatura apresenta sobre o futebol pode ser traduzida para o cotidiano escolar atribuindo ainda mais sentido a este esporte tão popular. O futebol, por dentro do esporte como conhecimento curricular da Educação Física, deve ser mais uma forma de entender as conexões entre o que a humanidade produziu sobre a cultura corporal e como podemos trilhar novos caminhos.Item Se essa rua fosse minha: o resgate dos jogos populares através da educação física escolar(2019-02-06) Lima, Maria Claudia Virgínia de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/2197657366665979Na sociedade contemporânea, os espaços para os jogos e brincadeiras se tornam cada vez mais escassos: Violência, trânsito, construção de prédios. Aspectos que tiram as crianças de ruas e praças, o antigo palco para essas vivências populares. Em paralelo a tecnologia segue avançando e o consumo de computadores, celulares e tablets crescendo. Nessa perspectiva, o presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, discutir e analisar o espaço que os jogos populares estão ocupando na atualidade, assim sendo esse trabalho tem como objetivos historicizar sobre os jogos populares e sua importância cultural, elencar possíveis causas do distanciamento dos jogos de rua da vida das crianças e Identificar o que diz a literatura acerca da vivência dos jogos populares na Educação Física.Item Uma proposta para integrar o ensino da física com educação física no Ensino Médio(2019-02-06) Torreiro, Fernando Lima; Souza, Paulo Fernando Lima de; http://lattes.cnpq.br/8396509125991809; http://lattes.cnpq.br/6091620945830742Os PCNEM propõem a articulação dos conteúdos curriculares abordados nas diversas disciplinas. Portanto, a integração entre a Física e a Educação Física através da construção de práticas de ensino envolvendo essas duas disciplinas pode contribuir para um maior interesse dos estudantes tanto na aprendizagem da Física como também no melhor desempenho nas atividades físicas e desportivas. Para realizar a conexão dos saberes entre as duas áreas é necessário unificar as competências e habilidades necessárias tanto para realização de práticas de exercícios e desportivas quanto para compreensão das ideias básicas da Física. A nossa pesquisa será realizada dentro de uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver descritores de competência, como proposta interdisciplinar para integrar o ensino da Física com a Educação Física para o ensino médio. A metodologia empregada nesta pesquisa foi bibliográfica e documental. A pesquisa documental foi precedida de uma pesquisa bibliográfica para construção e planejamento da pesquisa. Em nossa pesquisa bibliográfica as principais referências foram fontes como artigos científicos que tratavam sobre Educação Física, Física, interdisciplinaridade e prática desportiva; também foram importantes a análise de documentos como os parâmetros curriculares de educação nacional e estadual de pernambuco (PCN e PCPE). Esta monografia teve os seguintes objetivos de pesquisa: (1) investigar se o ensino da Física está presente nos cursos de graduação em Educação Física nas universidades brasileiras; (2) propor descritores de competências que permita ao professor do ensino médio unificar o ensino de Física e Educação Física.
