Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física(2019-02-07) Santos, Mayara Sales dos; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3759036271888481O brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.
