Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atletismo como conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2024-10-03) Silva, Jefferson Bernardo da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5927737731170698
    O atletismo representa uma das formas mais antigas de expressão e competição humana, desempenhando um papel fundamental na história e na cultura de diversas sociedades ao redor do mundo. Este esporte, que engloba uma variedade de fundamentos, não se restringe apenas a uma atividade física competitiva, e pode ser considerado uma alternativa pedagógica aos esportes convencionais padronizados na escola. O estudo em questão tem como objetivo analisar a introdução do conteúdo atletismo no ambiente escolar e como o mesmo pode contribuir para uma formação mais completa dos estudantes. Assim, partindo da relevância do esporte enquanto conteúdo sistematizado como ferramenta educacional, busca-se analisar as alternativas pedagógicas para que este conteúdo possa ser ensinado, a partir de seus aspectos históricos, culturais e sociais dispostos na literatura, assim como seus benefícios associados à prática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Além disso, a pesquisa em questão analisou sete trabalhos em diferentes contextos relacionados ao atletismo escolar a partir do acervo disposto na plataforma Periódicos CAPES. Após uma análise detalhada de dados e artigos foi constatado que o atletismo enquanto conteúdo escolar possui dificuldades recorrentes no processo de ensino e aprendizagem, mas que ainda assim deve ser trabalhado nas escolas e continua sendo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos estudantes tendo em vista suas possibilidades didático pedagógicas citadas em todos trabalhos analisados. Por fim, chegamos a conclusão que os estudos revisados apontam que, quando bem aplicado, o atletismo contribui para a formação integral do estudante, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos e sociais.