Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação física escolar e dança: um estudo sobre os trabalhos publicados no CONBRACE
    (2023-05-03) Souza, Estefane Ryana Fernandes; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191
    A dança é um conhecimento que transita na escola de forma espontânea, mas também de forma sistemática por dentro de componentes curriculares como a Educação Física. Os desafios para abordar a dança por dentro de uma proposta curricular são inúmeros. Diante disso, o que tem sido estudado e publicado sobre dança e escola nos eventos acadêmico-científicos da Educação Física? Esta monografia faz uma revisão de literatura de textos publicados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), sobre a dança na Educação Física Escolar, no período de 2017 a 2021, analisando as problematizações que acompanham o ensino e a aprendizagem da dança na escola. Os resultados mostram que regiões diferentes do país se interessam de forma diferente por esse conhecimento, desde as modalidades de dança abordadas até as problematizações e tematizações realizadas a partir dessa expressão cultural. Os estudos analisados também demonstram a sensibilidade do assunto em situações adversas, a exemplo da pandemia, e os desafios pedagógicos que cercam a dança na escola. Concluímos, dentre outras questões, o quanto a dança é necessária para ampliar uma perspectiva de educação integral e para a quebra de preconceitos culturais na escola e dentro da sociedade brasileira.