Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Coeducação também dança: reflexões para a Educação física escolar
    (2018) Vasconcelos, Rayssa Hellena Almeida de; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/5183275366156518
    Esta pesquisa busca analisar as possibilidades de se trabalhar a dança/educação a partir de princípios coeducativos, enxergando a dança como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar, forma de expressão, arte, ciência, psicomotricidade e cultura corporal. Através de uma pesquisa bibliográfica pudemos desvendar os detalhes da teoria coeducativa estudada por Daniela Auad (2003; 2003b; 2004; 2004b; 2005; 2006; 2010; 2015; 2016) e a metodologia da dança educativa, desenvolvida por diversas autoras(es) como Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2010; 2011) e Nanni (1998; 2002), encontrando aproximações e distanciamentos que mostraram possibilidades de união. Por fim, damos conta do relato de experiência dos projetos de extensão sediados na Universidade Federal Rural de Pernambuco, durante 2015 e 2016, onde a dança e as relações de gênero trabalharam em um só ritmo propositivo, o da dança/coeducativa.